Dirigir uma Ferrari

Maranello: entre Ferraris e gastronomia

Eu já conhecia a região da Emilia Romanha, mas Maranello e Modena ainda faltavam na minha lista. Aproveitamos (eu e minha família) do convite de amigos que moram em Maranello para passar 2 dias na cidade e conhecer a redondeza.

Nosso amigo é nada mais e nada menos do que o designer da Ferrari! Pois é, ele desenha os modelitos que você vê por ai nas revistas, na televisão e pelo mundo. Ele nos explicou que o estilista faz a criação do modelo, depois passa para suas mãos, que vai ter a responsabilidade de projetar com seu designer. Eu nem sabia que tinha a parte do estilista. Vivendo e aprendendo.

A cidade de Maranello é pequena, tem apenas 17.000 habitantes. Desde 1943, é a sede da fábrica da Ferrari, fundada por Enzo Ferrari. É impressionante como uma empresa pode gerar tantos empregos ao ponto de manter uma inteira cidade.

Loja da Ferrari em Maranello

Loja da Ferrari

Maranello encontra-se no norte da Itália, a 19 km de Modena, a 49,7 km de Bolonha, a 190 km de Milão, a 196 km de Veneza e a 139 km de Florença. Está situada nas primeiras colinas do Apenino Emiliano.

Modelo de uma Ferrari

Modelo de carro de competição de 1954

Como chegar em Maranello

Se você está se matando para descobrir como chegar em Maranello de trem e não consegue encontrar uma solução, vou lhe desvendar o segredo. Não chega trem em Maranello. Para chegar de trem, é necessário descer em Modena, para quem já comprou os bilhetes online para visitar o museu, pode usufruir do serviço de transfer com a van vermelha da Ferrari que parte da estação de trem diretamente para o museu de Modena e Maranello. Eu aconselho a comprar o ingresso para visitar o museu da Ferrari em Modena e em Maranello, assim, depois que você visitar aquele de Modena, a van da empresa vai te levar diretamente naquele de Maranello, pagando ida e volta 12 euros. Caso queira visitar apenas o museu de Maranello, pode pegar o transfer na estação de trem em Modena.

Museu da Ferrari

Euzinha na frente do Museu da Ferrari em Maranello

Apesar de Modena também abrigar um museu, a cidade da Ferrari é mesmo Maranello, pois é aqui que está sua fábrica e sede.

“Caso tenha o sonho de dirigir uma Ferrari, veja a página para conhecer os ótimos preços que keviagem reservou para você: Dirigir uma Ferrari em Maranello.”

O ingresso do Museu da Ferrari de Maranello custa 15 euros. O horário de abertura é das 9h30 às 19h de 1 maio a 30 setembro, e das 9h30 às 18h de 1 outubro a 30 abril.

Museu da Ferrari em Maranello

Partes internas dos carros da Formula 1

Turistas e torcedores do mundo inteiro passam por aqui durante o ano inteiro para conhecer de perto modelos das competições, além dos carros que são vendidos no mercado, desde aqueles antigos aos mais modernos.

Museu da Ferrari

Simulador de direção

Dentro do museu da Ferrari de Maranello, encontra-se um bar, uma loja onde vendem roupas da marca e uma sala onde é possível fazer simulação de direção, é só ficar na fila (só tinha homens na fila) e pagar 25 euros por apenas 10 minutos de ilusão, que os homens adoram.

Agora, se você quiser experimentar a verdadeira emoção de dirigir uma Ferrari ou uma Lamborghini, bem pertinho do museu tem algumas empresas que oferecem tours nessas maravilhas! 

Dirigir uma Ferrari

Dirigir uma Ferrari

E claro que não podia faltar a parte gastronômica, estamos em uma das regiões mais famosas da gastronomia italiana, Emilia Romanha. Veja só os pratos típicos da região e fique de água na boca: Tortellini, Lasanha a Bolonhesa, Cappelletti, Molho a Bolonhesa, Queijo Parmesão, Aceto Balsamico (Vinagre Balsâmico), Presunto de Parma, Nhocco frito, Tigella, salames e frios em geral.

Da para resisitir? Nós não resistimos, e fomos jantar num lugar muito gostoso no meio do bosque que Paolo nos levou junto com sua família.

Nicky com Paolo Zerbini. Se você visitar o museu da Ferrari de Maranello nesse período, vai ver a foto de Paolo na parede.

Nicky e Paolo Zerbini

Nicky e Paolo Zerbini

Maranello

Restaurante La Fattoria del Parco

Nossos pratos eram bem apetitosos. O vinho da região é o Lambrusco, mas com todo respeito por ele, não é o tipo de vinho que gosto. Não conseguimos comer a sobremesa, estávamos muito satisfeitos.

gatronomia italiana

Tortelloni de ricota

gastronomia italiana

Gramigna (tipo de pasta) com linguiça

Você conhece nhocco frito? Esta foto abaixo não é de um pastel, mas de um nhocco frito. Come-se acompanhado com frios, principalmente salames. Delicioso!!!

gastronomia italiana

Nhocco frito

No dia seguinte, voltamos de novo para pertinho do museu da Ferrari e fomos visitar um “acetaio”, lugar onde se prepara e se faz degustação do Aceto Balsamico (Vinagre Balsâmico). Eu achei que na minha vida, já tinha experimentado um bom aceto balsamico, mas quando coloquei este aqui na boca, entendi que não, era simplesmente fantástico!

Vinagre Balsâmico

Demonstração de Vinagre Balsâmico

Imagina que para chegar a uma qualidade assim doc, tem que passar por vários barris de madeira com sabores diferentes (é o tipo de madeira que vai dando o sabor), e tudo dura de 6 a 7 anos, mas pode ficar por mais tempo, dando um sabor ainda mais especial. O vinagre balsâmico é obtido com a redução do suco de uva, através de seu cozimento. Ele é feito com o suco de uvas brancas “trebbiano”.

Barris de Vinagre Balsâmico

Barris de Vinagre Balsâmico

O resultado é uma substância cremosa, não se trata de um vinagre comum, o gosto é bem diferente.

Vinagre Balsâmico

O sabor é muito delicado, é meio agridoce, quase um mel, mas não totalmente doce. Este aceto balsamico doc, é também chamado de ouro preto, porque uma garrafinha de cerca 100ml, custa 50 euros. Chefs do mundo inteiro apreciam este vinagre.

Neste acetaio que visitamos, era produzido também o licor da região, Nocino, feito com nozes. Passa pelo mesmo processo dos barris, bom demais!

Nocino - Licor de Nozes

Nocino – Licor de Nozes

[caixa title=”Saiba mais”]

Modena
Descubra cidades medievais na Emiglia Romagna
Viagem pela Sicilia de carro
Onde comer bem em Roma

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    É uma pena que a cidade não tem acesso fácil e o museu da ferrari não é tão grande quanto deveria ser.

    Vale a pena para quem está de carro ou para quem é muito aficcionado pela marca.

    24 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Bom depende de cada um gosto de curtir a região e não ficar com correria.

    Não gostei dos hotéis e achei pobre de ofertas.

    Transfer geralmente são bem caros, aí é melhor alugar um carro.

    Abcs,

    24 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Valeu Damares, vou dar uma olhada novamente no museu já que ampliaram espero que tenha melhorado e muito.

    Como vou estar em milão não tenho muito a perder indo até lá.

    Em milão me sinto andando como na av. brig luís antonio e av. paulista principalmente na corso de buenos aires.

    Em roma me sinto como se estivesse na av.são joão perto da av.angélica depois tem uma parte que lembra a praça da sé.

    Para quem vive em São Paulo não irá estranhar muito as ruas de milão e roma.

    Abcs e auguri pelo ótimo blog.

    24 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    O lambrusco é o meu favorito Damares achei a região do meu vinho. rs

    Abcs.

    24 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Interessante Damares, pois este vino foi feito para mim não bebo niente só lambrusco. rs

    Sei que a preferência da maioria das pessoas é pelo tipo Cabernet Sauvignon, mas este per mi não desce nem pau rs me dá uma secura na boca.

    Abcs.

    25 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    O museu foi ampliado e tambèm a loja do Museu e tem hotel thermas proximo que se Chama Thermas de Salvarola e uma pessoa pode bem vir e conhecer o museo, visitar lojas e tambèm sobretudo conhecer enogastronomia. Confia pois eu moro aqui e sei que vale a pena voltar.

    26 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares você tem idéia de quanto tempo leva uma visita ao museo i casa do enzo. Por que vi tb o tour pela pista.

    Será se em 3 horas dá para ver tudo ou é pouco tempo ?

    Abcs.

    11 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, tudo bem? Parabéns pelas dicas. Irei com meu esposo pra Itália em março e gostaria de dicas suas. Seguinte, sairemos de Florença pra Roma e queremos passar por Maranello, mas teremos as nossas bagagens. Você pode me tirar umas dúvidas?
    Há guarda volume na estação de trem de Modena? Leva quanto tempo de Modena ao museu da Ferrari? Você aconselha eu comprar logo os bilhetes de trem Florença x Modena x Roma? Da pra programar programar certinho sem medo de ultrapassar o horário? Quanto tempo de taxi da estação de trem ao museu? Obrigada querida desde já! Bjão

    14 de janeiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Obrigada Danares! Decidimos alugar um carro pela sixt. Queremos associar Maranello e Pisa (mais pra visitar a torre mesmo). Dessa forma, voltaremos pra Florença. Em março, mais precisamente na quinzena, escurece cedo? Como são as tardes neste mês? Faz muito frio? O que você aconselha, ir a maranello primeiro e na volta passar por Pisa? Obrigada querida!

        16 de janeiro de 2014
          • Damares Lombardo

            Obrigada querida! Você me ajudou muito! Contagem regressiva p/ viagem…rs. Bjosss

            17 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Bom dia, Damares
    Adorei o blog , estou indo com meu marido para Itália em Agosto pela 1º Vez, vamos fazer Milao, Veneza, Florenca e Roma. Mas o tempo e curto e so poderei passar 02 noites em casa lugar , e quero muito levar ele para conhecer o museo da Ferrari. A Duvida e melhor alugar um carro na saída de Milao para poder passar no Museo e seguir para Florenca, ou seria melhor fazer de trem, o que tenho duvida e se fizer de trem como faço com as bagagens .

    Grata
    Marcia

    8 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    olá Damares,parabens pelo blog ,muito útil
    estamos indo pra veneza e teremos um dia livre provalvelmente 24 de junho e queremos visitar o museu em Maranello,nossas duvidas são:1)vale muito a pena ir aos dois museus ou só o de Maranello já basta?
    2) se escolhermos apenas esse museu ,podemos pegar o transfer só para ele ou vamos passar pelos dois de qualquer forma?
    3)para ter direito ao tranfer temos que comprar o ingresso do museu on line ou podemos comprar ao chegarmos na estação de modena?
    desde já agradecemos .

    26 de abril de 2014
      • Damares Lombardo

        muito obrigado Damares
        talvez alugue um carro em Mestre pois to achando mais interessante passear por um dia doque ficar no trem mestre-veneza-bolonha-modena até chegar em Maranello e depois tudo de volta .
        voce tem uma opinião quanto a isso ,carro ou trem?,não temos ideia das estradas e dos pedágios .
        valeu e desde já agradecemos sua boa vontade.
        fernando

        27 de abril de 2014
          • Damares Lombardo

            muito obrigado.ajudou muito

            2 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Estou indo de Florença para Modena de trem e depois de modena para maranello de onibus pois meu hotel é lá. Pelo que pesquisei nos sites, tem onibus para Maranello de hora em hora. Vou chegar a noite só para dormir visitando a fabrica só no dia seguinte.Você saberia me informar até que horas vai o último onibus de Modena para Maranello?Ou algum site de empresa de onibus que eu possa pesquisar?
    Obrigada mais uma vez, vc tem me ajudado muito.

    2 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares
    Já esta programado e com reserva de Hotel em Bolonha, chego em 21/11/14 quero ir para Imola local da morte do Airton Sena, tem onibus ou de trem o que devo fazer.
    Dia 22 para Parma, o que tem de bom
    Dia 23 para Modena nos dois museus
    Dia 24 fico em Bolonha me de algumas dicas o que visitar, obrigado

    26 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Vamos sair de Florença para Maranello e de Maranello para Roma o que você sugere ? Trem ou alugo carro ?
    Obrigado

    7 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, achei ótima a descrição do passeio. Para um amante da Ferrari é bom encontrar materiais como este na internet.
    Você lembra o nome do acetaio que você foi? e para fazer esse passeio como vc descreveu seria necessário pelo menos um dia e meio em Maranello?
    Estarei partindo de Florença.

    12 de janeiro de 2016
      • Damares Lombardo

        Se puder passar o nome eu agradeço!
        Abs

        13 de janeiro de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares, obrigada pelas informações muito úteis. Pode me ajudar com uma dúvida?
    Pretendo chegar 14h em Modena numa quarta e tenho agendado na quinta um test drive em Maranello. Pretendo ir aos dois museus tb.
    Onde é melhor me hospedar? Maranello ou Modena? Vou embora na sexta de Modena.
    Lindona!! Parabéns! Saúde, felicidade e muito amor!! 😘😘

    6 de julho de 2016
      • Damares Lombardo

        Obrigada!

        18 de julho de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares, saberia me dizerse é possível conhecer o museu na parte da manhã e a tarde ir para o autodromo?
    Vou ter apenas um dia para fazer esses paseios e gostaria de saber se é possível ou devo priorizar apenas um.

    obrigada!

    29 de setembro de 2016

Deixe Um Comentário