Semana Europeia da Mobilidade 2012

De 16 a 22 de setembro, está de volta a Semana Europeia da Mobilidade 2012  “European Mobility Week”, que termina com “Na cidade sem meu carro”, o último dia dedicado a recuperar os espaços urbanos a pé e de bicicleta. A campanha é promovida pela UE (União Europeia) para promover meios de transportes menos poluentes e de um estilo de vida sustentável.

A mensagem da campanha 2012, é contra o tráfico, poluição e o efeito estufa “Se mover na direção certa”, que significa focalizar no desenvolvimento de planos urbanos para o transporte sustentável, reduzindo o uso do carro privado como reitera o evento final da semana, sábado 22, “Na cidade sem meu carro”.

“É hora de começar a se mover na direção certa – disse o Comissário europeu do Ambiente, Janez Potocnik – Rumo a um sistema de transporte sustentável e eficiente, ajuda a aumentar a mobilidade e ao mesmo tempo reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida na cidade. Esta edição da Semana Europeia, mira o planejamento da mobilidade urbana como uma ferramenta para equilibrar o desenvolvimento da qualidade do transporte, ambiental e igualdade social. ”

Na verdade, países de outros continentes também aderiram ao movimento, mas se chama “Semana Europeia”, porque nasceu na UE.  Os países que não fazem parte de UE e participam da campanha são: Canadá, Japão, Turquia e Brasil. O número de adesão tem aumentado bastante desde 2002, ano de sua primeira edição. Os países com mais cidades participantes este ano são:  Hungria com 103,  Áustria com 539 e a Espanha,  com maior número de cidades, 550. A Itália por enquanto está apenas com 53.

Seguem as cidades italianas que aderiram a manifestação:
Alcamo, Alghero, Ancona, Assago, Barletta, Benevento, Itália, Bisceglie, Bito, Bolonha, Borgomanero, Brescia, Brusnengo, Cagliari, Cassano d’Adda, Cassino, Cesena, Conversano, Correggio, Cremona, Desenzano del Garda, Desio, Ferrara, Gerenzano, Lodi, Lucca, Lugo, Martellago, Milão, Modena, Nápoles, Novara, Pesaro, Pompiano, Puntignano, Ravenna, Reggio Emilia, Roma, Rovereto, Sermide, Sestu Spinea , Subiaco, Trieste, Trento, Itália, Venaria, Verona, Viterbo e Província de Rimini, Roma e Treviso.

No Brasil, somente a cidade de Joinville aderiu a campanha.

Quem estiver passeando por Milão amanhã dia 16 de setembro de carro,  vai ter que pegar metrô, porque os carros não irão poder circular na cidade das 10hs às 18hs. E na quarta feira,  dia 19 de setembro, vai ser dedicado a bicicleta “Bike District”. O mapa online do ciclista urbano, vai organizar uma conferência sobre a relação entre o transporte ciclavel e o papel crescente da tecnologia na gestão da cidade. Finalmente, sábado dia 22 de setembro na  Piazza Cairoli, Milão sediará o “Parking Day” (dia do estacionamento), quando será possível para qualquer pessoa, (mediante inscrição no milanoparkingday.over-blog.com), transformar as vagas dos estacionamentos em  jardins do-it-yourself.

Eu super apoio tudo isso, mas tem um problema que precisa ser resolvido para fazer com essa campanha funcione durante o ano inteiro, e não apenas uma semana.  É necessário construir mais ciclovias em muitas cidades, caso contrário, fica difícil estimular os cidadãos a usar cada vez mais bicicletas.

Para conhecer todo o programa e saber as cidades que participarão da campanha, visite o link:
mobilityweek.eu/home/

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Nenhum Comentário

Deixe Um Comentário