
Os talentos carioca no Salão do Móvel de Milão
No mesmo período do Salão do Móvel de Milão, acontece outro evento de design ligado ao salão super interessante, e com a potencialidade do design brasileiro, essa manifestação colocou artistas cariocas nos bastidores internacionais!
O design brasileiro tem uma força jovem e surpreendente, que pode servir de impulso saudável ao europeu. Resultado de clima úmido, o design brasileiro é uma planta ainda túrgida, que pode gerar uma infinidade de brotos frescos. E o Rio de Janeiro, trouxe esse frescor com trabalhos de artistas fantásticos e inovadores.
Vivendo uma fase de ouro graças ao crescimento econômico do Brasil, o Rio de Janeiro se sedimenta também como sinônimo de produção inovadora. Não à toa a cidade sediará este ano a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Pelo quarto ano consecutivo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o SEBRAE, organizam mais uma edição da Rio+Design em Milão. A mostra conta com cerca 30 designers do Estado do Rio de Janeiro da maior qualidade!
O projeto cenográfico homenageia a natureza do Rio de Janeiro: das montanhas que encontram o mar à maior lagoa urbana do mundo, passando pela rica vegetação e por muitos outros detalhes que caracterizam sua paisagem.
Fuorisalone é o termo usado para definir o conjunto de eventos che durante a semana do Salão do Móvel de Milão, anima toda a cidade. Não é uma feira, mas uma manifestação espontânea em que os expositores decidem participar livremente e espontaneamente criando um evento em vários pontos na cidade. A exposição RIO+DESIGN se encontra numa das regiões mais interessantes do Fuorisalone, em via Tortona, 20 (linha verde do metrô, descer em Porta Genova), das 10h às 20, a partir de hoje 17/04 até dia 22/04/2012.
Eu com Dulce Ângela Procópio (Subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro). Dulce Ângela Procópio e Cesar Vasquez (Diretor superintendente do SEBRAE/RJ)
Eu com Miriam de Souza Dantas (International Relations SEBRAE/RJ), e Basilio Catrini (Secretário–geral da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro) com o designer Gilson Martins
Realização: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro SEBRAE/RJ
Curadoria: Guto Indio da Costa
Coordenação executiva: Marisa Manfredini – Grupo do Rio
Projeto de exposição: Indio da Costa A.U.D.T.
Marca e identidade visual: Crama Design Estratégico
Assessoria de comunicação: Plano 1 (Rio de Janeiro) Paula Acosta (Milão)
Deixo aqui para você algumas obras de artistas que estão expondo na Rio+Designer de Milão essa semana. Infelizmente não pude fotografar todas, mesmo porque, tinha muita gente e o espaço se tornou pequeno. Mas colocarei de qualquer forma, os nomes de todos que participaram, porque merecem uma homenagem pelo belíssimo trabalho desenvolvido:
JAIR DE SOUZA DESIGN
LANNO
LATTOOG
LÍVIA CANUTO
MARZIO FIORINI
MONICA CARVALHO
ODARA
OM.ART
PUNCH DESIGN
TAMANDUÁ BANDEIRA IDEIAS
VERÔNICA RODRIGUES
ADO AZEVEDO DESIGN
ANTONIO BERNARDO E LUMINI
BOLDº DESIGN
BOSSA BOARDS
CRAMA DESIGN ESTRATÉGICO
DOPPEL
EM2 DESIGN
ESTÚDIO ALCANTARINO
FERNANDO JAEGER
GILSON MARTINS
HOK INOVAÇÃO
INDIO DA COSTA A.U.D.T.
Cadeira Tamanduá – Designer Ado Azevedo: uma cadeira modular dobrável que homenageia a fauna brasileira. Composta de forma a otimizar o corte e o aproveitamento da madeira, a cadeira fechada se mantém em pé, equilibrada, e se reconfigura numa escultura-tamanduá, o que modifica o ambiente, flexibiliza o uso, além de facilitar o transporte. Realizada em madeira certificada, estruturada por um eixo giratório em tubo de alumínio e embutida na região de conforto com lâminas de couro de peixe obtido de forma sustentável. Disponível em diferentes larguras e configurações.
Poltrona Jaguar – Designers Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz: assim como o felino, a Poltrona Jaguar transmite dinamismo, agressividade e velocidade, através do desenho alongado de seus elementos em ângulos ascendentes. Em contraponto, o encosto curvo e orgânico e a textura cálida da madeira trazem bem-estar e elegância, como a impressão de serenidade transmitida pelo animal em seu momento de relaxamento. Materiais: estrutura em tauari escura e assento em espuma e tecido.
Cadeira Marajó – Designer Carlos Alcantarino: a Cadeira Marajó combina, com perfeição, arte, história e muita brasilidade. Com uma estrutura em tubo metálico revestido em junco natural, a poltrona recém-lançada apresenta desenhos que remetem às estampas das cerâmicas Marajoaras da Amazônia. Uma inspiração nas raízes indígenas da maior ilha fluviomarítma do mundo.
Papel de parede – Designer Gilson Martins: Também da nova linha Home Gilson Martins, estes criativos papéis de parede foram criados a partir de repetições e rebatimentos de imagens estilizadas do Pão de Açúcar, Corcovado e da palavra “Rio”. O resultado são estampas e padrões com sensações de figura e fundo, lembrando as gravuras de Escher. As cores foram inspiradas no céu, no mar e nas matas cariocas, nas orquídeas do Leblon e nas vibrações intensas do verão da cidade. As criações podem ser aplicadas como adesivo sobre parede ou estamparia em tecido para decoração em geral.
Banco Pão de Açúcar – Designer Gilson Martins: Um produto criado para a linha Home Gilson Martins e símbolo principal do designer. Os módulos combinados possibilitam várias formas de assento para até seis pessoas. Desde o banco simples à sinuosa chaise longue, as sobreposições resultam sempre em sensuais silhuetas da cidade. E suas duas bases rebatidas formam um novo símbolo do Rio: um Yin-Yang carioca. É produzido em compensado reciclado e revestido com folheado de madeira pré-composta em padrões Peroba Mica Catedral e Jacarandá Catedral.
Cadeira ICZero 1 – Designers Guto Indio da Costa, André Lobo e Felipe Rangel: um arco solto, curvo, que abraça, envolve e acomoda. Uma forma leve, esguia e fluida. Uma tecnologia inovadora, somando a plasticidade de um polímero à resistência da fibra de vidro coinjetada. Uma cadeira de fibra, perene e durável, 100% reciclável. Sua forma é quase minimalista, atemporal, buscando a perenidade necessária para conviver durante anos em diversos ambientes, residenciais e comerciais. Pesa 4 kg, e sustenta um peso de até 160 kg.
Guto Indio da Costa posa com suas cadeiras
Identidade Visual Graphos:Brasil – Designer Jair de Souza: A identidade visual para a nova galeria de arte Graphos:Brasil tem por objetivo transmitir o seu próprio posicionamento: irreverência, alegria e surpresa. A proposta é um design que seja a cara de uma galeria eminentemente carioca. Para isso, o projeto utilizou recursos como o uso explícito de cor, enquadramentos dramáticos e uma tipografia criada por Fátima Finizola, que reflete a linguagem das placas de oficinas e borracharias encontradas pelas estradas brasileiras.
Eu com o designer Gilson Martins
E um grande parabéns a equipeque organizou o evento em Milão. Todos brasileiros, com grande capacidade e disponibilidade. Agradeço a Paula Acosta (assessora de imprensa do evento em Milão) pelo convite para participar da inauguração que aconteceu ontem, dia 16/04/2012 as 19h30.
E para quem desejar contata-los:
André Portieri, Eu, Guilherme Aquino (fotográfo, jornalista e correspondente
do SBT na Itália) e Paula Acosta