Sampa e suas faces

Sampa é estranha, bonita, desengonçada, charmosa, intelectual, atraente, confusa, velha, nova e diferente.

Uma cidade que cresceu graças a ajuda dos nordestinos, que com muita garra construiu essa megalópole cheia de arranha céus. São Paulo é cheia de contrastes, mas muito interessante, onde cresci e fui muito feliz. É impressionante, até o cheiro da poluição quando saio do aeroporto de Guarulhos quando aqui chego, me faz bem, sinto  cheiro de “casa mia”.

Que delicia reencontrar velhos amigos, sair pra tomar aquele choppinho gelado e jogar conversa fora até de madrugada. Depois de quase 4 anos retornei ao Brasil, e é sempre emocionante voltar pra casa, as raízes não se esquece nunca. Rever a família e curtir parentes queridos que não encontrava há alguns anos, foi extasiante.

Bati perna adoidado, andei de metrô – que por sinal achei ótimo – mesmo porque, ir ao centro da cidade de carro, é suicídio. Aproveitei pra visitar o Mercado Municipal e comer aquele delicioso pastel de bacalhau. Eu adoro bacalhau! Viajei com a Tap, e na conexão em Lisboa, dentro do aeroporto, comi bolinho de bacalhau na ida, e bacalhau ao forno na volta. Só ai você já percebeu o quanto eu gosto desse danado.

Edifício do Mercado Municipal
Sampa

O edifício do Mercado Municipal em estilo neoclássico com lindos vitrais, foi construído entre 1928 e 1933. O lugar é ideal para encontrar frutas fora da época e achar especiarias típicas de outros países.
Um dos vitrais do edifício
Mercado Municipal

Conhecido também como o “Mercadão”, surpreende com a variedade de alimentos nacionais e importados, foi totalmente reformado em 2004, durante a administração da prefeita Marta Suplicy.
Mercado Municipal
mercadão
A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino com diversos quiosques de comes e bebes. Após essa reforma, o Mercadão hoje é um ponto de encontro dos paulistanos, turistas brasileiros e estrangeiros. Além do famoso pastel de bacalhau, tem também o sanduíche de mortadela,  pratos tradicionais como arroz com feijão, e a culinária japonesa, a qual marca sua presença com sushi e sashimi.
 Mercado Municipal
Mercado Municipal

Nos preparamos de coragem e energia, e la fomos nós, eu, minha irmã e mais 2 amigas, enfrentar a confusão do centrão em pleno sábado, mas era o único dia que podiam me acompanhar, porque não trabalhavam. Descemos na estação do metrô São Bento e pegamos a Ladeira Porto Geral. Ali foi meio duro enfrentar a multidão, mas vencemos.
Ladeira Porto Geral
São Paulo

Comemos pastel e bolinho de bacalhau acompanhado com chopp preto, e tudo isso escutando jazz ao vivo, nada maus hein!!!!
Depois de 30 minutos de espera, finalmente sentadas e comendo
pastel de bacalhau

Pra quem vem acompanhando o blog, sabe que adoro os mercados, e posso garantir que o nosso Mercado Municipal de Sampa, não deixa nada a desejar àqueles que conheci aqui na Europa e na Austrália. A prefeitura (independentemente do partido) fez um ótimo trabalho, ficou fantástico, o local é limpo, organizado e, além de valorizar um edifício histórico, proporcionou novos postos de trabalho para muitas pessoas. Espero que isso sirva de exemplo para outras cidades do Brasil.
                                                    Uma das entradas do Mercado Municipal
Mercado Municipal 

 Pessoas famosas que já passaram por aqui
mercadão 

Mercado Municipal
Sampa 

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado, das 6h às 18h
Domingos e feriados, das 6h às 16h

Feriados em que o Mercadão FUNCIONA em 2012:
Janeiro: dia 25 (quarta-feira)
Abril: dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira) e dia 21 (sábado)
Junho: dia 7 (quinta-feira)
Julho: dia 9 (segunda-feira)
Setembro: dia 7 (sexta-feira)
Outubro: dia 12 (sexta-feira)
Novembro: dia 15 (quinta-feira)
Novembro: dia 20 (terça-feira)

Atenção para os dias em que o Mercadão FECHA em 2012:
Janeiro: dias 1 e 2 (domingo e segunda-feira, dias de Confraternização Mundial)
Fevereiro: dia 21 (terça-feira, Carnaval)
Abril: dia 8 (domingo, Páscoa)
Maio: dia 1 (terça-feira, Dia do Trabalho) e dia 13 (domingo, Dia das Mães)
Agosto: dia 12 (domingo, Dia dos Pais)
Novembro: dia 2 (sexta-feira, Dia de Finados)
Dezembro: dia 25 (terça-feira, Natal)

Dias em que o Mercadão funciona até às 11h em 2012 (*)
(Superlimpeza – Evento da Prefeitura de São Paulo):
Fevereiro: dia 27 (segunda-feira)
Setembro: dia 24 (segunda-feira)
(*) Atenção: nesses dias, os restaurantes do mezanino não abrem.

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    saudade da terra da garoa…. as fotos ficaram lindas. bj

    8 de fevereiro de 2012
  • Damares Lombardo

    Damares
    também adorei nosso passeio pelo mercadão e sua visita em minha casa!!!
    beijinhos
    Carol

    11 de fevereiro de 2012

Deixe Um Comentário