Catedral de Colônia abriga as Relíquias dos Três Reis Magos

Impossível chegar diante da Catedral de Colônia e não se surpreender com sua altura. Você vai olhando pra cima e seu pescoço vai dando torcicolo, porque parece que as extremidades de suas duas torres não chegam nunca!

Nem preciso dizer que esta é a principal atração a ser colocada na sua lista sobre o que fazer em Colônia, né mesmo? Ela está localizada bem no centro da cidade e ao lado da estação central, facilitando a começar o percurso do passeio próprio a partir dela.

Como a maioria das igrejas góticas, é imponente e majestosa. É conhecida como Kölner Dom, mas seu nome oficial é Igreja dos Santos Pedro e Maria – Hohe Domkirche St. Peter und Maria, em alemão.

Catedral de Colônia

Catedral de Colônia

É o monumento mais visitado da Alemanha não só por sua imensa altura, mas também porque abriga as relíquias dos Três Reis Magos, levadas de Milão para Colônia pelo Imperador Barba Roxa. Na verdade, a atual Catedral de Colônia, foi construída para guardar essas supostas relíquias. Hoje, a catedral é um famoso local de peregrinação e Patrimônio Mundial da Unesco.

Catedral de Colônia

Sua construção iniciou em 1248 inspirando-se na arquitetura da catedral de Amiens, na França, sobretudo no que diz respeito a planta e estilo. Por falta de verbas, os trabalhos foram interrompidos em 1530 e, somente em 1842, com dinheiro da corte prussiana (Colônia pertência a Prussia nesse período) e da população, deu-se continuidade com conclusão em 1880.

E o resultado final, foi, e é surpreendente, com suas torres de bem 157 metros de altura, é a segunda igreja mais alta da Alemanha, perdendo para aquela de Ulm (completada em 1890), e a terceira mais alta do mundo.

Quando você visitar a Catedral de Colônia, vai notar os andaimes em torno a ela. De fatto, já após poucos anos do término de sua construção, percebeu-se que o arenito com que ela foi construída, era muito sensível às condições meteorológicas. A poluição, as chuvas e os escrementos dos passáros, fazem com que, desde 1904, a “Dombauhütte” – a empresa de construção civil que no final 1800 completou a construção da catedral – esteja constantemente fazendo-lhe trabalhos de restauração, especialmente do lado externo.

Até mesmo os 20 milhões de pessoas que a visitam a cada ano criam problemas – aumentam a umidade no interior da catedral – e, assim, contribuem, involuntariamente, o custo de manutenção que chega a cerca de 10 milhões de euros por ano.

O interior da igreja, com planta em cruz latina, é composto por uma imponente nave central ladeada por dois corredores de cada lado.

Interno da Catedral de Colônia

Interno da Catedral de Colônia

o que fazer em Colôniaigrejas goticas

Certamente, você vai notar os 1350 metros quadrados de vitrais com representações de imagens retratando as histórias do Velho Testamento. Destacam-se as cores branca, vermelha, azul e preta, respectivamente símbolos de pureza, amor, castidade e inocência, e punição eterna.

o que fazer em Colônia

A Catedral de Colônia há numerosas obras de arte, mas a mais importante é a Urna dos Três Reis Magos (situada atrás do altar mor), que segundo a tradição, deveria abrigar os ossos dos Reis Magos. A Urna mede 1,10 m e tem 2,20 m de comprimento, é uma obra-prima da ourivesaria medieval (remonta ao século XII). É o maior sarcófago da Europa e é inteiramente coberto com prata folheada e centenas de pedras preciosas.

Relíquias dos Três Reis Magos

Urna dos Três Reis Magos

A “Schatzkammer” (câmara do tesouro) abriga relicários preciosos, instrumentos litúrgicos, manuscritos, paramentos e insígnias dos arcebispos e do clero, que vai do sec. IV ao XX.
A câmara do tesouro se encontra no lado norte da igreja (no transepto norte) e para visita-la precisa pagar.

Horário de abertura para visitar a Catedral de Colônia:

De novembro a abril todos os dias das 6h às 19.30 (recomendo a verificar no site da igreja os horários para o período de natal, ano novo e carnaval)
De maio a outubro todos os dias das 6h às 21h
Site: koelner-dom.de
A entrada para visitar a catedral de Colônia é gratuíta, é possível fazer visita guiada de segunda a sábado em inglês ou alemão. O bilhete custa 7 euros

Horário de abertura para visitar a câmara do tesouro:
De janeiro a dezembro todos os dias das 10h às 18h (recomendo verificar os horários no site da catedral para o período de natal, ano novo e carnaval)

Bilhete: 6,00 euros

o que fazer em Colônia

Catedral de Colônia

[caixa title=”Saiba Mais”]

Museu do chocolate em Colônia
Carnaval de Colônia, o mais famoso da Alemanha
Alemanha: mercados de natal em Colônia
Cidade de Colônia – Uma agradável surpresa
Como visitar Colônia com vista panorâmica

Organize sua viagem para Alemanha visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Maravilha de Catedral gótica!!! Imponente e majestosa, como você disse!!! Não sabia que abrigava as relíquias dos três reis magos.
    Abs
    Gil

    3 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Oi Damares!
    Estou montando meu roteiro da próxima viagem e pretendo passar por Colônia vindo de trem de Bruxelas, minha intenção é ficar apenas 1 noite em Colônia e seguir para Munique e, como eu tenho loucura por visitar igrejas na Europa, vou dar preferência pra conhecer a Catedral antes de qualquer outra coisa na cidade, vc acha que vale a pena visitar a câmara do tesouro? Existe a possibilidade de subir nas torres da igreja?
    E se vc tiver alguma dica de hotel com preço bom e pertinho da estação central, seria ótimo tbm 🙂
    Obrigada!!

    2 de maio de 2016
      • Damares Lombardo

        Ok, Damares, vou dar uma olhada no outro post!!
        Obrigada mais um vez! Suas dicas são as melhores 🙂

        3 de maio de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares
    Ler seus textos me ajudaram muito no minha viagem à Itália! Agora preciso de tirar uma dúvida sobre a Alemanha! Programo viagem de 10 dias! Meu marido tem parentes em Emmerich e vamos aproveitar para conhecer a região do Reno! Vc índica um hotel em Emmerich?! Consigo me deslocar bem de trem nessa região . E a outra: chegar por Frankfurt ou Berlim? sendo que queria conhecer as duas cidades!

    12 de março de 2017

Deixe Um Comentário