Passeios de trem a vapor na Itália

Já pensou em fazer passeios de trem pela Itália? A Ferrovia Turística Italiana (FTI), é uma associação de voluntários formada em 1998 com o objetivo de colocar de novo em circulação alguns trens antigos a vapor apenas para passeios turísticos.

O objetivo desses passeios de trem, é de preservar o patrimônio histórico das ferrovias e de coloca-lo disponível ao turista, além de valorizar uma parte de  território esquecido (inclusive estações de trem  abandonadas), o qual oferece panoramas inusitados e fascinantes com um impacto ambiental menor, longe daquele turismo de massa que todos conhecem.

O FTI chegou também em Trento, a cidade mais importante da região do Trentino, localidade de montanha próxima a países nórdicos como a Alemanha e a Áustria. Por sua proximidade com esses países, Trento absorveu uma grande influência da cultura germânica, na arquitetura, na gastronomia e no idioma, é muito comum escutar as pessoas falarem em alemão por lá. Em dezembro é possível fazer passeios de trem até Trento para visitar os característicos mercadinhos de natal num visual de fábulas em meio a montanhas cobertas de neve.
Fica aqui a dica, caso você esteja em Milão em dezembro, é só pegar o trem!

Visite o link da FTI: ferrovieturistiche

As linhas colocadas em função são as seguintes:
Ferrovia della Val d’Orcia (FVO)
Treno Blu – Ferrovia del Basso Sebino (FBS)
Ferrovia Turistica Camuna (FTC)

Treno Natura – Ferrovia della Val d’Orcia (FVO) – O trem parte da estação de Asciano na província de Siena, no coração das Cretes Seneses, viajando em direção a Maremma e Grosseto. Durante o percurso, se atravessa lugares encantadores, a verdadeira essência da Toscana rural, com o vale de Asso dominado pelo castelo medieval de San Giovanni de Asso, e o Val d’Orcia, onde o trem passa percorrendo ao lado do rio e aos pés do Monte Amiata.

São vários itinerários para aproveitar da beleza dessa região magnífica, desde degustação de vinhos (Brunello) a gastronômico. O trem do vinho “Il Treno del Vino”, tem saídas quase todos os finais de semana de Siena, chegando na estação de Torrenieri-Montalcino, que é também cantina (na estação tem um vagão-empório de degustação de vinhos e produtos típicos toscanos).

Maremma

passeios de trem

O Treno Blu – Ferrovia del Basso Sebino (FBS) e Ferrovia Turistica Camuna (FBS) – Essas duas linhas percorrem a região de Brescia-Iseo-Edolo, com itinerários diferentes. Uma viagem a bordo desses trens, permite a fazer um mergulho num mundo colorido, que vai capturar também a curiosidade das crianças. Iseo é um lago azul que se encontra imerso no verde do Val Camonica, entre Brescia e Bergamo e no Parque regional do Adamello.

Aqui você vai ter a oportunidade de passar pela fantástica região da Franciacorta (onde se produz o famoso prosecco), rica de vinhedos com paisagens espetaculares, que vai do verde do vale seguindo até o branco da neve presente nas altas montanhas. Esses passeios de trem  a vapor ou elétrico acontecem quase o ano inteiro (o trem elétrico é usado no inverno, no mês de dezembro), com programações muito interessantes, inclusive de degustação de vinhos e gastronomia. Os trens partem de Milão (da estação de Lambrate), de Bergamo e de Brescia.

Vinhedos da região de Franciacorta

Degutação de vinhos

Aconselho a enviar um email em inglês para saber mais detalhes e reservar os passeios de trem. Em cada página com os programas, você vai encontrar o endereço email de contato.

Existem também passeios em outras regiões da Itália em locomotiva, é só procurar na internet por “Treno a vapore in Italia”.

Buon viaggio!!!

 


 


Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Carmem

    Olá Damares! Tudo bem com você?
    Passei hoje aqui para te dar um olá e dizer que continuo acompanhando seu blog.
    Leio todos os seus posts no meu e-mail. Quanta saudade dessa terra maravilhosa! Essa viagem que fiz para Itália foi o maior investimento de minha vida.Quero voltar um dia com a graça de Deus e quem sabe dessa vez a gente se encontra em Milão? Amei esse post! Deu vontade de fazer um passeio nessa Maria Fumaça, rs!
    Um abração

    26 de junho de 2013
  • Silvia Maria

    Damares, essa dica do trem a vapor é show de bola, amei.
    Parabéns pelo blog

    27 de junho de 2013
  • MARINA FERREIRA DA SILVA

    OLÁ DAMARES, TUDO BEM?
    ESSA É A PRIMEIRA VEZQUE ENTRO NA SUA PÁGINA, NÃO CONHECIA. EU AMEI!
    SOU UMA APAIXONADA PELA ITÁLIA E PELO SEU POVO NÃO SOU DESCENDENTE E NEM NUNCA ESTIVE FISICAMENTE AI, MAS VIVO A SONHAR COM ESSA TERRA. TENHO ALGUNS AMIGOS ITALIANOS VIRTUAIS, SÃO MUITO SIMPÁTICOS.
    ENQUANTO NÃO REALIZO O SONHO DESSA VIAGEM, CONTINUO A PARTICIPAR DE PROMOÇÕES E A LER ESSAS MARAVILHAS QUE PESSOAS COMO VC ESCREVEM. BEIJÃO!

    24 de dezembro de 2013
  • beatriz

    Boa tarde Damares, tdo bem?
    Adoro seu blog, tenho seguido sempre.Meu marido e eu, temos viajado ultimamente de moto.junto com um grupo, ou seja uma agencia aqui do Brasil que organiza tudo.Saimos do Brasil com tudo programado.Em outubro vamos fazer a Costa Amalfitana, no final de outubro, o que será mais um sonho realizado.Toda vez que planejamos uma viagem, costumo pesquisar bastante os l ugares por onde vamos passar.Então, na verdade, ja inicio a viagem bem antes.Vc te alguma dica para essa região?abraços
    Beatriz

    11 de setembro de 2016

Deixe Um Comentário