Monza: a cidade italiana da Formula 1
Monza é com certeza um nome conhecido, mas somente por causa da Formula 1, a corrida de carros que acontece ao interno do parque da cidade a cada ano. É incrível como uma cidade pode ser tão famosa internacionalmente apenas por um determinado evento mas que na realidade poucos a conhece.
Monza é rica, organizada, com belas mansões e um pequeno mas interessante centro histórico. Encontra-se a poucos quilômetros de Milão (15km), é bem ligada com trem que sai da Stazione Centrale, Lambrate e Porta Garibaldi. A estação ferroviária de Monza, encontra-se a poucos passos do centro histórico, podendo ir a pé tranquilamente. Eu moro perto de Monza, vira e mexe vou bater perna em suas vielas. Ela é a cidade principal da região da Brianza, zona muito cheia de verde e cidadezinhas muito graciosas.
Você vai encontrar lojas, bares, restaurantes, numerosos edifícios medievais e a catedral de Duomo.
A catedral de Monza é muito bonita, vale absolutamente uma visita. Sua primeira construção foi no século VI, no período longobardo por desejo da princesa bavarese Teodolinda, a qual escolheu a cidade para passar suas férias de verão. A igreja foi destruída, e, em 1300, começou uma nova construção em estilo gótico. Dentro da catedral, encontra-se uma jóia muito valiosa e famosa, a “Corona Ferrea” (Coroa Ferrea), a coroa que passou por cabeças de imperadores e reis da Itália, inclusive de Napoleão Bonaparte.
Alengario – Prefeitura construída no século XIII
Caso deseje um serviço de transfer privado ou passeios em Milão e nos arredores da cidade, visite a página de Serviços em Milão.
O Autódromo de Monza, é um dos mais antigos circuitos automobilisticos e considerado um dos mais bonitos da Formula 1. Você sabia que qualquer pessoa pode dirigir na pista do autódromo? Durante o ano, tem vários dias dedicados ao movimento turístico. Claro que é a pagamento, mas pra quem é apaixonado por esse esportte, 30 minutos na pista de Monza, pode ser um sonho realizado. Me parece que nem é obrigatório o uso do capacete, mas é recomendado. É aberto também para dirigir em moto.
Para obter informações detalhadas sobre quais são os dias dedicados às rotas turísticas, os preços e os regulamentos gerais, visite o site oficial.
Como chegar ao Autódromo de Monza no período da Fórmula 1
Trem: pegar o trem na Stazione Centrale em Milão e descer em Biassono-Lesmo. A poucos passos dessa estação encontra-se o ingresso D. Este trem é em função apenas para o dia da Fórmula 1, domingo.
Ônibus: no centro de Monza, na Corso Milano (perto da estação de trem), pegar o ônibus n° 204 Monza-Vedano. Este ônibus deixa no ingresso A – Porta Vedano. Para chegar no ingresso B, pegar o ônibus n° 221 Monza-Biassono. Para os dias de sexta, sábado e domingo, tem um serviço de ônibus que se chama “Navetta Nera” que parte da estação de trem de Monza (saída Porta Castello) e chega diretamente no autódromo, no ingresso A.
Marisa
/
Damares, e como chegar em Monza quando não for dia de F1.
28 de agosto de 2016Damares Lombardo / Autor
/
Marisa, é só pegar o trem na Stazione Centrale em Milão. A estação de trem em Monza fica a 10 minutos a pé até o centro.
31 de agosto de 2016Abs
Damares
Rita Basilio
/
Bom dia.
3 de setembro de 2017Parabéns pelo site.
Qualquer dúvida não sentirei vergonha em perguntar.
Grata,
RITA
Damares Lombardo / Autor
/
Seja bem-vinda! Se eu souber responder será um prazer.
10 de setembro de 2017Abs
Damares
Jorge
/
Ola vou estar 1 (um ) dia no aeroporto em Bergamo, o que me aconselha Bergamo ou Monza?
12 de abril de 2018Damares Lombardo / Autor
/
Jorge, Bergamo tem mais história e um centro histórico muito gracioso. Eu optaria por Bergamo.
15 de abril de 2018Abs
Damares
Claudinea Rodrigues
/
Boa tarde. Qual o ônibus posso seguir do aeroporto Linate até o Centro de Monza? obgada.
10 de outubro de 2018Damares Lombardo / Autor
/
Olá Claudinea. Existe um serviço de ônibus que se chama Shuttle que vai ao Aeroporto Orio Al Serio em Bergamo, que para em Monza. Se não aumentou, o bilhete custa 5€.
26 de novembro de 2018Abs
Damares