Palma de Mallorca

Palma é a capital da ilha de Mallorca, faz parte das ilhas Baleares e é a maior de todas, com uma população de cerca 800 mil habitantes. E pasmen,  tem mais de 5000 brasileiros morando nas ilhas Baleares, fora aqueles que não estão regulares. Chegaram na época do booom da Espanha em Palma de Mallorca aproveitando dos salários altos na ilha. Mas agora com a crise a coisa mudou bastante.

                                                                 Um dos edifícios de Gaudí 
Palma

O aeroporto encontra-se em Palma, o qual me deixou de boca aberta:  grande, moderno, limpo e organizado. Por se tratar de um aeroporto de uma ilha, achei o máximo.  Palma tem 400 mil habitantes, é grandinha e tem tudo, todas as lojas de marcas e populares que tem em Milão, restaurantes, museus, cinemas, teatros e muito barzinho.

Palma
Palma de Mallorca

Tronco de uma oliveira no centro de Palma
Palma de Mallorca    Palma de Mallorca

Mallorca tem várias cidades, algumas diretamente na praia e outras na serra, porque o lugar tem também uma linda parte de montanha. Algumas cidades estão bem longe da capital, nós chegamos a fazer 2 horas de carro para chegar em uma delas. Conhecemos apenas um terço da ilha, porque além de estar cheia (julho e agosto tem muita gente em lugares de praia na Europa), alugamos um carro só por 4 dias, porque nessa época de alta estação, os preços sobem muito.

Catedral La Seu
Ilhas Baleares

O que foi uma pena, porque tinha uns lugarzinhos escondidos que adoramos descobrir que precisava chegar de carro até um certo ponto e depois caminhar por uns 4 km. Mas rodamos bastante de ônibus e a pé, o serviço de transporte é impecável, têm meios de transportes pra tudo quanto é canto e chegam no horário certo, super pontuais.  Tem também rodoviária e estação de trem, estão situadas no mesmo terminal, de onde partem ônibus e trens para as outras cidades. As ilhas Baleares encontram-se muito perto do continente, 200 km de Barcelona, e em apenas uma hora e vinte minutos, chega-se em Milão.

Eu, antes do bronze
Palma de Mallorca

Porto
Ilhas Baleares

Os bilhetes urbanos custam 1,50 euro, e aqueles para outras cidades, depende da distância, mas pelo o que paguei, acho que vai de 3,00 a uns 6,00 euros. A Plaza de Espanha, é o centro neuvrálgico de Palma, de lá partem os ônibus, além de estar situado o centro de informação ao turista.

Plaza de Espanha
Palma

Da Plaza de Espanha, parte o antigo bondinho que atravessa a serra de Tramuntana e vai para Soller, o visual é de arrasar.

Bondinho
Ilhas Baleares

A ilha não é cara mas também não é baratinha. Por exemplo, um chopp pequeno custava 1,60 euro, isso é baratíssimo, mas como em todo lugar turístico precisa ficar esperto para não  cair em pegadinhas para turistas. As cidades são limpas e muito bem organizadas, encontramos chuveiros, banheiros públicos e limpos em todas as praias que fomos, até mesmo em algumas afastadas dos centros urbanos.

Praia de Palma
praias na Espanha

Palma
Ilhas Baleares

A Espanha está muito adiante em relação ao turismo, é a terceira cidade que visito em 2 anos nesse país e, em todas, encontrei  situações de lugares comuns, turísticos e históricos restruturados e em bom funcionamento com ótimo serviço ao turista.

A ilha é cheia de alemães, muitos vão morar lá quando entram em pensão, a cidade e praia de Peguera é a região deles. Tem também muitos ingleses e ficam concentrados na praia de Magaluf, pra quem gosta de muita agitação e badalação, essa é uma boa opção.

Meu marido não resistiu a tentação e foi fazer uma trilha de mountain bike na ilha de Mallorca na serra. Saiu todo feliz e voltou todo quebrado, sujo e com um joelho ralado, que nem muleque quando brinca a tarde inteira na rua e volta pra casa parecendo que chegou da guerra. Ele está acostumado a fazer umas trilhas bem fáceis em colinas aqui perto de Milão, e achou que já tinha virado um atleta. Mas disse que mesmo assim valeu a pena, que o instrutor era fantástico, e o panorama que ele pegou valeu a pena.  Deixo aqui o site “tramuntbike.com” para quem estiver interessado  em  se aventurar a fazer um percurso em mountain bike. Mas dou uma dica, quando o instrutor perguntar seu nível, se você não for rato de montanha em mountain bike, não diga aquilo que disse meu marido “medio”, mas diga principiante…

Nicky em mountain bike                                                    Antonio, o instrutor
  Mountain bike na Ilha de Mallorca    Mountain bike na Ilha de Mallorca

 Mountain bike na Ilha de Mallorca

Mountain bike na Ilha de Mallorca

Visual que o Nicky pegou fazendo a trilha
Ilhas Baleares

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Toni

    Niki a pleasure to ride with you. See you soon.

    24 de agosto de 2012
    • Nicky Lombardo

      Ciao Antonio,

      I am still thinking of this beautiful ride we had. Looking forward for another ride soon.

      25 de agosto de 2012
  • suellen

    Olá. É possível chegar às melhores praias da Ilha(aquelas de águas cristalinas) de ônibus?

    15 de maio de 2015
  • Cristina

    Estarei em Palma na segunda semana de Novembro. O que vestir; o que fazer? Estaremos comemorando o aniversario de 40 anos do meu marido.

    29 de outubro de 2017
      • Cristina

        Muito obrigada O seu blog e’ muito util

        30 de outubro de 2017

Deixe Um Comentário