Passeio panorâmico no Lago de Lugano

Lago de Lugano

Lago de Lugano

O Lago de Lugano detém o recorde como meta de passeio mais fascinante da Suíça. Talvez seja por seu charme Mediterrâneo em combinação harmoniosa da água e montanhas deslumbrantes que atrai milhares de turistas a cada ano.

Lago de Lugano

O percurso às margens do Lago de Lugano é esplêndido, com plantas, jardins, fontes e palmas. E todo esse panorama com sugestivas montanhas cobertas de neve no fundo! Nada maus, não é mesmo?

Lago de Lugano

Um bate e volta ao Lago de Lugano a partir de Milão é muito fácil e prático. O trem parte da Stazione Centrale e chega diretamente no centro de Lugano em apenas uma hora.

Cidade de Lugano

Com direito até a pegar sol num Lido, com todo o conforto necessário para passar um dia em total relax!

Lugano
E fazendo uma bela caminhada ao longo do lago, chega-se na estação do funicular que leva ao alto do Monte San Salvatore.

Funicular de Monte San Salvatore

Monte San Salvatore está situado a 912 metros, localizado em uma posição estratégica que permite ter uma excelente vista de todo o Lago de Lugano e dos alpes suiços. De seu cume, a vista é de 360°, num dia límpido, pode-se pegar um esplêndido panorama da bacia do lago.

Passeio panorâmico

Alpes suiços

bate e volta a partir de Milão

Cidade de Lugano
Para chegar ao Monte, pega-se dois funiculares, tendo que trocar para alcançar a parte mais alta; o primeiro ramo tem uma menor inclinação em relação ao segundo, com a característica de ter apenas um funicular por ramo, não existe a duplicação da pista na metade do caminho. Os engenheiros da época preferiram realizar dois ramos separados a fim de superar o problema da variação da inclinação, que está contida no vale, mas perto da estação da montanha chega a 61%.

Passeio panorâmico
Este é o restaurante presente no alto do Monte, onde é possível almoçar, tomar um drink ou jantar no verão.

Monte San Saltore

O funicular não sobe reto, faz umas curvinhas bem emocionantes, mas isso você só vai ver e perceber estando no último vagão quando subir, ou no primeiro quando descer. Passa por umas pontes que da impressão que vai cair, porque não tem proteções aos lados. Eu só fiquei tranquila porque estava na Suiça e sei que por aqui as coisas são feitas em maneira séria, senão, não sei não…

Funicular de Lugano

O Monte também é chamado de ” Pão de Açúcar “, por causa de sua semelhança com o emblema do Rio de Janeiro.

Lago de Lugano

Informações para subir no Monte San Salvatore no Lago de Lugano

O funicular abre de março a novembre desde a parte da manhã até começo da noite com subidas a cada 30 minutos. Nos meses de verão encerra as 23h.

O bilhete é bem carinho, custa € 21,00. Se você tem resistência e preparação física, pode subir a pé, vai demorar umas 2 horas e meia. A outra opção é subir de funicular pagando € 18,00 e descer caminhando.

Gostou do passeio panorâmico no Lago de Lugano? Se fizer o passeio depois passa aqui pra contar como foi sua experiência e se o roteirinho aqui ajudou.

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Sofia

    Damares, amei as suas dicas. Valiosas. Aliás, não só as dicas, amei as fotos também. Encantadoras.
    Uma pergunta: se o funicular abre de março a novembro, como farei o retono à estação do trem, quando eu for em fevereiro? Taxi, ônibus?
    Muitíssimo obrigada.
    Sofia

    7 de janeiro de 2016
  • Gisele

    Olá, Damares! Adorei suas dicas e fiquei super interessada em conhecer o Monte San Salvatore! Pelas fotos parece ser mto lindo!!!! O problema é que vou apenas passar por Lugano. Você sabe mais ou menos quanto tempo é o passeio até o Monte?

    18 de abril de 2016
  • Viviane

    Olá Damares! Estou indo para Milão no dia 25/5/16, e como vou ficar em Milão três dias , pensei em fazer um bate volta até a Suíça ! A cidade que mais vale a pena é Lugano?! Zermatt tb seria uma opção ? Pensei até em chamonix na França?! Estou em dúvida na escolha, tenho a disponibilidade de passar a noite na cidade escolhida! Qua l seria a opção mais viável?e mais agradável ? Obrigada! Viviane

    22 de maio de 2016
  • Bruno Motta

    Ciao, Damares!
    Em dezembro, para ver a neve estou pensando em ir no mesmo dia para Interlaken ou Zurique a partir de Milão e, na volta, dar uma passada em Lugano e conhecer também seu cassino.
    Qual das duas cidades seria mais aconselhável Interlaken ou Zurique?

    15 de julho de 2016
  • Alberto Damasceno

    Ola Damares, primeiramente parabéns pelo Blog, um verdadeiro show, adoramos as informações e fotos.
    Vamos para Luzerna, passando um dia em Lugano, saindo de Milão, nossa dúvida é sobre a moeda suíça, temos que fazer o câmbio em Milão para francos suíços ou eles aceitam euros nesta região.

    Abraço.

    23 de dezembro de 2016
  • Grazielle

    Olá Damares! Saberia me dizer se compensa se hospedar em Lugano para ter uma experiência melhor da cidade, além do bate-volta de Milão?

    19 de janeiro de 2017
  • Fernanda

    Damares, como vai?
    Onde fica a estação do funicular que vai até o Monte San Salvatore?
    Obrigada!!

    5 de abril de 2017
  • Joyce

    Fiz tudo como vc explicou é seu tudo certo obrigada. Vc é show!

    13 de abril de 2017
  • Maria Inês

    Achei muito legal seu post, mas penso que infelizmente não escolhi uma boa época para aproveitarmos suas dicas – eu e meu marido iremos em Dez/Jan próximo. Ficaremos uns dias em Milão, gostaríamos de ver neve e achei que teria algum passeio de trem pelos Alpes ou alguma cidade para bate volta de lá. Você tem alguma dica para o que fazer no inverno aí ? Obrigada !

    7 de junho de 2017
      • Maria Inês

        Muito obrigada ! Seu comentário foi muito útil ! Aproveitando aqui , você tem alguma dica para a noite/dia de Natal e Réveillon em Milão ? Restaurantes, missa no Duomo, etc ?

        14 de junho de 2017
  • Débora Rozin

    Boa noite Damares,
    Suas dicas estão sendo perfeitas! Eu e meu marido estaremos em Milão em novembro antes de embarcar em um Cruzeiro que saira de Genova. Mas vamos até Lugano em uma bate e volta antes. Você saberia me dizer se o trenzinho vermelho permite que a gente entre e saia dele, por exemplo quero pega-lo na Piazza Riforma, descer no Funicolar do Monte San Salvatore, depois fazer a volta. Ou seja, ele faz estas paradas? Novamente muito obrigada as dicas e aguardo a resposta.

    12 de outubro de 2017

Deixe Um Comentário