Verona: bate e volta a partir de Milão

Não se pode pensar em Verona sem imaginar o cenário trágico de amor de Romeu e Julieta. O drama de Shakespeare certamente contribuiu para que a cidade se tornasse famosa no mundo inteiro.  Uma boa parte da economia da cidade é baseada neste “turismo romântico”, que encontra o seu final perfeito, embaixo do famoso balcão de Julieta, tão pequeno, e assim famoso. Mas Verona oferece muito mais do que o simples balcão de Julieta, com todo respeito, é claro.

Entrada do centro histórico

Verona

A cidade é uma combinação de valor artístico, histórico e cultural imerso na atmosfera encantadora de ruas estreitas e praças preenchidas pelos sabores da cozinha tradicional e regional. Basta pensar no filme “Cartas para Julieta”, onde um dos protagonistas tem uma grande paixão pela cozinha italiana, e decide viajar com sua namorada dos Estados Unidos direto a Verona para encontrar seus fornecedores, dos quais irá comprar os produtos para seu restaurante. Entrando  na cozinha de uma senhora local, graças a sua namorada, aprende alguns segredos da cozinha regional.  O filme em si não é nada de especial, na minha opinião é uma história bem água com açucar, mas vale a pena pela fotografia.

O que fazer em Verona

Piazza Bra

O que visitar em Verona

Agora, da para imaginar que Shakespeare nunca esteve na cidade de Romeu e Julieta? Não, né? Pois é, descobri isso visitando a cidade pela terceira vez esses dias, que decepção.

Cidade de Verona

Fui visitar Verona nesses dias de chuva, por sorte não choveu durante meu passeio, mas o tempo estava muito nublado, e o rio que atravessa a cidade, estava super cheio e com muita corrente. Levei 1h e 45 min. de Milão até Verona de carro, não peguei trânsito na estrada, então a viagem foi tranquila. Fiquei 3 horas rodando pelas vielas e apreciando as praças e monumentos do lugar. Fazia tempo que eu não passava por essa cidade que gosto muito. Aproveitando da visita de uma grande amiga do Brasil que queria muito conhece-la, resolvi fazer um bate e volta. Agora tem um estacionamento subterrâneo novinho na cidade que facilitou muito, além de não custar muito caro, paguei 7 euros por 3 horas.

Centro histórico de Verona

O que fazer em Verona em 1 dia

O anfiteatro Romano, melhor conhecido com o nome de “Arena”, provavelmente foi construído em torno do primeiro século. A Arena de Verona, como todos os anfiteatros, abrigava os espetáculos dos  gladiadores. Hoje é um grande palco, onde seguem apresentações musicais e famosas operas. Eu assisti “Aida” há uns 16 anos, maravilhosa, mas terminei dormindo, porque 4 horas de ópera, é pra quem entende muito e gosta de paixão, não é meu caso.

Arena de Verona

Areana

Arena de Verona

Arena de Verona

Euzinha na frente da Arena

Quando visitar a parte interna da Arena: de terça a domingo das 9.00h às 19.00h. Nos dias de espetáculos líricos, tipo óperas, das 9.00h às 15.30h

A Casa de Romeu e Julieta, encontra-se dentro de um pequeno pátio, é meio escondido, mas tem várias indicações. Antes de entrar na casa, não deixe de dar uma tocadinha no seio direito da estátua de Julieta, a lenda diz que dá sorte no amor. Não sei se funciona, mas o seio direito da coitada da estátua está bem gasto.

Balcão da Julieta

Balcão da Julieta

Estátua da Julieta

Estátua da Julieta

Quando visitar a Casa de Julieta: de terça a domingo das 8.30h alle às 19.30h. Segunda  das 13.30h às  19.30h. O valor do bilhete é de 6 euros.
Endereço: Via Cappello n° 23

O que visitar em Verona

Piazza delle Erbe

 

 

Centro histórico de Verona

Visitar Verona

Piazza delle Erbe, é a mais antiga praça da cidade, onde os edifícios medievais, lentamente, tomaram o lugar daqueles romanos. É o melhor local para vivenciar o lado mais popular e animado, sem renunciar  ao aspecto cultural do lugar. É onde acontece o mercado aos sábados e domingos, e ponto de encontro dos Veronenses, que entre uma compra e outra, aproveitam para bater um bom papo nos bares, tomando um delicioso cappuccino ou um cafezinho.  Na Piazza delle Erbe, encontram-se alguns monumentos que marcaram a história de Verona. Entre elas, a fonte chamada “Madonna Verona”, é a mais antiga. Outro monumento histórico da praça, é o Capitello, também chamado de Tribuna e erroneamente Berlina.

Berlina

Berlina

Arcas Scaligere, localizado no centro histórico de Verona, é um complexo funerário monumental em estilo gótico que abriga os tumulos da família Scaligeri. Encontra-se ao lado da Piazza dei  Signori. Vale a pena dar uma visitada.

O que fazer em Verona

Arcas Scaligere

Piazza dei Signori, conhecida como Piazza Dante, está situada próximo a Piazza delle Erbe. Nasceu no período medieval, através do desenvolvimento  dos prédios  de Scaligeri, assumindo desde o inicio, funções politicas, administrativas e representativas.

Piazza dei Signori

Piazza dei Signori

Cidade de Verona

Rio Adige que atravessa Verona

Rio Adige

Rio Adige

Descobrindo os cantinhos da cidade

Restaurante

Restaurante

Restaurante
[caixa title=”Saiba mais”]

Pratos típicos da gastronomia italiana
Comprar cosméticos na Itália mais barato
Cidades românticas na Itália: 7 dicas imperdíveis
Viagem para Itália e Grécia: roteiro de 20 dias
Conhecer a Grécia com uma brasileira

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Damares, eu assisti o filme “Cartas para Julieta”, o qual me deixou encantada com o panorama. Adorei como você descreveu a cidade, as fotos estão lindas, imagino com um dia de sol como deve ser! Estarei indo para Itália em abril em lua de mel, já estávamos (eu e meu noivo)com intenção de visita-la após ter visto o filme, e depois de ver seu post sobre o lugar, decidimos que vale a pena ficar na cidade por uns 2 dias.
    Abraços e parabéns pelo blog, estou amando.
    Mara

    19 de novembro de 2012
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    19 de novembro de 2012
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, como sempre voce consegue achar cantinhos lindos em todos os lugares que visita. Abraços. Eliana.

    20 de novembro de 2012
  • Damares Lombardo

    Ola! amei o site e gostaria que vc me informasse como fazer para ir de milão a VERONA de ônibus ou trem, não sei como funciona lá, estarei indo para Milão em Junho . beijos

    18 de dezembro de 2012
  • Damares Lombardo

    Estou muito interessada em conhecer verona, gostaria de saber se é facil sair de verona em direção a veneza, viajo daqui a 20 dias e ainda nao decidi sobre essas duas cidades.

    28 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi Damares
    Estou planejando minha viagem para a Itália em Novembro/2013…ou sozinha e estou muito animada !!!Por favor vc sabe me dizer se em novembro os ônibus turísticos em Milão funcionam? Aqueles ônibus de 2 andares??
    Beijos

    30 de junho de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá, sou Helena de Portugal.
    estou a organizar uma escapadinha a Milão com o meu marido de um fim-de-semana, 10 a 12 de abril.
    Estou tão baralhada com a escolha do hotel em Milão, gostamos de um bom hotel, bonito, limpo e bem localizado até mesmo fácil para sairmos à noite. E também gostava de ir a Verona pelo menos um dia de trem.
    Será que me pode ajudar e dar uma dicas???
    Adorei o seu site e dicas… 5*

    6 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares. Você almoçou na tratoria que fotografou? Você pode indicar algum restaurante que você tenha ido lá? Obrigado pela atenção.

    28 de agosto de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares! Tudo bem? Sua publicação me fez até suspirar só de pensar que irei conhecer Verona! Farei um bate e volta de Milão a Verona de carro e passarei um dia inteiro por lá. Poderia me ajudar a fazer um roteiro? Estou perdida por onde começar e terminar…qual o melhor local para estacionar o carro? Obrigada!!!

    14 de outubro de 2015
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares!
    Amei suas dicas! Sempre fui apaixonada pelo romance de Romeu e Julieta, indo a Itália em Julho não posso deixar de conhecer Verona. Como saiu de Milão pela manhã para dormir em Veneza, quero saber quanto tempo eu levarei para conhecer está cidade maravilhosa? Obrigada!

    25 de maio de 2016
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares!

    Vou fazer o trecho Verona-Paris de trem com a minha familia. No hora da compra do trem noturno para quarto pessoas ficaremos na mesma cabine se eu escolher a cabina de 4 pessoas mista? Obrigada!

    13 de junho de 2016
  • Damares Lombardo

    Ola Damares!
    Adorei seu site. Poderia me ajudar. Estarei viajando com mu marido para Italia em setembro, porém, Verona não está incluso no pacote, mas quero muito conhecer. Vamos chegar bem cedo em Milão, sei que da p irmos de trem para Verona né. Mas como faço, Em qual estação em Verona devo descer e, lá dá para ir caminhando para os pontos turísticos?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Elaine

    1 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!
    Primeiro obrigada por me responder. É necessário pegar o ônibus ou podemos ir caminhando, pq quero conhecer a casa de Julieta. E o trem que devemos pegar é regional?
    Obrigada desde já
    Elaine

    1 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá,
    Pretendo fazer o trajecto (ida e volta) Milão-Verona no entanto tenho uma dúvida. Apesar de saber que comprando antecipadamente o bilhete (no site da Trenitalia) ser mais barato, gostava de saber se a variação de preço é significativa (Internet vs. Local). Se a variação de preço for curta preferia no local por causa das variáveis: atrasos, questões climatéricas, disposição, etc, já que a alteração/cancelamento,depois, não será possível…
    Obrigado,
    Marcos.

    11 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, bom tarde. Adorando todas as dicas do seu blog sobre a Itália. Estou planejando uma viagem de 23 de março até 5 de abril. Gostaria de uma informação/opinião sua. Vou comprar o trecho de trem Verona/Veneza e pela diferença de valor e por ser uma viagem curta estou pensando em comprar o trecho regional veloz, ele tem apenas 20 minutos a mais de viagem e custo a metade do preço do Freccia. Estaremos com malas e esta é minha duvida: será que nesse trecho pode acontecer de ter que viajar de pé? será que conseguimos ir bem com malas? somos em 3 adultos e 1 criança. Agradeço se puder dar sua opinião e ajuda. Grande abraço.

    27 de dezembro de 2016
      • Damares Lombardo

        Muito obrigada, farei isso então! Mas devo comprar logo no site da trenitalia para garantir este horário do regional veloz, pq o outro regional leva uns 40 minutos a mais de viagem.

        30 de dezembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Boa tarde. Me pareceu que apanhando o trem regional na Estação Central de Milão para Verona, é preciso fazer uma mudança de trem. Pode me elucidar sobre isso? Obrigada desde já…

    29 de abril de 2017
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, estou com medo de chegar em Milão e não ter mais horário de trem, devido aos horários do nosso vôo. E preciso ir pra Verona no mesmo dia que chegar, devido a um casamento. Você acha que teria algum problema seguir de carro de Milão até Verona, por volta das 21:30 da noite? Obrigada.

    12 de maio de 2017
  • Damares Lombardo

    Damares, qual o estacionamento, pode me passar urgente!rsrsrsr

    3 de outubro de 2017

Deixe Um Comentário