por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Viajar de ônibus ou de trem na Alemanha

Viajar de trem na Alemanha é confortável e rápido, mas nem sempre barato.

A ferrovia alemã é uma das mais eficientes da Europa, com trens tecnologicamente avançados, pontuais e oferecem um ótimo serviço. Talvez por este motivo não custe pouco.
A ferrovia de trem na Alemanha se chama Deutsche Bahn, e os trens se dividem em duas categorias: trens de longa distância e de curta distância. Ao primeiro grupo pertencem os trens “Intercity” (IC) e “InterCity Night” (ICN), “Eurocity” (EC) e “Euronight” (EN). Para as rotas internacionais, existem alguns trens inter-regionais e de longa distância, além dos elegantes “InterCity Express “(ICE), trens de alta velocidade capazes de atingir 330 km/h.

A bordo destes trens tem bar e restaurante, tomadas elétricas e banheiros limpos. Os trens ICE percorrem os trechos nacionais que ligam as principais cidades alemãs e também alguns destinos internacionais: Zurique, Viena, Bruxelas e Amsterdam. E claro que o preço da passagem corresponde a todo esse serviço oferecido pela companhia de trem na Alemanha.

O trens da segunda categoria (curta distância), fazem parte daqueles regionais – trens RE Regionalbahn – com os quais é possivel chegar em cidades menores e nas estações secundárias, mas já adianto que nesses trens você pode encontrar as vezes qualquer vagão velho.
Para conseguir um bom preço na passagem de trem na Alemanha, recomendo a comprar online através do site da companhia ferroviaria com um certo tempo de antecedência. As vendas são disponíveis no site da Deutsche Bahn a partir de 3 meses antes da viagem, e você pode até conseguir economizar uns 25% sobre o valor cheio do bilhete.
A ferrovia alemã oferece alguns passes com boa vantagem para viajar de trem na Alemanha, sobretudo se você estiver viajando em grupo. Visite o link da Deutsche Bahn para saber mais detalhes.
E caso você decida comprar as passagens online e precise de ajuda, siga o passo a passo do Ricardo Freire do Viaje na Viagem, está super claro.

Ônibus
Viajar de ônibus na Alemanha, é possível desde 2013, quando foi liberado o transporte de ônibus intermunicipais, que até então, não era possível para outras empresas fazer os serviços de ônibus onde já existiam aqueles ferroviários.
Com a liberação do mercado, apareceram várias companhias de transportes com uma ampla rede de conexões, preços baixos, eficiência e segurança.

A única desvantagem, é que viajar de ônibus na Alemanha, em relação a viagem de trem, nas longas distâncias, leva mais tempo. No entanto, o nível de conforto é muito elevado, existem serviços como Wi-Fi ou assentos reclináveis que termina compensando esta desvantagem.
A rede de ligação é bem desenvolvida e conecta com as cidades principais proporcionando uma excelente frequência de dia e de noite. Em muitas grandes cidades têm estações de ônibus, enquanto algumas estações são unidas com aquelas ferroviárias. Em alguns casos, essas estações não fornecem serviços como bilheteria ou sala de espera.

Os percursos principais ligam as maiores cidades como Amburgo, Berlim, Colônia e Frankfurt com outras localidades menores como Dortmund, Düsseldorf o Lipsia. A rede de ligações está se desenvolvendo rapidamente, e muitas cidades pequenas estão sendo incluídas nas novas rotas ou são acessíveis com combinações de mais de um ônibus ou ônibus e trem.

No momento essas são as principais companhias para viajar de ônibus na Alemanha: Meinfernbus, Flixbus, ADAC Postbus e BerlinLinienBus.
Aconselho a reservar com uma certa antecedência para conseguir preços baixos, porque o sistema é o mesmo dos trens e voos, quanto antes reservar, mais barato vai pagar. É possível comprar as passagens online até para o mesmo dia.

A diferença de preços entre uma viagem de trem e de ônibus, as vezes é bem grande. Uma viagem de Colônia para Berlim, por exemplo, pode custar cerca 75 euros e a viagem dura 4h e 20 minutos. A mesma viagem de ônibus, custa em torno a 20 euros, mas o percurso é mais demorado, são 7 horas viajando.
Agora é só você se organizar e decidir se vale a pena viajar de trem na Alemanha ou de ônibus.

Boa Viagem! Gute Reise!

22 respostas

  1. Oi Damares, antes de tudo parabéns.
    Vou fazer o seguinte roteiro e pretendo utilizar, prefencialmente, ônibus entre as cidades, saberia informar se é possível comprar as passagens nas próprias estações rodoviárias, e/ou aos motoristas ou apenas pela internet mesmo ?
    Munique/Nuremberg/Colonia/Hannover/Berlim/Varsóvia/Cracóvia/ Budapeste/Bratislava/Viena

    1. Marcos, eu aconselho a comprar com antecedência online, pois acho que só vendem assim mesmo.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *