Em Milão tem trufas frescas

Descobri que em Milão tem trufas frescas! É incrível como as vezes temos determinadas coisas na ponta do nariz e não enchergamos. Já passei em frente dessa loja trocentas vezes e nunca olhei pra ela e, foi assim, meio por acaso, que virando o rosto vi a escrita Funghi e Tartufi (cogumelos e trufas), entrei imediatamente.

A loja La Fungheria, nasceu em 1983 com cultivação, colheita, processamento e comercialização de cogumelos champion e porcini (funghi porcini) e trufas. Tudo aquilo que é vendido aqui nessa loja, é feito em maneira ratesanal, ou seja, manualmente, em pequenas quantidades e distribuídos em poucos estabelecimentos.

trufas frescas

Loja de trufas frescas em Milão

Isso pra mim tem uma grande importância, primeiro porque são produtos alimentares sem todo aquele monte de conservante e colorante, além de outros ingredientes que alteram o sabor do alimento, segundo porque o gosto é completamente diferente daquele industrial, muito mais gostoso, com sabor definido daquilo que estou comendo.
A Fungheria realiza manualmente a classificação do produto, a seleção, o controle de qualidade, as fases de embalagem e a comercialização.

cogumelos secos

Cogumelos secos

O primeiro laboratório de produção nasceu em Milão, em seguida a empresa se expandiu com outros localizados em diferentes regiões italianas, para estar presente diretamente no local da colheita.

Aqui você vai encontrar as trufas frescas mais caras do mundo, aquelas de Alba, na região do Piemonte. São consideradas as melhores, por isso custam caríssimo. No dia que passei na loja para fazer as fotos presentes aqui no blog, a cotação da trufa branca (é cotado no mercado igual ao ouro) estava por € 2,40 a grama. Agora, se para cada pessoa a quantidade recomendada é de 8 gramas, significa que você iria gastar € 19,20 somente para preparar seu prato! A trufa preta custa mais barato e chega da Toscana. As trufas chegam nas duas lojas da empresa em Milão, são colocadas numa folha de papel branca, depois envolvida num pano de algodão e por fim dentro de um recipiente de plástico, que vai fechado para geladeira com uma temperatura baixa, entre 1° e -1°.

trufas na Itália

Trufas na Itália

As trufas frescas se conservam na geladeira no máximo uma semana, depois disso, precisa jogar fora, porque praticamente não tem mais aquele sabor intenso predominante do produto e fica muito mole.

Cogumelo porcini em pó e óleo extra virgen com trufa spray

Cogumelo porcini em pó e óleo extra virgen com trufa spray

Se você quiser levar a trufa fresca para o Brasil, vai precisar comprar uma bolsinha térmica, colocar gelo seco e pedir para a aeromoça deixar na geladeira da cozinha do avião. Não é recomendado coloca-la na mala, porque pode correr o risco de pegar uma temperatura muito baixa no porão do avião.

E quais são os períodos das trufas frescas?

Trufas brancas de Alba: de setembro até final de janeiro
Trufas pretas de Norcia: de novembro até março
Trufas Bianchetto: de fevereiro até março
Trufas pretas estivo: de março até dezembro
A sua quotação é diária, precisa solicitar diretamente mandando um email para empresa: lafungheria@tin.it

Sal com trufa e conservas de cogumelo porcini

Sal com trufa e conservas de cogumelo porcini

O nome trufa em italiano é tartufo.

Você vai encontrar vários produtos a base de trufas na loja, deixo aqui alguns deles:

Vaso di Tartufo nero o bianco interi in salamoia
Vaso de trufas pretas ou trufas brancas inteiras em salmoura: são trufas cortadas em fatias finas com algumas gotas do óleo extra virgen com trufas da própria empresa. Pode ser usado para colocar nos sanduíches, torradas e peixe.
Burro di tartufo bianchetto
Manteiga de trufas bianchetto: feito com manteiga de primeira qualidade e trufas moídas e misturadas.
A manteiga já está pronta para ser usada diretamente sem cozinhar na pasta, arroz, carne, frios, ovos e torradas
Salsa rustica
Molho rustico: contém azeitonas verdes, amêndoas e trufa. O molho rústico já está pronto para ser usado diretamente em risotos, massas, carnes, queijos, ovos e torradas.
Salsa tartufata
Molho de trufa: contém comgumelo champion, azeitonas pretas, trufa estivo, óleo extra virgen, sal e ervas aromáticas. Pronta para ser usada nos mesmos pratos da Salsa rustica.

Na verdade, a loja oferece uma infinidade de produtos iper gostosos, desde pasta feita com barolo ou nero di seppia (tinta preta da lula), até cogumelos e pimentão recheado com atum e alcaparras em conserva.

trufas frescas

Pasta feita com tinta de lula e com barolo, creme de cogumelo porcini e trufa, conserva de berinjela, de tomatinhos e pimentões pequenos recheados com atum e alcaparras

Em Milão há duas lojas, aquela que eu fui está situada pertinho da estação do metrô Loreto (M1), na Viale Abbruzzi 93. A outra está localizada na Via Marghera 14, bem próximo a estação do metrô Wagner (M1)
Site: lafungheria.com

Interno da loja de trufas frescas em Milão

Interno da loja de trufas frescas

P.S. Este não é um post de publicidade a pagamento, mas sim uma das minhas várias escolhas de livre e espontânea vontade para presentear você que segue o blog, e que gostaria de saber onde comprar trufas frescas na cidade de Milão.

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Excelentes dicas.

    10 de abril de 2014
    • Damares Lombardo

      Ok.

      10 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Era exatamente a informação que eu procurava: onde comprar tartufo na Itália. Obrigada.

    30 de janeiro de 2019

Deixe Um Comentário