por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Tour na zona rural da Toscana

Organizei essa viagem na zona rural da Toscana para Luiz e sua esposa, Sonia, que me solicitaram um Roteiro Personalizado enogastronomico. Luiz ficou tão encantado e satisfeito com o percurso, que resolveu enviar sua experiência para dividir com todos aqui no blog, contando seu roteiro de viagem pela Toscana.

[adv-rental]

Na verdade, Luiz não tem muito tempo e nem mesmo paciência para ficar no computador procurando soluções para organizar suas viagens. Ele me mandou um pequeno texto de sua experiência, e eu acrescentei alguns detalhes, como as estradas usadas e algumas informações sobre as cidades que estavam dentro do Roteiro Personalizado que lhe preparei.

Dividi a viagem em duas partes, esta é a primeira. Obrigada Luiz e Sonia.

“Entrei em contato com Damares por indicação de uma amiga nossa em comum  que mora na Itália, infelizmente quando a encontrei, eu já havia reservado os hotéis e o voo interno de Florença para Roma, coisa que me arrependi muito, porque se a tivesse conhecido antes, com certeza, ela teria me orientado melhor. Primeiro porque o hotel de Roma ficava muito fora do centro da cidade, e segundo porque seria muito interessante viajar de trem de Florença para Roma (a agência de viagem que compramos a viagem no brasil, colocou um voo interno de Florença para Roma), podendo desfrutar ainda mais do panorama. Por motivo de falta de tempo e pouca paciência de ficar na frente do computador por horas e horas procurando informações que muitas vezes não coincidem com a realidade, decidi aceitar o programa personalizado feito por Damares, e graças ao bom Deus a encontrei, minha viagem foi simplesmente maravilhosa.

A sorte estava mesmo da nossa parte, Damares me comunicou que seu marido, “Nicky”, estaria na região bem naqueles dias a trabalho e, assim, marcamos para nos encontrar. A afinidade foi imediata, e Nicky resolveu nos acompanhar por uma parte de nosso roteiro, já que era sábado e ele tinha acabado seu compromisso. Acho que ele aproveitou da ocasião para comer uma boa bisteca Fiorentina e tomar um bom vinho Brunello….rsrsrs. Nem preciso dizer que sua companhia facilitou ainda mais todo o roteiro organizado por Damares.
Esta viagem foi feita no final de setembro, durante um final de semana. Eu e minha esposa, visitamos Florença na sexta-feira, passeando pelo centro da cidade o dia inteiro.  Florença é muito bonita, mas nossa intenção era conhecer a zona rural da Toscana, porque adoramos esse tipo de viagem.”

Roteiro de viagem na zona rural da Toscana

Partimos do hotel as 8h30 em direção a Montepulciano (de Florença a Montepulciano são 113 km). Após 8 km, chegamos na auto-estrada A1 em direção Roma. Pegamos a saída para Valdichiana-Bettole, pagamos o pedagio de 5,50 euros e prosseguimos na SP327 em direção Pienza-Montepulciano-Mottola. Após 1h e 50min de viagem, chegamos em Montepulciano, onde deixamos o carro num estacionamento a pagamento bem próximo a entrada do centro histórico.

Montepulciano

Essa região da Toscana é conhecida pela produção do Vinho Nobile de Montepulciano, desde o tempo dos etruscos e, recentemente, por causa das filmagens do filme Twilight-New Moon. O impacto era como aquele de ser retornado a quase mil anos atrás, ficamos fascinados. Caminhamos pelas principais ruas até chegar no coração histórico e cívico do lugar, Piazza Grande.

viagem enogastronomica na Toscana
Luiz e Sonia

A Piazza Grande abriga a catedral, Duomo, sua construção  me chamou muito atenção, é toda em tijolo. Não sabe-se bem o motivo, mas parece que a cidade ficou sem dinheiro e a deixaram assim mesmo, praticamente sem fachada.

Montepulciano na Toscana

Um dos destaques da Piazza Grande é o Palazzo Nobili-Tarugi, completamente coberto de mármore travertino (é um mármore rosa e verde) que remonta ao início de 1500. Não é aberto ao público. Percebemos que dois edifícios estavam oferecendo degustação de vinho, e não hesitamos em entrar no antigo Palazzo Contucci datado de 1519. Fiquei tentado a comprar qualquer garrafa de vinho, eram muito bons, mas resolvi deixar para a tarde, quando iríamos passar em uma vinícola que produzia o vinho Brunello de Montalcino. Uma vez fora do prédio,  nos encontramos em frente a um edifício construído no período de 1300, o qual abriga a prefeitura (Palazzo Comunale), projetado por Michelozzo. Este edifício incorpora o Palazzo Vecchio, de Florença.

região da Toscana-Montepulciano

Visitamos o Palazzo Comunale e subimos até seu terraço, de onde podemos ter uma vista maravilhosa das colinas da Toscana e da praça.

roteiro de viagem pela Toscana

O ingresso para subir no terraço custava 3€, o acesso é através de uma escada bem estreita, onde é possível passar apenas uma pessoa por vez. O terraço era muito pequeno  e, além de oferecer a vista das montanhas, proporcionava um belo visual da praça e de seus arredores.

zona rural da Toscana-Montepulciano
Piazza Grandi-Montepulciano

viagem pela Toscana

Não é permitido subir até a torre por motivo de segurança. Na saída, nos dirigimos em direção ao Pozzo dei Griffi e seus Leões, construídos em 1520 em estilo renascentista refinado, para fazer algumas fotografias, com o Palazzo del Capitano del Popolo no fundo.

Pozzo dei Griffi e seus Leões

O relógio marcava meio dia, a hora do almoço estava chegando, então pegamos o carro e nos dirigimos para o pequeno vilarejo de Torrenieri,  que encontrava-se a 31 km de Montepulcinao. Percorrendo por uma estradinha característica e cheia de curvas bem no meio do campo toscano, aproveitamos para tirar algumas fotos, era impossível resistir, tínhamos que parar um momento para contemplar toda a beleza do lugar.

Viajando pelas estradas da Toscana

Nosso roteiro de viagem pela Toscana agora iria seguir para uma parte muito especial, a comida italiana!

Saindo de Montepulciano, pegamos a estrada SP17, depois a SS146 e SP146, a SR2 e por fim a SP14, a viagem durou aproximadamente 40 minutos.  Finalmente chegamos ao restaurante “La Compagnia di Michele” (fecha nos dias de quarta-feira) que fica na província de Montalcino. Damares havia reservado uma mesa para nós nesse restaurante, o proprietário era amigo de seu marido, e a indicação foi ótima. Fomos muito bem recebidos, nos fizeram sentir em casa. Comemos um dos pratos mais tradicionais da Toscana, a bisteca Fiorentina, foram duas de 1,2 kg cada para três (Nicky estava conosco), e digerimos tranquilamente. Quando Michele, o proprietário do restaurante, nos mostrou a bisteca antes de ir para a brasa, nos assustamos, dizendo que não iríamos conseguir comer tudo aquilo e, no final, o prato ficou vazio.

O pão típico toscano tostado e o vinho Nobile que acompanhou nosso almoço, também estavam deliciosos. O preço foi bem razoável pra tudo aquilo que comemos de carne de ótima qualidade, além do delicioso vinho, pagamos 35€ por pessoa. Como se diz em italiano, Bravo Michele!

viagem enogastronomica na Toscana
Viagem enogastronomica na Toscana – Bisteca Fiorentina
Luiz e Sonia com Michele

Seguindo nossa viagem enogastronomica na Toscana, a próxima etapa era na vinícola que mencionei acima, se chama “Azienda Agricola Innocente”, onde fomos  degustar o nobre e famoso vinho Brunello di Montalcino, que encontrava-se apenas a 5 minutos de carro do restaurante onde almoçamos. E lá fomos nós de novo pelas fabulosas estradas da Toscana, entrando num cenário de cartão postal.

Viajando pelas estradas da Toscana

A empresa vinícola encontra-se num lugar lindo, em cima de uma colina, com as vinhas em direção ao sul. A uva típica para a produção do Brunello é somente a Sangiovese.

Fomos recebidos em maneira muito afetuosa por Gianni, o qual conduz a empresa com seu irmão e seu pai, e aqui também nos sentimos logo em casa. Gianni nos explicou todas as fases que a uva atravessa até chegar ao vinho e em seu engarrafamento.

vinícola na Toscana
Vinícola Innocente

Luiz e Sonia com Gianni

Por sorte Nicky estava conosco e nos serviu de interprete. Depois de ter visitado a vinha e o lugar onde acontece o processo do vinho, finalmente chegamos a degustação de 4 tipos de Brunello, acompanhada com queijo “pecorino” e uma geléia de vinho, a combinação era sensacional, nunca tinha experimentado uma coisa assim antes, adorei. A geléia é feita por eles, com vinho, mel e açucar, se chama Wine Jelly. Compramos algumas garrafas de vinho deliciosos (os vinhos custavam a partir de 25€ cada garrafa, dependia do tipo), e a geléia, que adoramos.

Eles produzem também o óleo extra virgem de oliva, que era muito bom, mas não podiamos comprar muita coisa, ainda iríamos para Roma, além de não caber nas malas. Após 3 horas passadas nesse lugar encantador sem nem perceber o tempo passar com pessoas tão cordiais, infelizmente tivemos que partir, pois nos esperava mais duas etapas. Pegamos mais estradas da Toscana de grande beleza.

Caso queira fazer este roteiro de viagem pela Toscana, ou outros, sem dirigir, visite a página de passeios na Toscana.

Viajando pelas estradas da Toscana

Nossa próxima visita era na cidade de Bagno Vignoni, que encontrava-se a 14 km de Torrenieri. Pegamos a estrada SP14 e depois a SR2, chegamos após de 30 minutos, mais ou menos. Encontramos um estacionamento gratuito ao lado do centro histórico termal. Bagno Vignoni, é uma pequena cidade medieval muito sugestiva, situada no Val d’Orcia, é conhecida em todo o mundo por suas termas. É também meta de turistas a procura de férias para descansar e relaxar, tipo wellness, porque  existem muitos centros de SPA ligados às termas naturais que remontam aos tempos romanos.

Zona-rural-da-Toscana
Bagno Vignoni – Zona rural da Toscana

Na Piazza delle Sorgenti, tem uma piscina enorme de água termal, águas curativas que fluem do solo vulcânico da fonte termal original, e que vão encher essa grande piscina no centro histórico.

zona rural da Toscana
Bagno Vignoni – Piazza della Sorgente com a piscina termal

roteiro de viagem pela Toscana

Demos uma volta, tiramos umas fotos e voltamos para o carro, em nosso itinerário de hoje pela zona rural da Toscana ainda tinha a cidade de Pienza, e queríamos visita-la com a luz do dia. Pienza está situada somente a 9,5 km de Bagno Vignoni, e chegamos em 15 minutos. Pegamos a estrada SR2, depois a SP53 e por fim a SP18. O estacionamento que estava situado ao lado do centro histórico era a pagamento.  Essa é a cidade natal do Papa Pio II, nascido em 1405.

viagem pela Toscana
Pienza – Viagem pela Toscana

Pienza

Pienza, por suas riquezas artisticas, é uma das cidadezinhas mais importantes do município senese, de uma pequena cidade medieval,  foi transformada em uma residência papal em estilo renascentista. A cidade conserva parte do edifício civil e religioso do período de 1300 e de uma imponente porta, chamada Porta Senese.

Sinceramente, nunca imaginei que poderia encontrar cidades do tipo na zona rural da Toscana, sabia que eram bonitas, mas vão muito além disso.

Pienza-viagem enogastronomica na Toscana
Pienza-Bottega de queijos

Estava começando a escurecer, então decidimos pegar o carro e voltar para nosso hotel em Florença. Ainda bem que chegamos em tempo para visitar a cidade com a claridade, porque era bem interessante, além de bonita. As “botegas” que vendem as famosas “cacciotte” de Pienza, carnes, vinhos e compostas, eram muito características.
Nosso roteiro de viagem pela Toscana por esse dia tinha acabado, era hora de voltar para o hotel. Tínhamos saído de Florença às 8h30 da manhã e retornamos as 21h, cansados mas felizes, sentiamos dentro de nós uma jóia imensa por ter conhecido lugares e pessoas encantadoras em um só dia. Mas precisávamos repousar, no dia seguinte tinha mais.

[caixa title=”Saiba mais”]

Maremma: uma região deslumbrante da Toscana
Toscana com passeio em Siena e San Gimignano
Siena: roteiro pra quem tem pouco tempo na cidade
Catedral de Siena: uma visita obrigatória

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e pacotes na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram

[/caixa]

30 respostas

1. Bom dia Damares!
    Acabo de ver e rever esse post maravilhoso! Fiquei encantada! Pena que é um roteiro pra fazer de carro. Você teria alguma indicação de um city tour ou algo parecido saindo de Florença?
    Beijinhos

1. Olá Carmem, vc conseguiu colocar seu email no feedburner? Não encontrei nenhum problema. Se não conseguir, me diga por favor exatamente o que acontece quando vc tenta colocar seu email, assim tento descobrir melhor o que está rolando.
      Pois é, essa Toscana é um encanto, né? Você está viajando com mais quantas pessoas? E em qual período? Me manda essas informações que vejo se consigo algum tour desse tipo na Toscana pra vc.

2. Olá Damares!
    Eu consegui fazer sim,ontem a noite, e hoje já tinha esse post lindo no meu email. Eu vou em abril com minha filha de 26 anos. Ainda estamos decidindo a quantidade de dias para Florença e se der gostaria de conhecer.Obrigada. Beijinhos

1. Oi Carmem, que bom que vc conseguiu colocar seu email la no feedburner, é legal receber os posts diretamente no email, né? Abril ainda está meio longe, mas vou ver se consigo descobrir como te ajudar. Me manda uma mensagem mais pra frente, tipo em janeiro. Acho que a Toscana vale a pena ficar pelo menos 3 dias, assim vcs visitam Florença nun dia, e os outros 2, outras cidades da região. Ainda falta a segunda parte da viagem, que irei colocar esses dias.
      Damares

3. Parabens pelo 1 ano de vida de Keviagem e saber que a Ke viagem vende produto Italia muito bem pois mostra lugares nao muito comercializados e isto è muito importante. Temos lugares inesqueciveis e muito diferentes e interessantes para mostrar ao publico Brasileiro. Que gracinha ver Luiz e Sonia felizes e satisfeitos pelo tour elaborado pro voces. Um abraço. Cynthia

4. Boa tarde,
    Amei a viagem do casal Sonia e Luiz e gostaria de aproveitar as dicas. VocÊ pode me ajudar? Pretendo ir em meados de agosto para passar uns 15 dias. Penso em fazer Milão-Florença-Roma, com foco na área rural,principalmente Toscana. Como poderia me ajudar?
    Grata,

1. Olá Erika, me diz o que vc precisa em maneira mais especifica, de um acompanhamento pra fazer o tour na zona rural ou de um Roteiro Personalizado.
      Caso queira entrar mais em detalhes, me mande um email: damares.lombardo@localhost
      Damares

5. Damares, estamos nos organizando para em setembro conhecermos a Toscana principalmente a zona rural, gostariamos ter informações sobre a tua acessoria para este tour.
    Gratos

1. Olá Clovis, fazer uma viagem pela parte rural da toscana é deslumbrante. Que tal um Roteiro Personalizado?
      Vou te mandar um email.
      Abçs
      Damares

6. Oi, Damares, tudo bem?

Olha, adorei o roteiro, viu? Acho que fazer uma visita a essas fazendas de agriturismo italianas são fundamentais para se ter uma vivência mais “genuína” do que é a Itália, a relação com a terra, com suas pessoas e sua produção de alimentos – que vai muito além do pura e simplesmente, comer!
    ITive a oportunidade de fazer isso duas vezes, uma na Toscana e outra na Umbria. E olha, isso ficou muito mais registrado do que a fila para ver a capela sistina ou o Davi.
    Parabéns pelo roteiro!! E foi ótimo conhecê-la agora mais de perto, nem que virtualmente!! 🙂

Um abraço,

Clarissa

1. Concordo plenamente Clarissa, meu blog tem muitas viagens em lugares fora do roteiro batido, que todo mundo faz e já conhece. Claro, tb faço viagens pra estes lugares, mas adoro apresentar para os visitantes do meu blog, aqueles cantinhos inusitados, e a Europa está cheio deles.
      Seu blog tb é muito bacana (www.dondeandoporai.com.br), já andei dando uma olhada nele, mas quero voltar com mais calma pra ler alguns posts que achei muito interessantes.
      Damares

7. boa tarde damares!Estaremos em setembro na italia e gostariamos de visitar o interior da toscana qual a dica para dois dias;estaremos em quatro pessoas!Agradecido

1. Silvano, este tour na zona rural da Toscana é muito bacana, e você já tem ele aqui no blog, porque não aproveitar? Tem muito lugar interessante pra visitar na Toscana, mas em dois dias, acho que este aqui possa ser uma boa opção.
      Damares

8. Olá Damares ! Faremos uma viagem em Setembro para Roma. Gostaríamos de obter um roteiro personalizado.Quais sugestões você daria. Queremos conhecer os principais lugares históricos de Roma e conhecer Toscana e Florença.Ficaremos 9 dias.Agradecida!

9. Damares,

Incrivel esse site!!! muitas dicas interessantes e lugares maravilhoso e vai nos ajudar muito.Eu e uma amiga vamos em setembro com mais 1 casal e ficaremos 3 dias nesta região e já estou apaixonada .

10. Oi Damares ,estarei em Roma dia 24/01/15 e gostaria de fazer um passeio de um dia bem rural na tToscana terias como ,somos em duas pessoas brasileiras sem carro.Aguardo retorno aceito sugestao para fora de Roma sendo de um DIa apenas grata Rosane

11. Lindissima foto, quero ir para Itália em julho com minha família, nunca viajamos para nenhum Pais da Europa juntos…..eu farei 40 anos e tenho descendência italiana…..quero ir para a Itália…..

12. Olá Damares, antes de tudo Parabéns, o Keviage é um dos melhores blogs de viagem que já vi, e olha que curto muitos.
    Estarei com meu marido na Itália em Maio/15, e gostaria de te pedir para ver meu roteiro e dar sua opinião ou sugestões do que acrescentar ou retirar.
    Chegaremos em Roma dia 6, ficamos até dia 8 já conhecemos.
    De Roma pegaremos um carro na TERMINI e iremos fazer a Toscana, estou um pouco insegura pois nunca dirigimos na Europa.
    Pretendemos ir direto pra Cortona, ficar no Hotel San luca que vc indicou em post, de la seguir por Montepulciano, Pienza, Montalcino, e dormir em Siena.
    Queremos também fazer San Gimignano. E depois seguir para Florença, podendo ir pelo Chianti, ou por Pisa e Lucca.
    Vc pode nos ajudar na montagem do roteiro dia a dia, e no que podemos fazer nessas cidades e estradas?
    Fico muito grata e quando voltar te mando o resultado da viagem
    Um grande abraços. Obrigada.
    Lise Biermann
    85.91082688

1. Olá Lise, fico contente que tenha gostado do blog! Obrigada!!!
      Infelizmente não tenho mais disponibilidade para preparar roteiros pro mês de maio.
      De qualquer maneira, seu roteiro está bom. Minha dica é: faça o percurso do Chianti, as estradas cheias de ciprestes são encantadoras e consideradas uma das mais lindas do mundo, e maio é um lindo período pra rodar pro lá.
      Damares

13. Há, esqueci de dizer que programei estar em Florença no dia 14′ também já conhecemos, e seguir dia 15 ou 16 para Bolonha, onde queremos conhecer, tipo bate e volta, as cidades de Verona, Modena e Parma, retornaremos ao Brasil no dia 20/05, saindo de Bolonha.

1. Sim, da pra fazer esses bate e voltas a partir de Bolonha, mas não deixe de visitar bem Bolonha, a cidade tem bastante para oferecer.

14. Querida Damares,
    Li e gostei de suas dicas. De 23/01 a 10/02/2016 iremos para Itália. Eu, o marido e os três filhos ( duas moças 16 e 14 anos e o caçula de 10 anos). Confesso a minha preocupação. É a nossa primeira viagem ao exterior. Apesar de tudo, estou muito ansiosa e com pouco de medo. Se tiveres alguma dica diante do quadro. Agradeço. Iremos ficar 20 dias – Milão,Florença e Roma. Iremos por conta, dispensamos agencia de viagem.

1. Olá Clara!
      Minha dica é: relaxe e curta sua viagem!
      Não tem o porque de ter medo, só tome as precauções necessárias como em todos os lugares por onde passar em qualquer lugar do mundo. Nos locais onde tem sempre muita concentração de gente, tome cuidado com bolsas, batedores de carteira estão espalhados esperando a oportunidade da distraòão do turista.
      Leia o post sobre segurança na Itália e na Europa: https://keviagem.com/2015/07/saiba-tudo-sobre-seguranca-na-italia-e-europa/
      Não deixe de passar por Veneza, mesmo que não queira dormir uma noite na cidade, faça um bate e volta a partir de Milão, vale a pena, mesmo no inverno.
      Veja também o post sobre como enfrentar o inverno: https://keviagem.com/2012/12/inverno-como-se-vestir-para-enfrentar-o-frio-no-exterior/
      E boa Viagem!

15. Olá Damares, parabéns pelas suas dicas
    Estou querendo fazer uma viagem a Toscana na primavera de 2017, e ir tb até Arcole, terrinha da minha familia.
    Mas não estou querendo alugar carro, gostaria que se possível voce olhasse algum tour para estes lados e tb tem uns lugares pequenos lindos na Suiça.
    Preferencia pessoas acima de 50 anos.