Os talentos carioca no Salão do Móvel de Milão

No mesmo período do Salão do Móvel de Milão, acontece outro evento de design ligado ao salão super interessante, e com a potencialidade do design brasileiro, essa manifestação colocou artistas cariocas nos bastidores internacionais!

O design brasileiro tem uma força jovem e surpreendente, que pode servir de impulso saudável ao europeu. Resultado de clima úmido, o design brasileiro é uma planta ainda túrgida, que pode gerar uma infinidade de brotos frescos. E o Rio de Janeiro, trouxe esse frescor com trabalhos de artistas fantásticos e inovadores.

Vivendo uma fase de ouro graças ao crescimento econômico do Brasil, o Rio de Janeiro se sedimenta também como sinônimo de produção inovadora. Não à toa a cidade sediará este ano a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Pelo quarto ano consecutivo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o SEBRAE, organizam mais uma edição da Rio+Design em Milão. A mostra conta com cerca 30 designers do Estado do Rio de Janeiro da maior qualidade!

O projeto cenográfico homenageia a natureza do Rio de Janeiro: das montanhas que encontram o mar à maior lagoa urbana do mundo, passando pela rica vegetação e por muitos outros detalhes que caracterizam sua paisagem.

Fuorisalone é o termo usado para definir o conjunto de eventos che durante a semana do Salão do Móvel de Milão, anima toda a cidade. Não é uma feira, mas uma manifestação espontânea em que os expositores decidem participar livremente e espontaneamente criando um evento em vários pontos na cidade. A exposição RIO+DESIGN se encontra numa das regiões mais interessantes do Fuorisalone, em via Tortona, 20 (linha verde do metrô, descer em Porta Genova), das 10h às 20, a partir de hoje 17/04 até dia 22/04/2012.

Eu com Dulce Ângela Procópio (Subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro).  Dulce Ângela Procópio e Cesar Vasquez (Diretor superintendente do  SEBRAE/RJ)

salão do móvel   salão do Móvel de Ilão

Eu com Miriam de Souza Dantas (International Relations SEBRAE/RJ), e Basilio Catrini (Secretáriogeral da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro) com o designer Gilson Martins
Fuorisalone  Fuorisalone

Realização: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro SEBRAE/RJ
Curadoria: Guto Indio da Costa
Coordenação executiva: Marisa Manfredini – Grupo do Rio
Projeto de exposição: Indio da Costa A.U.D.T.
Marca e identidade visual: Crama Design Estratégico
Assessoria de comunicação: Plano 1 (Rio de Janeiro) Paula Acosta (Milão)

Deixo aqui para você algumas obras de artistas que estão expondo na Rio+Designer de Milão essa semana. Infelizmente não pude fotografar todas,  mesmo porque, tinha muita gente e o espaço se tornou pequeno. Mas colocarei de qualquer forma, os nomes de todos que participaram, porque merecem uma homenagem pelo belíssimo trabalho desenvolvido:

JAIR DE SOUZA DESIGN
LANNO
LATTOOG
LÍVIA CANUTO
MARZIO FIORINI
MONICA CARVALHO
ODARA
OM.ART
PUNCH DESIGN
TAMANDUÁ BANDEIRA IDEIAS
VERÔNICA RODRIGUES
ADO AZEVEDO DESIGN
ANTONIO BERNARDO E LUMINI
BOLDº DESIGN
BOSSA BOARDS
CRAMA DESIGN ESTRATÉGICO
DOPPEL
EM2 DESIGN
ESTÚDIO ALCANTARINO
FERNANDO JAEGER
GILSON MARTINS
HOK INOVAÇÃO
INDIO DA COSTA A.U.D.T.

Cadeira Tamanduá – Designer Ado Azevedo: uma cadeira modular dobrável que homenageia a fauna brasileira. Composta de forma a otimizar o corte e o aproveitamento da madeira, a cadeira fechada se mantém em pé, equilibrada, e se reconfigura numa escultura-tamanduá, o que modifica o ambiente, flexibiliza o uso, além de facilitar o transporte. Realizada em madeira certificada, estruturada por um eixo giratório em tubo de alumínio e embutida na região de conforto com lâminas de couro de peixe obtido de forma sustentável. Disponível em diferentes larguras e configurações.

salão do móvel em Milão

Poltrona Jaguar – Designers Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz: assim como o felino, a Poltrona Jaguar transmite dinamismo, agressividade e velocidade, através do desenho alongado de seus elementos em ângulos ascendentes. Em contraponto, o encosto curvo e orgânico e a textura cálida da madeira trazem bem-estar e elegância, como a impressão de serenidade transmitida pelo animal em seu momento de relaxamento. Materiais: estrutura em tauari escura e assento em espuma e tecido.
salão do móvel

Cadeira Marajó – Designer Carlos Alcantarino: a Cadeira Marajó combina, com perfeição, arte, história e muita brasilidade. Com uma estrutura em tubo metálico revestido em junco natural, a poltrona recém-lançada apresenta desenhos que remetem às estampas das cerâmicas Marajoaras da Amazônia. Uma inspiração nas raízes indígenas da maior ilha fluviomarítma do mundo.

design em Milão
Papel de parede – Designer Gilson Martins: Também da nova linha Home Gilson Martins, estes criativos papéis de parede foram criados a partir de repetições e rebatimentos de imagens estilizadas do Pão de Açúcar, Corcovado e da palavra “Rio”. O resultado são estampas e padrões com sensações de figura e fundo, lembrando as gravuras de Escher. As cores foram inspiradas no céu, no mar e nas matas cariocas, nas orquídeas do Leblon e nas vibrações intensas do verão da cidade. As criações podem ser aplicadas como adesivo sobre parede ou estamparia em tecido para decoração em geral.
design em Milão

Banco Pão de Açúcar – Designer Gilson Martins: Um produto criado para a linha Home Gilson Martins e símbolo principal do designer. Os módulos combinados possibilitam várias formas de assento para até seis pessoas. Desde o banco simples à sinuosa chaise longue, as sobreposições resultam sempre em sensuais silhuetas da cidade. E suas duas bases rebatidas formam um novo símbolo do Rio: um Yin-Yang carioca. É produzido em compensado reciclado e revestido com folheado de madeira pré-composta em padrões Peroba Mica Catedral e Jacarandá Catedral.
salão do móvel em Milão

Cadeira ICZero 1 – Designers Guto Indio da Costa,  André Lobo e Felipe Rangel: um  arco solto, curvo, que abraça, envolve e acomoda. Uma forma leve, esguia e fluida. Uma tecnologia inovadora, somando a plasticidade de um polímero à resistência da fibra de vidro coinjetada. Uma cadeira de fibra, perene e durável, 100% reciclável. Sua forma é quase minimalista, atemporal, buscando a perenidade necessária para conviver durante anos em diversos ambientes, residenciais e comerciais. Pesa 4 kg, e sustenta um peso de até 160 kg.
Guto Indio da Costa posa com suas cadeiras
salão do móvel

Identidade Visual Graphos:Brasil – Designer Jair de Souza: A identidade visual para a nova galeria de arte Graphos:Brasil tem por objetivo transmitir o seu próprio posicionamento: irreverência, alegria e surpresa. A proposta é um design que seja a cara de uma galeria eminentemente carioca. Para isso, o projeto utilizou recursos como o uso explícito de cor, enquadramentos dramáticos e uma tipografia criada por Fátima Finizola, que reflete a linguagem das placas de oficinas e borracharias encontradas pelas estradas brasileiras.

Eu com o designer Gilson Martins
Fuorisalone

E um grande parabéns a equipeque organizou o evento em Milão. Todos brasileiros, com grande capacidade e disponibilidade. Agradeço a Paula Acosta (assessora de imprensa do evento em Milão) pelo convite para participar da inauguração que aconteceu ontem, dia 16/04/2012 as 19h30.
E para quem desejar contata-los:

Paula Acosta
Agenzia di Comunicazione
+39 333 160 7112


André Portieri, Eu, Guilherme Aquino (fotográfo, jornalista e correspondente
do SBT na Itália) e Paula Acosta
Fuorisalone

 

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários

Deixe Um Comentário