Positano-Costa Amalfitana

Positano: descubra os segredos para visitar esse paraíso

A cidade de Positano é o tesouro da Costa Amalfitana, encravada na rocha com suas pitorescas casas coloridas, encanta já à primeira vista.

Chega-se à cidade de carro ou com o ônibus da empresa Sita que deixa os passageiros na parte alta.

Se você decidir visitar Positano de ônibus, prepare suas perninhas, porque o ponto de parada fica na parte alta da cidade, depois precisa ir descendo até chegar em seu centro que está na parte mais baixa, praticamente na praia. Você poderá fazer o caminho através da rua principal cheia de curvas, ou descer pelas várias escadas espalhadas por muitas partes do local. Acredito que esta última seja menos cansativa e mais sugestiva, porque você vai encontrar muitos cantinhos encantadores, sobretudo para tirar fotos. O problema maior vai ser na hora de voltar pro ponto de ônibus, porque a subida é braba!

Costa Amalfitana

centro de Positano

A cidade foi fundada no século IX e com muita probalidade ao redor de uma abadia beneditina, sendo ampliada quando ali chegaram os habitantes de Paestum apavorados porque os povos saracenos estavam invadindo a Costa.
Sua forma urbanística foi totalmente transformada em 1268, quando foi saqueada pelos Pisanos assumindo a aparência de uma cidade defensiva com casas construídas na parte alta das rochas com ruelas, fortes e torres de avistamento.

O lugar já passou por poucas e boas, desde destruição por maremotos até ataques de piratas. Sua fase de esplendor iniciou no século XVIII graças à presença do porto que levou à cidade um bom tráfego de mercadorias, mas após a unificação da Itália, em 1861, começou a entrar numa fase de decadência transformando-a em um pobre vilarejo de pesacadores.
A salvação de Positano deve-se à construção da estrada estadual 163 que hoje é conhecida como a estrada da Costa Amalfitana. Foi a partir da abertura dessa estrada que a cidade começou a renascer, porque, até então, as únicas maneiras de alcança-la, era de barco ou caminhando por trilhas nas montanhas.

Positano

A nova estrada ligou cidades importantes como Sorrento e Nápoles e fez com que Positano fosse descoberta pelos turistas. Com a chegada do turismo, muitos edifícios históricos foram transformados em hotéis e outras estruturas foram construídas em posições estratégicas oferecendo aos visitantes vistas surpreendentes, como é o caso do Hotel Le Agavi e Posa Posa.

hotéis em Positano

Hotel Le Agavi

hotéis em Positano

Hotel Posa Posa

Desde o início do século XX, a escolher Positano para passar férias, foram ricos, intelectuais e artistas famosos, tornando o lugar num destino de elite. Apesar do local ainda ser considerado um destino caro, hoje existem estruturas com preços mais abordáveis, mas são sempre altos em relação às outras cidades da Costa Amalfitana.

O que ver em Positano

A partir de Positano você irá avistar as 3 pequenas ilhas Li Galli que são chamadas de Le Sirenuse devido à lenda das sereias feiticeiras que usavam as ilhas como refúgio. Na ilha maior, o bailarino Rudolf Nureyev passou os últimos dias de sua vida.

Positano

Ilhas Li Galli

Na rua que leva ao centro (Via Pasitea), está situada a Grotta di Fornillo (ao lado do Hotel Conca D’Oro), a qual abriga o presépio com a representação do nascimento de Jesus no período de natal. Se trata de uma rocha escavada em maneira natural que é usada para decoração de um presépio.

visitar Positano

Grotta di Fornillo

As ruelas oferecem aos seus visitantes a possibilidade de fazer agradáveis passeios entrando em lojas elegantes ou de souvenirs.

centro de Positano

centro de Positano

Centro de Positano

A igreja principal do lugar se chama Santa Maria Assunta, é famosa por abrigar uma imagem de Nossa Senhora Negra da época Bizantina. Foi construída em 1200 e há um lindo piso original em mosaico. Sua cúpula em majolica verde e amarelo é visível de quase todas as partes da cidade. A igreja está situada a poucos passos da praia Marina Grande, abre das 8h às 12h e das 16h às 20h.

o que ver em Positano

Igreja de Positano

Outra coisa pra ver de interessante, são alguns palácios históricos da cidade: Palazzo Murat (encontra-se na rua principal que vai em direção ao mar); Villa Sersale; Villa Orseola; Villa Stella Romana e outras.

As praias de Positano

Marina Grande e Fornillo são as principais praias de Positano. Marina Grande é a praia que fica no centro de onde partem os barcos que vão para outros destinos. Fornillo encontra-se entre o mar e a rocha e está a cerca de 10 minutos de caminhada da praia Marina Grande. Esta praia é a escolha ideal pertinho do centro para quem gosta de praia mais tranquila.

Marina Grande

Praia Marina Grande

Positano há mais duas praias interessantes, porém encontram-se fora do centro e o acesso não é muito fácil. A praia mais selvagem é Laurito, para chegar até ela, precisa descer uma longa escadaria, mas se prepare para a parte mais cruel, a subida do fatídico retorno. As escadas estão situadas em frente da praça do Hotel San Pietro. A opção melhor para chegar à praia de Laurito, é pegar o barco do restaurante Da Adolfo que parte do pier de Marina Grande a cada 30 minutos, das 10H às 13h, mas precisa almoçar no restaurante e reservar. O lugar é muito frequentado por personagens famosos. Os preços dos pratos não são baixos, mas se você quiser experimentar algo realmente fora dos padrões convencionais, essa praia de Positano é a escolha certa. Além do restaurante oferecer pratos deliciosos como fatias de mussarela estendidas em folhas de limão cozidas na brasa, você vai poder nadar numa gruta de água mineral!

Arienzo é a outra praia em Positano de difícil acesso. Se a escadaria para chegar à Laurito é cruel, aquela para alcançar Arienzo é pior ainda, tanto é que o lugar é conhecido como “trezentos degraus”. Muita gente chega nessa praia de barco, porque a subida de volta no final do dia é marvada! Rs. Sua escadaria está localizada a 800 m daquela de Laurito. Esta é a praia de Positano onde o pôr do sol chega mais tarde devido sua posição.
Para chegar à Arienzo, é só pegar o barco que parte do pier de Marina Grande que deixa diretamente na praia. Do centro de Positano parte ônibus da empresa Flavio Gioia que passa em Laurito e Arienzo. O Sita também passa nos dois vilarejos. As duas empresas de ônibus deixam perto de onde parte a escadaria.

Caso você ainda não saiba, as praias na Itália são a pagamento, mas fica traquilo porque por lei tem que ter sempre um pedacinho livre para as pessoas que não desejam pagar para tomar sol. Na parte privada você poderá usufuir dos serviços oferecidos optando por cadeira ou espreguiçadeira e guarda-sol.

Costa Amalfitana

Apesar da cidade ser muito visitada, ainda preserva um turismo elitizado. Muitas pessoas visitam o lugar apenas como bate e volta a partir de Sorrento ou outras cidades vizinhas, porque os preços dos hotéis em Positano são altos.

Costa Amalfitana

Costa Amalfitana

A cidade é bem organizada, limpa e oferece um ótimo serviço ao turista. Para permanecer com este aspecto, a prefeitura impõe algumas regras ao turista, as quais são escritas em cartazes: é proibido comer nas ruas e nas praças, não pode caminhar de biquini dentro da cidade, é proibido jogar lixo no chão, não é permitido dormir nas ruas ou praças, é proibido gritar ou fazer muito barulho ao ponto de incomodar os outros visitantes, os cachorros devem rodar pela cidade sempre na coleira e seus excrementos devem ser recolhidos e jogados na lixeira.

O Chez Black é um dos mais famosos restaurantes em Positano, está situado de frente pro mar e oferece bons pratos, mas os preços não são baixos.

Costa Amalfitana

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Bom dia
    Gostaria de Saber que dia é a festa da Nossa Senhora padroeira da cidade?
    Obrigada

    20 de junho de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares. Se eu for à Positano com transporte público é fácil me locomover pela cidade? Como saber se um hotel fica bem localizado, ou seja, que não precise caminhar muito para ter acesso às atrações turísticas.

    21 de junho de 2016
      • Damares Lombardo

        Obrigada Damares.

        22 de junho de 2016

Deixe Um Comentário