Toscana: Pitigliano a pequena Jerusalém da região

A região da Toscana é conhecida mundialmente, mas infelizmente nem todos os lugares são visitados pelos turistas brasileiros, que terminam sempre indo para os lugares mais famosos como Florença e Siena.

Maremma é uma área da região da Toscana de nicho, os turistas que passam por aqui são mais seletivos, a maioria são americanos e nórdicos.
Pitigliano é uma pequena vila medieval que surge suspensa numa rocha em Maremma. Está situado entre vales verdes proporcionando uma visão mágica, tipo uma iluminação, nem da para explicar. A cidade toda foi construída  de tufo (tipo de rocha constituida de matéria vulcânica), está inserida numa paisagem de beleza inebriante, onde é quase impossível separar a obra do homem àquela da natureza.

Toscana

Toscana-Pitigliano

vila medieval

É muito difícil classificar a vila medieval mais bonita da Itália, mas posso afirmar que esse é um dos mais lindos sem sombra de dúvidas. De todos que visitei, foi o que mais gostei até hoje, além de ser grande, permaneceu praticamente intacto, sem mudanças feitas pelo homem, mas somente na parte interna das residências, além das casas terem sido costruídas diretamente na rocha.

Cidade medieval

Porta de entrada da vila medieval

cidade da Toscana

centro histórico

região da Toscana

A paisagem de Pitigliano é caracterizada por dois arcos gigantes do aqueduto apoiados por um pilar enorme e conectado por 13 arcos menores. O aqueduto foi construído de 1636 a 1639.

Aqueduto

Aqueduto na Toscana

O centro histórico é composto por 3 ruas principais, quase paralelas, ligadas por uma rede de sessenta vielas, algums das quais pendem para desfiladeiros. Muitas casas conservam o acabamento original: portas decoradas, brasões e molduras de travertino nas janelas. Na parte subterrânea da cidade, abri-se um labirinto de caves e túneis, grande parte do período etrusco.

Caso não queira alugar um carro para visitar a Toscana, veja as possibilidades de passeios pela região com preços muito abordáveis.

passeios na Toscana

vila medieval

Toscana

cidade medieval

Maremma

O centro histórico permanece igual por séculos, um labirinto de ruas estreitas, becos que se seguem por vezes tão estreitas que uma pessoa tem dificuldade para passar. Aqui nessa esplêndida cidade da Toscana, cada época deixou sua marca registrada, etrusca, romana e medieval. Cada povo escavou a rocha de tufo, criando uma cidade em cima de outra.

cidade de Pitigliano

passeios na Toscana

cidade medieval

Ghetto era o bairro ebreu radicado no centro histórico, por ter dado abrigo a esse povo talvez já desde o final do século XV, Pitigliano tornou-se para eles um importante centro de refúgio na Itália central, de modo a construir um templo em 1598, a Sinagoga.
O gueto é composto de uma série de ruas e becos  no centro histórico, onde se desenvolvia a vida social cultural e religiosa dos judeus.

Toscana

vila medieval

cidade da Toscana

Em Pitigliano, a única herdeira das “cidades de refúgio” do território, se desenvolveu uma favorável integração de convivência e tolerância extraordinária entre a população judaica e cristã, preservados durante séculos, tanto é que a cidade ganhou o nome de “pequena Jerusalém”. Mas o nome foi atribuído também, devido a grande semelhança panorâmica com Jerusalém. Mesmo com um número muito baixo de judeus presentes hoje na cidade, a antiga relação continua em outras formas, como na conservação de monumentos, a Sinagoga é uma delas. Pena que não pudemos visita-la porque estava fechada.

centro histórico na Toscana

cidade da Toscana

Vista do vale em torno
região da Toscana

Toscana

Parte interna de um restaurante construído praticamente dentro de uma gruta
Toscana

O parque arqueológico, é uma prova marcante da presença do antigo povo etrusco nessa região da Toscana, com várias necrópoles e cavas. Em Pitigliano visitamos a cava de San Giuseppe, onde pudemos afirmar que a criatividade do homem não tem confim. Cavas, eram estradas escavadas pelos etruscos no meio das rochas para criar caminhos, é uma coisa muito impressionante, não da para entender quais foram os metódos usados para tal engenharia em um período assim tão distante, cerca de 500 anos a.C. Era um povo incrível, dos estudos feitos, se supõe que foi um dos mais avançados da história, com uma sociedade impressionante e moderna, talvez porque era “matriarcal”, as mulheres comandavam em modo exemplar.

E depois de várias recomendações do gentil proprietário do hotel onde estávamos hospedados “Terme di Sorano”, após de um delicioso jantar em uma fazenda, pegamos a estrada e fizemos 5 km até Pitigliano para ve-la de noite toda iluminada. Pena que minha máquina fotográfica ainda não é profissional, mas acho que da para passar uma idéia do visual……muito lindo!!!

Pitigliano-Toscana

[caixa title=”Saiba mais”]

Maremma – Toscana
Toscana: dica de hospedagem na zona rural

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 


 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Simplesmente maravilhoso! Adoraria poder conhecer!

    16 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares,

    Estou sem palavras. Nossa, que lugar mais lindo! Só voce mesma!

    Beijos
    Eliana

    17 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    21 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Nossa Damares que lugar maravilhoso. Estivemos na Toscana há 10 anos atrás e já temos mais um motivo para voltar.

    21 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Que achado encontrar vc pra indicar aos pobres turistas como conhecer a Toscana. Já fui a Italia antes (Roma, Florença, Milão, Veneza e cidades entre estas pois o roteiro foi feito pela CVC/Europamundo, mas o sonho é ficar uns dias só na Toscana, que dizem ser tudo de lindo. Me oriente por favor nesta viagem!!!!obrigado. Enilda

    24 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Que lugar lindo é esse? Parece irreal. Estou indo pra a Itália em maio, e vou tentar passar uns 3 dias nessa região, acho até que vou te pedir umas dicas, posso?

    11 de fevereiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Boa tarde!! Damares… estou aqui me deliciando com os seus relatos da terra que AMO muito. Estarei indo para lá agora em Janeiro/14… rsrsrs
    Vc poderia me passar o nome do restaurante em que vcs comeram em Pitigliano?? Adoraria conhecê-lo também.
    Bjos e parabéns pelo trabalho.

    7 de março de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá Damares. Vou estar em Milão na primeira semana de novembro e gostaria de conhecer a Toscana. Escolhi Pitigluano, este lugar lindo. Vou estar sozinha e gostaria de ir de trem e passar apenas um dia. Você acha que é possível? ?
    Agradeço se puder me dar alguma dica.
    Abraço e parabéns pelo blog.

    26 de setembro de 2015

Deixe Um Comentário