Depois de ter recebido vários comentários no blog perguntando sobre o que colocar na mala para enfrentar o inverno no exterior, resolvi escrever um post referente ao assunto. As previsões dizem que na Europa vai fazer bastante frio este ano 2012/2013. Por aqui ele já chegou!

Até nossa cachorrinha Bijoux sentiu frio. Resolvi colocar meu cachecol nela, porque a tadinha estava tremendo. Só podia ser por causa do frio!
Inverno na Europa

Primeiro, mas bem primeiro de tudo, EVITE COMPRAR ROUPAS DE FRIO NO BRASIL!!! Vai gastar muita grana, além de passar muita raiva quando ver as vetrines das lojas do lugar de seu destino com uns modelitos maravilhosos com preços bem mais baratos.  Sem contar que na maioria das vezes, as roupas de inverno no Brasil, não são quentes o suficiente para aguentar temperaturas muito baixas. Não esqueça que você vai caminhar muito, isso significa, ficar muito tempo ao aberto.

Aqui vão algumas dicas para conseguir enfrentar o inverno no exterior:

A primeira dica para proteger-se do frio,  é aquela de evitar  o uso exagerado de roupas,  terminam por apertar demais limitando os movimentos. Embora possa parecer a melhor solução, na verdade, não é,  uma vez que os musculos ficam apertados, trabalham bem pouco, e isso não ajuda a produzir calor. Apanhei bastante pra entender isso nos primeiros anos de inverno na Europa, mas hoje estou esperta no assunto, sou muito friorenta!!!

Nos países com inverno rígido, os ambientes fechados são aquecidos com calefação, e se você estiver cheio de roupa, vai morrer de calor e transpirar como um louco quando entrar em um bar para tomar um café, por exemplo. O importante é não usar roupas que fazem transpirar, mas que esquentam deixando o corpo respirar.

Existem vários tipos de roupas térmicas, inclusive íntimas. Já sei, você nem sabia disso! Mas agora já sabe, e digamos a verdade, pra que uma pessoa que mora num país tropical como o Brasil vai querer saber disso? Principalmente se morar no nordeste. Mas agora que o brasileiro está podendo viajar mais para o exterior, é importante ficar informado de como enfrentar o inverno nos países que tem temperaturas muito baixas.  Sei que já existem algumas lojas no Brasil que vendem roupas térmicas, me parece que encontram-se no Rio de Janeiro, mas com certeza vai custar bem mais caro do que no exterior, mesmo porque, são importadas. Antes de sair do Brasil, faça uma pesquisa na internet e veja onde comprar essas roupas de frio na cidade pra onde vai.

Roupa térmica
Roupa térmica no inverno

Se você está indo para um lugar frio tipo EUA, Canadá e Europa, todos eles no inverno, com certeza irá precisar de uma roupa térmica. Aqui na Europa, tem várias lojas de produtos e roupas esportivas que vendem essas roupas com preços bem razoáveis.

Guia de Veneza com Roteiro de 3 dias!

Para fazer uma viagem perfeita a Veneza, conheça nosso guia de 51 páginas com muita informação e um roteiro de 3 dias com passo a passo.

Mas o que significa roupa térmica? Essa roupa funciona como uma segunda pele, mas pra que ela funcione mesmo, precisa ser colocada diretamente ao contato com o corpo, ou seja, tem que vestir ela primeiro, depois o resto (mas por cima da calcinha/cueca e sutiã).

Ela vai manter a temperatura corporea sem deixar o calor que seu corpo produz ser roubado pelas roupas, evitando a te deixar gelado. Legal, né? Essas roupas são bem aderentes, mas traga calças um pouco largas, e se não quiser perder o charme, traga calça legging.

Eu não aconselho a usar jeans quando a temperatura é bem baixa, porque deixa as pernas congeladas, mas se usar a calça/ceroula térmica por baixo, da para resistir mais. De qualquer maneira, evite a usa-la e dê preferências para moletons, calças de lã e o legging grosso (no exterior tem legging mais grossa para o inverno). A calça de Fleece também pode ser uma ótima opção, é um material bem macio e quente, com a calça térmica por baixo, é perfeito.

Mas atenção, porque o muito barato não irá funcionar se estiver muito frio e você for friorento, como eu. Existem dois tipos de roupa térmica, a diferença só da pra saber tocando diretamente o material. Procure comprar a Thermo Plus, é mais cara, mas é a melhor, esquenta bem. Mas se você estiver visitando a Itália e a temperatura for ficar por volta de 6°C a 2°C, a mais barata pode até funcionar, mas se fizer mais frio do que isso, compre a mais cara.

Para as mulheres, tem a opção de colocar uma meia calça de fio 80/100, mas pra mim, por exemplo, não funciona, fico sempre com as pernas geladas.

Como se vestir para enfrentar o inverno no exterior:

– Blusa de manga comprida térmica, outra blusa de manga comprida por cima. Pode ser de lã, moletom ou fleece
– Calça térmica, outra calça por cima. Pode ser de lã, moletom, fuso grossa ou fleece
– Meia curta térmica. Se for a térmica Thermo Plus, não precisa de mais nenhuma, caso contrário, coloque outra         meia de algodão por cima
– Casaco (recomendo embutido)
– Luvas térmicas
– Cachecol
– Gorrinho ou chapel. Procure colocar algo que cubra as orelhas
– Sapatos  (aconselho botas, mas tem que ser bem quente, de preferência aquelas com pelo dentro)

Você vai ter uma grande opção de casacos para comprar e com bons preços, com 40 euros já consegue comprar um quente.

Modelos de casacos
Casaco de inverno  Casaco de frio  Casacos quentes de inverno

Bem vindo ao FRIO!!!!!

Compartilhe este Artigo:

Comentários do Blog - 256 Comentários

  1. Carolina    12/12/2012

    Adorei as dicas, valeu!!!

  2. Cecilia    12/12/2012

    Damares, encontrar seu site foi bom demais. Estou indo para Alemanha dia 03 de janeiro, e essas suas dicas foram essenciais pra que eu não fique congelada por lá. Já estou pesquisando algumas lojas em Munich, mas está meio difícil, porque não falo alemão. Se você souber de alguma loja nessa cidade, me avisa por favor?
    Muito obrigada

    • Damares Lombardo    13/12/2012

      Olá Cecilia, não saberia te dizer uma loja especifica, mas tenho certeza que vc não vai ter dificuldades em encontrar esse tipo roupa num país frio como a Alemanha.
      Abraços
      Damares

      • michele rocha de oliveira    02/10/2013

        Olá, Damares vc pode me ajudar dizendo como me vestir na Italia vou morar lá

        • Damares Lombardo    03/10/2013

          Olá Michele, a temperatura já começa a cair em outubro, mas não faz muito frio, hj por exemplo está fazendo 16°. Traga roupas de meia estação e algo quente, porque tudo pode acontecer, o clima está meio doido.
          Abs
          Damares

          • Dulce Fernandes
            Dulce Fernandes    31/10/2013

            Damares, tudo bem?
            Estou indo para Roma, Paris e Londres no dia 20 de março/2014.

            Sinto muito frio, tenho que chegar com um casaco muito quente?

            Obrigada

          • Damares Lombardo
            Damares Lombardo    31/10/2013

            Cara Dulce, nem sei mais o que dizer, o tempo esta completamemte maluco, hoje fez 20° aqui em Milão, é um clima completamente anormal. Em março ainda é inverno, e deveria fazer frio, mas não como dezembro, janeiro e fevereiro. Eu te aconselho a trazer roupas quentes, porque frio deverá fazer, talvez não tão forte, mas friozinho vai fazer.
            Abs
            Damares

      • Aurenice Lopes Sanseverino    13/01/2014

        Bom Dia, Damares.
        Vou viajar no dia 7/3/14 e volto dia 15/3/14. Nunca fui a Europa e vou em uma excursão. Roteiro: Paris, Amsterdã e Bruxelas. Ficaria muito feliz com uma sugestão de enxoval, considerando que eu levarei do Brasil, pra poupar tempo. Agradeço, antecipadamente, a atenção que me fores dispensar. Saudações. Aurenice.

        • Damares Lombardo    13/01/2014

          Aurenice, desculpa, mas não entendi seu cometário

  3. Marta    12/12/2012

    Olá Damares, você saberia me dizer onde posso comprar essas roupas em Milão? Estou chegando ai dia 27/12.
    Obrigada

    • Damares Lombardo    13/12/2012

      Marta, em Milão vc pode encontrar na Decathlon, tem uma na Piazza Cairoli, onde tem o castelo Sforzesco.
      Abraços
      Damares

  4. Carmem    12/12/2012

    Oi Damares!
    Muito bom seu post!
    Será que vou pegar muito frio chegando na Itália dia 31 de março até 14 de abril? Me falaram que mesmo sendo início de primavera ainda faz bastante frio.Eu como você sou muito friorenta e tenho medo de passar aperto, rs.O que você me aconselha levar além de um sobretudo e um casaco de nylon? O que é fleece?
    Abraços

    • Damares Lombardo    13/12/2012

      Olá Carmem, td bem? Já estava sentindo sua falta aqui no blog….hehehehehe. Final de março e abril ainda faz friozinho, mas não esse frio danado de agora. Você pode encontrar de 10°C a 18°C, mas não -2, por exemplo. Apesar de que o clima está maluco, e não é possível mais ter certeza de como ele vai se comportar. Eu aconselho vc a trazer um casaco leve e um mais pesado, assim não corre o risco de passar frio. Pode trazer tb o sobretudo, se fizer 18°C, da pra usar tranquilamente.
      Abraços
      Damares

  5. Carmem    13/12/2012

    Oi Damares!
    Deixei você em paz por uns dias, mas já voltei, hehehe!
    Essa temperatura que falou, pra mim é gelo mesmo!Olha, tenho medo de passar frio mas eu iria me sentir frustrada se você falasse para eu não levar meu sobretudo,kkkk! Tudo bem, ele não é lá essas coisas, mas nunca usei um e meu sonho é tirar uma foto de sobretudo e cachecol na Europa pra colocar no porta-retratos,kkkk!Agora, imagina meu atrevimento, eu sou asmática e deveria estar torcendo pra não pegar frio.
    Sua cachorrinha é linda!
    Um ótimo fim de semana!
    Abraços

    • Damares Lombardo    13/12/2012

      Carmem, vc é ótima! Claro que entendo o lance do seu sobretudo, pois pode traze-lo que vc vai conseguir usa-lo, pode ter certeza. Se estiver muito fresquinho, coloque uma blusa quente por baixo e uma jaquetinha e depois ele por cima, mas não deixe de usa-lo.
      Abraços
      Damares

      • AXELLY    24/08/2015

        DAMARES, EU AMO VOCÊ!!! TAVA DESESPERADA PRA MINHA VIAGEM PRA MILÃO MORRENDO DE MEDO DE PASSAR FRIO HAHAHA VC ME AJUDOU MUITO, VOU ARRASAR!!! SEU BLOG É MARAVILHOSOOOO.

        • Damares Lombardo    24/08/2015

          Axelly, então eu te salvei, né? rsrsrsrs.
          Abs e boa viagem!
          Damares

  6. Carmem    14/12/2012

    Damares, obrigada pelo “apoio”, hehehe! Bem, pelo que vi, a foto vai sair mesmo e se eu tiver que colocar luva será perfeito, mas se não precisar dela eu colocarei as mãos nos bolsos ou quem sabe pagarei o mico na operação “Tudo por uma foto”, kkkk!
    Um grande abraço!

    • Damares Lombardo    15/12/2012

      Carmem, vale sempre a pena por “Tudo por uma foto”…..rsrsrsrsrs.
      Grande abraço, espero de consegir encontrar com vc aqui em Milão, nem que seja pra um cafezinho.
      Damares

      • Eliete    06/04/2015

        Olá,Gostei muito dos comentarios.
        Não conheço ,ainda a Italia e Paris,eu queria iragora em maio,mas marido que ir em Setembro,o que acha? Qual dos dois e emlhor o clima,pois não gosto de calor…calor.. e sim ,.um pouquinho fresco e melhor! Na Italia,quero conhecer,Milão,Roma,Veneza ,e Napoles se der…Calabria vou deixar para o ano que vem ,conhecer parentes.Paris,e Paris.O que vc me aconselha?Abraço!

        • Damares Lombardo    07/04/2015

          Olá Eliete, setembro é um mês ótimo pra viajar na Europa, sobretudo nos países mais quentes como Itália e Espanha.
          Na Itália recomendo tudo que vc puder visitar, porque é um país maravilhoso: Milão, Verona, Veneza, Florença, as estradas do Chianti, San Gimignano, Siena, Perugia, Lucca, Cortona, Roma, Costa Amalfitana, Napoles, Sicilia…..é melhor eu parar por aqui porque estou me empolgando demais…..rsrsrs.
          Abs e boa viagem!
          Damares

  7. Jaqueline    24/12/2012

    Olá, viajarei para Itália no final do mês de março e irei permanecer até o inicio do mês de abril, gostaria de saber como é o clima nessa época? O que devo levar? Devo comprar as roupas de inverno aqui ou ai elas seriam mais resistentes e baratas?
    Desde já agradeço.

    • Damares Lombardo    24/12/2012

      Olá Jaqueline, final de março está começando a primavera, o clima começa a ser misto, traga um pouco de roupa de meia estação e de frio, porque de Roma pra baixo a temperatura já vai estar mais quente, mas aqui no norte pode fazer ainda um pouco de frio. Mas deixe sempre um espaço na mala para comprar alguma coisinha por aqui, mesmo porque, vc não vai resistir.
      Feliz Natal
      Abraços
      Damares

  8. Carmem    24/12/2012

    Olá Damares!
    Hoje estou entrando aqui pra te desejar um natal com muita saúde, paz e que você esteja bem quentinha de sobretudo, luvas e cachecol e de quebra comendo o melhor panetone do mundo, hehehe, mas eu também vou comprar quando for aí, viu?
    Um abraço

    • Damares Lombardo    25/12/2012

      Carmem, bem que eu gostaria de estar só de sobretudo, mas infelizmente nesse período o que funciona mesmo é o casaco pesado. Hoje aqui é dia de muito panetone, depois te mando um pedacinho virtualmente, tá bom? Hehehehehe.
      Obrigada pelo Feliz Natal. Desejo a você e sua família um Feliz Natal repleto de Paz, Serenidade e muito Amor.
      Abraços
      Damares

  9. Paty    24/12/2012

    Damares, você está coberta de razão. Lendo esse teu post sinto que já fiz tudo errado, hahaha! Nunca dei muita importância às roupas térmicas, sempre me enchi de roupa e ficava aquele auê pra me movimentar, além de, realmente, suar igual doida em lugares fechados. Vou atrás de uma roupa térmica em breve, acho que realmente vale a pena! 😀

    Ainda mais que mal consigo suportar o frio. Gostei.

    Um ótimo Natal pra ti!

    Beijos

    • Damares Lombardo    25/12/2012

      Olá Paty, não se preocupe, todos nós cometemos esse erro de nos vestir muito nos primeiros anos de inverno aqui na Europa, com o tempo começamos a entender como funciona. Bom mestrado (dei uma olhada em seu blog), e Feliz Natal.
      Abraços
      Damares

  10. Ana Paula    01/01/2013

    Olá Damares,
    Obrigada pelas dicas, são ótimas. Estou indo para Paris agora. No Rio, está fazendo muito calor, lá muito frio. O que você sugere vestir no dia da viagem? Obrigada e um FELIZ 2013.

    • Damares Lombardo    02/01/2013

      Ana Paula, evite se encher de roupa durante sua viagem, leve um casaco bem quente e coloque quando sair do aeroporto.
      Abraços e boa viagem
      Damares

  11. Fabi    17/01/2013

    Olá Damaris!
    Adoro todas suas publicações, já sigo há um tempo porém nunca comentei
    Preciso de sua ajuda, vou estar viajando para Italia no meio do mês de fev 13! Um cardiga e um sobretudo mais leve conseguiram ser suficientes no frio desse período? Mais uma pergunta, irei jantar em Napoli com a família de uma amiga que mora lá, o que poderia usar a noite nesse jantar que será em um restaurante reservado por eles? Fico com medo de passar frio no trajeto hotel restaurante Muito obrigada Bj

    • Damares Lombardo    17/01/2013

      Olha Fabiana, um sobretudo e um cardigan em fevereiro por aqui é meio arriscado, mesmo que você esteja no sul do país, porque os meses mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro. Bom, quando eu morava no Brasil há muitos atrás, sobretuto era um casaco leve, que aqui se usa em abril e outubro, agora não sei se já existe sobreturo mais quente, pode ser que sim. O importante é que vc saiba que o seu sobretudo vai ter que suportar um frio de 10°C a 6°C no sul do país. Agora, o tempo também pode ser bonzinho com vc e decidir que bem naqueles dias de sua presença na cidade, faça menos frio, e a temperatura suba pra 15°C, visto que hj o clima está completamente louco, mas isso não seria normal.
      Abraços
      Damares

  12. Fabi    18/01/2013

    Damaris,muito obrigada pela resposta!
    Abraços

  13. Tatiana Lima    15/02/2013

    Olá Damrares, tudo bem?
    Sou de Belo Horizonte/Minas Gerais, e me caso em 07 Dezembro de 2013, e estava pensando em ir para minha lua de mel na Itália.
    Você poderia me dar algumas dicas?Se é aconselhavel, se seria um bom roteiro, ou se ficariamos agarrados no hotel pelo inverno….
    Gostaria de umas dicas e se vocês esperam ter um inverno rigoroso no inicio/meio de dezembro 2013.
    Aguardo ansiosa seu retorno, rs!
    Muito obrigada,
    Tatiaana Lima

    • Damares Lombardo    15/02/2013

      Olá Tatiana, em dezembro já esta fazendo frio, mas vai depender da sua sorte. Em dezembro de 2011, o tempo estava ótimo, com temperaturas entre 7°C e 12°C, só começou a fazer frio mesmo em janeiro de 2012, e não foi um inverno muito rígido. Em 2012, o frio chegou cedo, com temperaturas bem baixas. Agora, se vc gosta do frio, acho que pode ser bacana, pricipalmente dar uma chegadinha em um dos alpes, coberto de neve, é bem romântico, não acha? Mas tudo depende do que vc gosta, claro que uma viagem por aqui na primavera, verão e outono é mais legal, mas o inverno também tem seus encantos.
      Não posso lhe ajudar em relação a temperatura de dezembro 2013, e acho que nem mesmo os metereólogos já sabem, pois está muito longe. Se precisar de um roteiro personalizado, é só solicitar.
      Abraços
      Damares

  14. Lívia    21/02/2013

    Olá Damares!
    Estou indo com minha família para Itália de 15 a 30 de março! Estamos com muitas dúvidas sobre o frio que encontraremos. Começaremos por Milão, passaremos por Roma e depois a Toscana.
    Será que até lá já deu uma esquentada? Hoje vi que estava nevando por aí…
    Estou planejando comprar casaco, luvas, etc quando chegar a Milao, mas estou com dúvida quanto ao horário de funcionamento das lojas. Até que horas o comérico funciona?
    Parabéns pelo blog! AEstou adorando as dicas.

    • Damares Lombardo    21/02/2013

      Pois é Livia, esse ano o inverno voltou como nos velhos tempos! Metade de março ainda faz friozinho, mas não como em fevereiro, geralmente tem uns 7°C a mais, tipo de 10°C a 14°C, mas não da para confiar mais no tempo, porque o clima está maluco. Hoje está nevando de novo…….afi, não aguento mais……rsrsrsrs. As lojas abrem às 10h e fecham às 19.30h, algumas fecham no horário de almoço, das 12.30h às 13h, mas no centrão não fecham.
      Abraços e curta bastante a Itália, é um país muito bonito.
      Damares

  15. Cynthia Martins    26/02/2013

    Ola, vou pra norte e centro da Italia em 15 de abril, pode me passar dicas de. que roupas levar, para nao passar frio? Obr.

    • Damares Lombardo    27/02/2013

      Cynthia, traga roupa de meia estação e um casaquinho um pouco mais quente. A temperatura fica entre 14°C e 20°C nesse período, mas se chover muito, pode abaixar.
      Abraços
      Damares

  16. Regina Montanari    04/03/2013

    Boa tarde, Damares

    chego em Milão no dia 24/03, vou passar por Veneza, Florença e Roma, retornando ao Brasil em 05/04.

    Pensei em levar uma jaqueta de couro e uma blusa de lã p/os dias mais frios e blusinhas meia-estação (aqui do Brasil) .. você acha que é o suficiente?

    Obrigada,

    • Damares Lombardo    04/03/2013

      Olá Regina, tudo vai depender de sorte, porque o tempo anda meio louco, mas saiba que final de março ainda faz fresquinho em Milão e Veneza, Florença e Roma já são mais quentes. De qualquer maneira, o máximo que pode acontecer, é vc precisar comprar algo mais quentinho por aqui, mas acredito que possa ser suficiente sim.
      Abraços
      Damares

      • Regina Montanari    19/03/2013

        oi Damares,
        domingo estou chegando em Milão …
        o tempo já esquentou um pouco ? li que domingo nevou ai, moro no norte do Paraná e aqui o frio é bem tranquilo, estou preocupada com o clima daí … chegaremos à tarde, as lojas abrem no domingo `a tarde/noite? Tem algum shopping que você recomenda? Talvez eu precise comprar um casaco por aí … Abraços e muito obrigada pelas dicas …
        Regina.

        • Damares Lombardo    19/03/2013

          Regina, a previsão pra domingo é de chuva, mas de segunda em diante já vai melhorar, com temperaturas entre 9° e 15°. Se vc mora no Paraná, acho que um casaco que usa ai da pra segurar as pontas nesse período por aqui. Os shoppings ficam fora da cidade, dê uma volta no centro da cidade, na Via Torino e Corso Vittorio Emanuele II, tem sempre alguma loja aberta, principalmente a Zara, que tem bons preços e coisas bonitas.
          Abraços
          Damares

  17. Shirlei Medeiros    16/03/2013

    Damares, to indo dia marco dia 25 e retornamos dia 06 de abril. Da pra achar casacos com preços razoáveis , não quero levar tudo daqui pois moro no nordeste e vou pagar caro por um casaco que nem sei se vai servir. Qual loja você sugere? Gosto de coisas atuais com preços pagáveis? Rsrsrs

    • Damares Lombardo    16/03/2013

      Olá Shirlei, não compre casaco no Brasil não, é muito caro mesmo, aqui vc vai encontrar com bons preços.No centro da cidade, na Via Torino, tem bastante lojas baratas: Zara, Mango e outras.
      Abraços
      Damares

  18. Amanda Brandao    15/04/2013

    Bom tarde damares…
    estou indo pra Italia em 30 de abril…estou com duvidas quanto as roupas que devo levar na bagagem….vc pode me dar algumas sugestoes?

    • Damares Lombardo    16/04/2013

      Amanda, o clima está completamente maluco, traga roupa de meia estação e um pouco mais fresca, acredito que no final de abril o friozão não volta mais.
      Abraços
      Damares

  19. nina    10/05/2013

    BOA NOITE DAMARES,IREI PARA A ITALIA NO COMEÇO DE NOVEMBRO,FICAREI NA CIDADE DE CAMERINO,QUE TIPO DE ROUPA DEVO LEVAR,LA FICAREI UM MES.OBRIGADA PELA ATENÇAO.BJS

    • Damares Lombardo    10/05/2013

      Olá Nina, novembro é outono, mas já começa a mostrar sinais de inverno, eu aconselho a vc trazer roupas me meia estação e de frio. Ainda não faz aquele frio pesado, mas pra brasileiros, já faz frio.
      Abraços
      Damares

  20. Olga    09/07/2013

    Olá Damares,

    Parabéns pelo site e pela disponibilidade em responder às nossas dúvidas.
    Reservei um flat em Milão por três semanas, entre o final de dezembro e início de janeiro. Pensei em ficar nessa cidade por possibilitar visitar outras cidades da Itália e e outros países próximos. Acha que estou certa? Poderia sugerir algum roteiro? Qual a temperatura usual nesses período? Abraços

    • Damares Lombardo    09/07/2013

      Olá Olga,fico feliz que tenha gostado do blog. Olha, eu acho a posição de Milão ótima pra conhecer outras cidades e países, mas 3 semanas somente aqui e ficar fazendo bate e volta, eu acho pouco prático. Você já conhece Roma? Um bate e volta pra Roma é puxado, a cidade é grande e vc não vai conhecer nada em apenas 3 horas na cidade, porque vai gastar quase 3 horas na ida e mais quase 3 na volta, só ai já perdeu 6 horas de passeio na cidade. Vou te mandar um email explicando melhor sobre outro roteiro que faço que poderia ser o ideal pra vc.
      Abçs
      Damares

  21. Tânia    17/07/2013

    Olá Damares, fiquei contente por ter encontrado suas dicas sobre a roupa térmica porque eu e meu marido vamos fazer um cruzeiro (11 dias) em fevereiro/2014 e eu já tô preocupada c/ o friozão da Europa. O navio partirá da Itália-Cevitavecchia e eu estou pensando em antes passar uns dias em Paris conhecendo os museus.Gostaríamos muito tbém de conhecer Roma e Veneza. Você sugere que conheçamos algum outro lugar? Parabéns pelo site e obrigada pela atenção, abçs
    Tânia

    • Damares Lombardo    18/07/2013

      Olá Tânia,vai depender de quantos dias vocês vão ter a disposição pra viajar por aqui. A Itália é cheia de lugares encantadores. Me fala quantos dias vcs estarão por aqui.
      Abçs
      Damares

      • Tânia    19/07/2013

        Oi Damares, como nós só teremos 20 dias de férias e o Cruzeiro é de 11 dias, sobra 09 dias.Não sei se é melhor ir direto p/ Itália e deixar p/ conhecer Paris em outra ocasião, o que acha? Bjs
        Tânia

        • Damares Lombardo    22/07/2013

          Tânia, em 9 dias da pra fazer bastante coisa, vc pode até visitar Paris em 5 dias e depois conhecer alguma cidade da Itália. Paris é Paris, vale sempre a pena conhece-la, o único problema é que por lá faz frio frio, além de ter muito vento. Caso se interesse por um Roteiro Personalizado nas cidades da Europa, da uma lida na página: http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/
          Abçs
          Damares

          • Tânia
            Tânia    23/07/2013

            Obrigada Damares, vou ver c/ meu marido um roteiro. Agora ele não quer mais ir em fevereiro por causa do frio, então acho que vamos em maio/2014. Abçs
            Tânia

          • Damares Lombardo
            Damares Lombardo    23/07/2013

            Tânia, se vocês puderem mudar pra maio é melhor. Imagine fazer o passeio de barco pelo sena com frio e vento!
            Abçs
            Damares

  22. Giulia Christie    29/07/2013

    Estou amaaaaando seu site! Muito útil as informações. Irei pra Londres sozinha, não agora mas em breve. E se pudesse dizer de alguma loja boa que conheça pra comprar essas roupas, seria ideal! Ah, e queria pedir um post um pouco específico pra essa cidade, que é muito visitada também, sobre hotéis etc.

    • Damares Lombardo    29/07/2013

      Giulia, Londres é uma das cidades que mais adoro da Europa, ainda não coloquei nenhum post sobre ela aqui no blog, porque faz um tempinho que a visitei, mas ela está na minha lista pra este ano.
      Abçs
      Damares

  23. andreia sobottka    30/07/2013

    Ola Damares adorei suas dicas,vc saberia me dizer em nova iorque onde posso achar essas roupas termicas,tem uma pessoa indo pra la e quero comprar pra minha filha que vai pra França no ano que vem obrigada

    • Damares Lombardo    01/08/2013

      Olá Andreia, infelizmente não tenho estas informações sobre New York, mas da uma olhada no da Marcie que escreve sobre a cidade e mora lá a muitos anos. Este é o endereço do blog: http://www.abrindoobico.com
      Pode dizer pra ela que fui eu que indiquei o blog pra vc.
      Abs
      Damares

      • Vilma    26/08/2013

        Damares

        Boa tarde!!

        Eu e minha família ( casal c/ 2 filhos ) vamos passar Natal e Ano Novo na Itália e gostaria se possível de uma dicas!

        Vamos ficar 15 dias sendo:
        5 dias em Milão sendo ( 1 dia Veneza/ 1 dia Turim/1 dia Verona e 2 em Milão )
        2 Dias em Genova
        3 dias em Florença ( Pisa e Assis )
        5 dias em Roma
        minha duvida é … alugar carro em Milão e devolver quando estiver indo pra Roma ou fazer tudo de trem??
        Vc pode nos incicar algum restaurante pra passar Natal em Genova.

        Grata,

        • Damares Lombardo    27/08/2013

          Olá Vilma, viajar de trem pela Itália é uma ótima opção, mas dependendo dos lugares que se vai visitar as vezes o carro pode ser a melhor maneira para se locomover. Alguns lugares que vocês irão visitar, são cidades grandes (Milão, Genova, Roma), com trânsito e dificuldades para encontrar estacionamento, a não ser a pagamento. Olha, aqui se festeja a ceia no ano novo, no natal é o almoço, mas pra eu te informar um bom restaurante em Gênova, precisaria fazer umas pesquisas, porque não é uma cidade muito solicitada pelos meus clientes que faço o Roteiro Personalizado, então não saberia te dizer.
          Eu mudaria um pouco seu roteiro, mas isso é uma história mais longa, precisaria fazer um programa um pouco mais detalhado.
          Boa Viagem
          Abs
          Damares

  24. Paula    01/09/2013

    Oi Damares,
    Boa noite!
    Estou indo para Roma no início de março 2014, estou apavorada com o frio, sou muito “friorenta”.
    Você saberia me dizer como seria o clima nessa época?
    Teria algumas lojas para indicação de compras para esse tipo de roupa com um preço mais acessível?
    Compras em Roma nessa época vale a pena?
    Onde seria a melhor região para se hospedar?
    Estou realmente perdida, me desculpe tantas perguntas, mas estou indo com uma amiga e não sei nem por onde começar!!!! rs
    Abraço e obrigada…

    • Damares Lombardo    01/09/2013

      Paula, não se apavore não, em Roma faz menos frio do que aqui no norte do país. Olha, dizer exatamente que temperatura vc vai pegar, fica difícil, porque o clima está completamente mudado, mas março ainda é inverno, menos forte do que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
      A temperatura pode ficar entre 8°C e 3°C em Roma no mês de março, vai depender da sua sorte…….rsrsrsrsrs.
      A loja Decathlon é uma boa opção pra comprar roupas invernais com bons preços.
      Vou te mandar um email sobre roteiro.
      Abs
      Damares

  25. Paula    02/09/2013

    Noooossaaaaa mais frio que eu pensava… Estou perdida… rsrsrsrs Muito obrigada Damares, vai ajudar bastante!!!
    Abraço.

  26. Delane Maria Medeiros Valente de Lima    11/09/2013

    Olá Damares,
    Estou adorando o seu site.Parabéns!!
    Olha,estou indo para Portugal em 26/12 passaremos o réveillons em um navio e retornaremos no dia 02/01,gostaria de saber: é provável que esteja muito frio?Tenho sobretudos,devo levar?Para o réveillon,o vestido tem que ser de mangas compridas?As blusas do dia a dia devem ser muito quentes ou de sedinha com casaco dá pra usar?
    Um beijo,agradeço antecipadamente
    Delane

    • Damares Lombardo    13/09/2013

      Olá Delane, em Portugal faz menos frio do que o resto da Europa, mas acho que só um sobretudo é pouco. Leve um casaco um pouco mais pesado ou deixe pra comprar lá. Pode ir pra festa de reveillon com um vestido até sem mangas, colocando um casaco por cima, porque dentro dos locais fechados faz calor.
      Bom reveillon
      Abs
      Damares

  27. Sara Duarte    19/09/2013

    Olá Damares, obrigada pelas informações. Estou com uma dúvida.
    Irei para a Alemanha em janeiro e ficarei um ano estudando lá, e estou indecisa quanto ao que levar e até o que vestir para a viagem (já que moro no Ceará e será uma mudança muito brusca de temperatura). O que você recomendaria que eu levasse para uma estadia como essa? Que peças eu poderia já ir comprando no Brasil?
    Abraços!

    • Damares Lombardo    20/09/2013

      Sara, acho que vai ser difícil vc conseguir encontrar roupas adequadas para o frio da Alemanha em Fortaleza. Eu sei que no Brasil existe uma loja que se chama “Loja de inverno” qua vende roupas invernais e para esquiar online. O frio da Alemanha é bem forte e precisa chegar bem agasalhado sim, mas compre somente pouca coisa no Brasil, só mesmo pra chegar, porque com certeza vc vai ter mais escolhas e preços mais baixos na Alemanha. Visite os mercados de roupas usadas, são ótimos e tem bons preços.
      Abs
      Damares

  28. Branca Santanna    20/09/2013

    Oi Damares gostei muito do seu blog , tem muitas dicas, aproveitei bastante .Estou indo para Gênova em novembro , que tipo de roupas devo levar.tenho roupa térmica e sobretudo mas não sei a quantidade de roupas . Ficarei 4dias em Gênova iremos a Milão e depois voltaremos para o Brasil no navio MSC Preciosa Aguardo sua resposta

    • Damares Lombardo    21/09/2013

      Branca, a quantidade de roupa a levar numa viagem somente quem vai viajar pode saber, mas eu sempre digo que quanto menos, melhor, mesmo porque, termina-se sempre usando a metade. Lembre-se que em novembro já faz friozinho, então da pra repetir as roupas, porque vai transpirar menos. Olha, sobretudo em novemnro, só se for bem quente, senão esquece. Use tênis para caminhar em Milão e em Gênova, porque os pés vão sentir a necessidade de um sapato confortável, pois caminha-se bastante pra conhecer bem os lugares aqui na Europa.
      Abs
      Damares

  29. Joanna    03/10/2013

    Olá Damares, adorei o blog! Estamos com passagens compradas para Itália 23/01 com volta para 11/02 fiquei preocupada pois meu cunhado quer desistir de ir por conta dessas previsões para o próximo inverno de que será o mais frio dos últimos 100 anos, estamos indo com meu filho de 5 anos, estou na tensão por conta dele, sei que o inverno europeu e rigoroso, vi que o norte da Itália e bem mais frio. Tenho acompanhado E vi algumas cidades com temperatura atualmente entre 16 e 17 graus, o que você me diz, já que tem passado tantos invernos por ai?! Adorei as dicas sobre as roupas, estaremos bem agasalhados!!!!!!! Amigos que foram no mesmo período que estamos indo disseram que foi ótimo, tava frio mas foi tranquilo, que tudo e lindo do mesmo jeito. Bjs Obrigada

  30. Joanna    03/10/2013

    Olá adorei o blog e as dicas sobre o que vestir, agora estaremos bem agasalhados! Damares estamos indo em 23/01 auge do frio para uma viagem de 20 dias pela Itália, vi que o norte e bem mais frio que no Sul, já contávamos com isso, só que agora com essas previsões que andam publicando de que o próximo inverno vai ser o mais frio dos últimos 100 anos, meu cunhado já quer até desistir, o que me deixou aflita e que vamos com meu Filho de 5 anos. Vi que algumas cidades têm tido atualmente temperaturas entre 16 e 17 graus, tranquilo! Sei que e difícil afirmar alguma coisa, ainda mais com tanta mudança climática, mas, o que você me diz com toda essa sua experiência aí na Itália, já ouvi amigos que foram dizerem que foi frio, mas tudo ótimo, tudo e lindo. Bjs e obrigada

    • Damares Lombardo    04/10/2013

      Sério que vai rolar todo esse frio por aqui? Nossa, nem tô sabendo…..rsrsrsrs.
      Olha, eu acho que cada período tem seu encanto, e o inverno aqui na Itália não é assim tão forte como em outros países como a Suiça e Alemanha por exemplo, da pra suportar tranquilamente, além do mais, os lugares fechados são aquecidos, é só entrar num bar e tomar um bom chocolate quente e continuar o passeio. Diz pro seu cunhado, que aqui não faz frio forte durante os 3 meses invernais que vai de dezembro a fevereiro, mas sim em determinadas semanas, mas não tem como saber quais, ai vai de sorte!!! Diz pra ele, que depois de tomar um bom cálice de vinho tinto, o frio passa rapidinho! Desisitr da viagem por esse motivo é uma pena…
      Abs
      Damares

  31. Cristovao barreto    04/10/2013

    Olá Damares, prazer em podê conversar com vc meu nome é Cristovão ,sou o cunhado da Joana, estou preocupado porque um colega me falou que os passeios neste época, final de janeiro e inicio de fevereiro, devido ao inverno intenso ficam comprometidos, por exemplo andar a pé em roma, lagos e paisagens congelados,transportes tb param como alguns trens. Como vc ja reside todo este tempo o que acha? É mesmo assim.

    • Damares Lombardo    04/10/2013

      Olá Cristivão, tudo bem? Olha, eu não posso te garantir que isso não vai acontecer, porque no inverno já aconteceram alguns episódios do tipo sim, mas não é uma coisa que acontece sempre durante todo o inverno. Eu viajei pra Toscana em dezembro no ano passado e cheguei a pegar 15°, no dia anterior estava fazendo 8°. Em Roma, faz menos frio do que em Milão, e dificilmente neva, nunca escutei falar de turistas que não conseguiram caminhar pela cidade no inverno. Os passeios nas cidades da pra fazer traquilamente. O lugar mais difícil pra transitar, é Venezia no período de forte chuva (novembro), porque da enchente na cidade. Caso vocês queiram alugar um carro, recomendo deixar pra fazer em Roma, assim vão ter idéia de como vai estar o tempo, consultando a previsão. Acredito que este possa ser o único incoveniente, por causa da neve nas rodovias. Viajar de trem por aqui é ótimo, prático e rápido. Não desista de sua viagem, vc vai se divertir mesmo com friooooooooooo.
      Abs
      Damares

  32. Joanna    04/10/2013

    Obrigada Damares! Indiquei o blog para meu cunhado, assim ele pode tirar as dúvidas com você. Entao, como disse teremos 18 dias para explorar a Itália, chegamos e partimos de volta para o Brasil por Roma. Pensei em 4 dias em Roma, pois nesses dias quero incluir um bate e volta a Orvietto, as demais cidades, Florença, Milão, Veneza, quero incluir Verona, pensei em Assis, achei interessante Pompeia, não sabemos a ordem ainda nem se faremos Assis e Pompeia, meu esposo pensou em incluir outro país que seja fronteira, mais aí já entra a questão de não ir para lugares frios demais. O que me indica de roteiro? Adorei as dicas para Criança! Grazzie mille. Kkkk

    • Damares Lombardo    04/10/2013

      Joana, cuidado pra não ficar correndo muito de uma cidade pra outra, porque pode terminar conhecendo os lugares muito rapidamente e pouco demais.
      Proccura dividir esses 18 dias em maneira correta. Roma está bem 4 dias, mas se vai passar um em Orvieto, ficam sendo 3, eu recomendo 4 dias em Roma.
      Florença, tem outras cidades próximas fantásticas par conhecer, vc pode usar Florença como base. Veneza 2 noites tá bom em fevereiro. Vou te mandar um email.
      Abs
      Damares

  33. Lydia    06/10/2013

    Bom dia Damares, irei para Itália no final de outubro pela primeira vez…e não tenho essas botas quentes. Estas de couro comum dariam para usar?? E tênis para os passeios a pé? O que você sugere, pois quero andar muito, conhecer tudo que tiver direito, mas com conforto. Obrigada pela atenção.

    • Damares Lombardo    06/10/2013

      Lydia, final de outubro ainda nao faz esse frio todo, pode usar bota de couro e tenis tranquilamente.
      Abs
      Damares

  34. raquel lednik lucio    09/10/2013

    Olá Damares,sei que é uma expert no assunto,como nunca fui a Itália,gostaria de saber se nas ferias de Janeiro eu poderia aproveitar bem a viagem,ou se você me aconselharia a ir somente nas ferias de julho pois somente nestes meses é que consigo tirar alguns dias com as crianças,estava pensando em ir agora em Janeiro,por favor me dê um help.
    Obrigada,Bjos.

    • Damares Lombardo    09/10/2013

      Raquel, se as crianças nao estao acostumadas com o frio, acho que vao curtir pouco. Em julho tem muito mais entretenimento pra elas por aqui.
      Abs
      Damares

  35. CLEBER HOLANDA JR    11/10/2013

    Olá Damares,
    Grato pelas dicas e parabéns pelo blog.

    Eu e namorada estamos chegando em MXP em 07NOV13 e ficaremos até 10NOV13.
    Pretendemos ficar proximos a Stazzione Centrale de Milano. Será que voce conhece um passe MILANO CARD, por 3 dias ao custo de 13,00 Euros por pessoa? Se conhecer poderia me dizer se podemos utilizá-lo saindo do aeroporto de Malpensa? segue o link: http://www.milanocard.it/the_milano_card.html.

    AGRADEÇO MUIIIITO

    Cleber

    • Damares Lombardo    11/10/2013

      Ola Cleber, conheço, ainda nao tive tempo de fazer um post sobre esse assunto. Vc pode comprar online e retira-lo no aeroporto, assim ja vai ter 25% de desconto para o transporte de onibus do aeroporto até a Stazione Centrale. Ele da tb uma assistencia medica, mas aconselho a fazer o seguro medico no Brasil, porque esse do Milan Card, cobre uma pequena parte e somente visitas medicas, em caso de necessidade de internar por exemplo, cobre muito muito pouco.
      Abs
      Damares

  36. Alessandra    17/10/2013

    Oi Damares, olha eu aqui de novo…rs. Estou em dúvida sobre os casacos, vou estar na Italia no final de dezembro e inicio de janeiro na Suiça. As suas dicas sobre as roupas são ótimas, minha dúvida é: para o inverno Suiço serão suficientes.

    Obrigada…bjs

    P.S. agora li o post Sobre o Blog (entendi como funcionam os comentários)…rs

    • Damares Lombardo    18/10/2013

      Olá Alessandra, “bentornata”. Se vc usar as roupas térmicas sim.
      Abs
      Damares

  37. Ana    18/10/2013

    Olá, Damares!
    Estou indo viajar pela primeira vez para o exterior. No meu roteiro passaremos por Paris e Londres em Janeiro. Claro que estou esperando bastante frio!!! Gostaria de saber se é realmente necessário o uso de roupas térmicas, e se tem como estancar o frio sem elas? Porque minha viagem será para estudos, então irei fazer pouquíssimas compras nas cidades, e essas roupas no Brasil são muito caras. Outra pergunta, você acha que a Decathlon no Brasil é um bom lugar para comprar roupas de inverno?Pois estou realmente com muito medo de não conseguir comprar nada e passar frio!!! E o problema é que ficarei um bom tempo!!! Você poderia me ajudar?
    Abraços,
    Ana

    • Damares Lombardo    18/10/2013

      Ana, Paris e Londres faz frio e tem muito vento nas duas cidades no inverno, mas sinceramente, te aconselho a comprar as roupas aqui na Europa, custa bem mais barato, vc vai encontrar Decathlon em Londres e Paris. Em Londres tem umas feirinhas de brechó maravilhosas com preços bem baixos. Sapatos quentes também são muito importantes, porque é preciso aquecer bem as partes periféricas do corpo (pés e mãos) pra não sentir muito frio.
      Faz frio nessas duas cidades, mas nada de exagerado como na Alemanha e Suiça por exemplo, que chega a -15°. Em Londres o frio fica entre 3° e -3°, Paris pode fazer mais um pouco de frio. Não se desespere, chegue com um bom casaco quente, uma malha quente, uma camiseta de algodão por baixo e uma bota com pelo dentro, depois vc vai vendo onde e o que comprar na cidade.
      Abs
      Damares

  38. Dulce Fernandes    31/10/2013

    Amei este blog.

  39. Dulce Fernandes    31/10/2013

    Como é bom ter estas dicas, amei.

  40. Sandra    31/10/2013

    Oi Damares tudo bem? Está questão do tempo me preocupa também…vou para Itália em janeiro, me disseram que é o mês mais frio. Essa informação confere? Começo minha viagem em Milão…e termino em Roma. Beijos!!!

    • Damares Lombardo    31/10/2013

      Sandra, sinto muito em te informar que a informação está correta, janeiro faz muito frio em toda a Europa.
      Abs
      Damares

  41. Francisca Denise    05/11/2013

    Olá Damares,
    Estou indo a passeio em Portugal por 15 dias,o que devo usar?
    Usar a noite,usar no dia..Enfim!
    Com qual roupa já devo sair aqui do Brasil,moro em Fortaleza,Ceará.
    E quais as empresas de viagens turisticas mais recomendadas?
    Obrigada!

    • Martinez    16/11/2016

      Oi!
      Olha não sou especialista como a Damires que escreveu um texto muito bom mas na minha opinião você deveria se preparar para tudo, mas se vai no final do ano não leve shorts! Saia do Brasil com uma calça quentinha mas não exagerada, uma blusa de manga é um casaco a parte, para lá, leggings quentes, blusas de manga longa, casticol, meias quentes, botas e se gostar da dica aquele chapeuzinho e é claro um casaco bem quente, eu vou em dezembro para Europa e estou me preparando para tudo!
      Bjs
      Martinez

      • Damares Lombardo    18/11/2016

        Boa viagem Martinez!
        Abs
        Damares

  42. Cláudia    06/11/2013

    Ola Damares! Estou indo para Madri e Paris agora a 8/11, comemorar 10 anos de casada. Gostaria de saber qual traje mais adequado para o jantar no restaurante da Torre Eifel ( não sei o nome, marido fazendo surpresa) e depois vamos assistir Moulin Rouge. Obrigada!

    • Damares Lombardo    06/11/2013

      Claudia, acho que uma roupa elegante cai bem, sem precisar exagerar. Um salto alto e alguns acessórios da um toque especial.
      Parabéns pela comemoração dos 10 anos de casamento, vai ser com chave de ouro, né mesmo?
      Abs
      Damares

  43. Cláudia    07/11/2013

    Mt obrigada!! Tenho uma parca rosa, Na altura um pouco acima do joelho mas queria usar só ela com meia calca, blusa mais quentinha por baixo e scarpin ! Só tenho receio do ambiente estar quente pela calefação ! Será q devo arriscar?? Ou ir c um vestido e um sobretudo ?? Duvidas!!!! Bjsss

    • Damares Lombardo    08/11/2013

      Claudia, o problema de ir só com um sobretudo, é vc passar frio, Paris faz frio nesse período, apesar da temperatura ainda estar alta pro mês de novembro esse ano.
      Abs
      Damares

  44. Regina Célia    10/11/2013

    Olá Damares, gostaria de saber se as lojas costumam abrir aos domingos no mês de Janeiro em Milão?

    Abs,

    Regina

    • Damares Lombardo    11/11/2013

      Regina, as coisas por aqui só começam a funcionar depois do dia 6 de janeiro, e muitas lojas estão abrindo aos domingos sim, principalmente no centrão, onde tem a igreja de Duomo.
      Abs
      Damares

      • Regina    12/11/2013

        Olá Damares,

        Em primeiro lugar gostaria de agradecer o seu retorno e dar os parabéns pelo site e por toda ajuda que você tem nos dado.

        Chegarei em Milão no sábado a tarde no dia 11/01, então terei apenas o domingo para as compras e retornamos no dia 13/01.

        Um grande abraço.

        Obrigada,

        Regina

  45. Cristina    21/11/2013

    Olá Damares!
    Obrigada por dispor tantas informações fundamentais!
    Estou indo para Portugal dia 18 de dezembro, vou de carro de Lisboa para Porto e passo natal em Óbidos.
    Gostaria de saber qual a temperatura que vou encontrar e qual tipo de roupa devo levar.
    Desde de já agradeço as informações.

    • Damares Lombardo    21/11/2013

      Olá Cristina, eu não conheço Obidos, mas Portugal faz menos frio do que no norte da Europa, então acho que vc não vai sofrer muito, apesar de os jornais dizerem que este inverno será o mais frio dos últimos 60 anosssssssss.
      Leve roupa de frio, porque a temperatura em dezembro é baixa em toda a Europa.
      Abs
      Damares

  46. Karize Albuquerque    23/11/2013

    Adorei suas dicas,tentando aqui seguir a risca,estarei na Europa em Janeiro e já vi que o inverno esse ano será mais rigoroso e estou querendo comprar pelo menos as roupas de segunda pele (loja virtual ceroulas- roupa 100% poliamida ou algodão) e roupa fleece (centauro),meia calça fio 150 e meias de algodão. Tb sou muito friorenta e quero chegar lá pelo menos com esse básico. O q vc acha? Indica algum site aqu do Brasil para compra?

    • Damares Lombardo    23/11/2013

      Karize, deixe pra comprar aqui na Europa, vc vai pagar bem mais barato. Nas lojas de roupas íntimas aqui, vendem meias térmicas. Quando chegar na Europa, coloque uma calça legging por baixo da calça normal até comprar uma meia térmica.
      Abs
      Damares

  47. Débora Brito    24/11/2013

    Oi Damares!

    Ano passado fui passar o final de Ano em Las Vegas e levei sobretudo, meias fios 100 e camisas térmicas (aquelas comprada na Lupo), mais n corta frio p q se não fosse o sobretudo eu ia morrer. E realmente como vc falou, essas meias frio 100 nossas pernas congelam. So que agora vou a Europa ( Londres, Roma, Berlin e Lisboa) em janeiro e estou preocupada por que vamos andar bastante ao ar livre e minhas minhas pernas congelam, pois prefiro os looks mais elegantes como saias e vestidos por baixo do sobretudo. Me ajude, o que faço para proteger minhas pernas?

    Obrigada, bjus

    • Damares Lombardo    24/11/2013

      Débora, na Europa já tem lojas vendendo meias térmicas, ainda não experimentei, mas dizem que esquenta bastante. Outra boa opção, são as leggings quentes por baixo das calças, mas se você gosta de se vestir elegante com saias, é melhor procurar as meias térmicas nas lojas de roupas íntimas ou de só meias. Olha, eu faço o seguinte no inverno que funciona bem: coloco um casaco bem quente comprido até os joelhos e uma bota até os joelhos, assim não passo frio nas pernas.
      Abs
      Damares

  48. sueli    06/12/2013

    O que diria de tenis,para dentro de casa sei lá. Vou em dezembro pra Holanda e estou na duvida.Camisola nem pensar né?Obrigada

    • Damares Lombardo    08/12/2013

      Sueli, se seu tenis for bem robusto e quente, da pra usar sim, é só colocar uma meia quentinha. Tenis é uma das coisas que não pode faltar na mala quando se faz uma viagem à Europa, porque caminha-se muito. Camisola também pode ser usada, lembre-se que dentro dos ambientes fechados, é tudo aquecido, e os edredons, são super quentes, principalmente nos países onde faz mais frio, como a Holanda.
      Abs
      Damares

  49. Grazi    11/12/2013

    Olá Damares! Seu blog é ótimo. Estou indo pra Itália dia 23 e tenho uma dúvida. Você acha que vale a pena comprar roupas de inverno aí essa época? Mesmo o Euro estando tão alto?
    E os preços assim como no Brasil, caem após o Natal?
    Muito obrigada!

    • Damares Lombardo    11/12/2013

      Grazi, os preços no Brasil estão tão absurdos, que acho que ainda vale a pena comprar por aqui sim, mesmo com o câmbio alto. Olha, os preços só começam a abaixar, depois do reveillon, ou seja, no começo de janeiro.
      Abs
      Damares

  50. Claudia    12/12/2013

    Olá, no período de 07 a 13/03/2014 estarei fazendo um passeio nas cidades de Roma, Paris, Madri e Lisboa, então gostaria de saber se ainda estará fazendo muito frio, e que tipo de agasalho levar.
    Obrigada!

    • Damares Lombardo    13/12/2013

      Claudia, março ainda é inverno, menos pesado do que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, mas ainda faz frio. As cidades mais frias do seu roteiro são Paris e Madrid, Lisboa e Roma é mais ameno, mas traga roupas roupa de frio. Lisboa tem um clima muito agradável, com certeza será a cidade menos fria.
      Abs
      Damares

  51. CARLA MATTOS MAYA    19/12/2013

    Fechei um pacote para 07/01/2014 para Roma, Grécia e Israel, vou pegar um avião até Roma depois vou pegar um navio para descer o mediterraneo. Gostaria de dicas para o que usar dentro de um cruzeiro para Europa. E os lugares que vc me indica para eu visitar em Genova.

    • Damares Lombardo    20/12/2013

      Carla, viajar de navio hoje é muito normal, então não existe mais aquela coisa de ter que se vestir chic durante toda uma viagem de cruzeiro. Algumas pessoas se vestem sempre bem arrumadas e maquidas todos os dias, outras mais simples. Algumas pessoas usam até tênis e jeans quase sempre durante o dia (principalmente os europeus e americanos). Eu te aconselho a levar algumas roupas mais elegantes pra usar a noite: no casino, no teatro, nas discotecas e nas noites de gala.
      Quanto a Gênova, da uma volta pelo centro histórico, coma uma boa fogaza e se conseguir visite o Acquario, a Villa del Principe e a Galleria di Palazzo Reale. Veja este post sobre Gênova: http://www.keviagem.com/2013/04/perambulando-pelo-centro-de-genova/
      Abs
      Damares

  52. Tais    22/12/2013

    estou indo a Paris passar as festas e gostaria de dicas onde passar Natal e réveillon , meu hotel e o Val girardi , preferencia proximo ao hotel . opções mais baratas pois vimos lugares com menus a 200 euros por pessoa . outra Dica pra nos que moramos no Nordeste o que vale a pena comprar na Europa ja que nao iremos comprar roupa de frio . Obrigada

    • Damares Lombardo    23/12/2013

      Tais, te dizer os lugares bacanas em Paris para passar o reveillon e perto do seu hotel, requer tempo de pesquisa, sinto muito, mas não posso te ajudar, da uma pesquisada na internet, com certeza vai encontrar muitas dicas.
      As roupas de frio na Europa, no momento estão mais baratas do que no Brasil, então acho que seria melhor você compra-las em Paris.
      Abs
      Damares

  53. Maria    28/12/2013

    Olá, estou indo para Londres passar o mês de janeiro e gostaria de saber como as mulheres costumam se vstir para ir para a balada nessas temperaturas tão baixas. Obrigada!

    • Damares Lombardo    29/12/2013

      Maria, vai depender do tipo do lugar que vc vai, Londres tem de tudo, mas o pessoal é muito relaxado em relação a isso.
      Abs
      Damares

  54. MARIA LUCIA    05/01/2014

    Adorei o seu blog. Muitas dicas importantes.
    Eu vou para Europa em abril. Itália; roma veneza e verona
    Bélgica. Alemanha e Portugal.
    O que devo levar? Sou friorenta.

    • Damares Lombardo    06/01/2014

      Olá Maria Lucia, abril é primavera e o frio não é mais tão forte na Itália e em Portugal, mas na Belgica e na Alemanha ainda faz frio, não como no inverno, mas o clima nestes países são mais frios. Leve roupas de meia estação e de inverno do Brasil, acho que vai da pra se virar bem.
      Abs
      Damares

  55. Ivana    07/01/2014

    Damares, tudo bem? Querida vou viajar para Roma e depois seguirei para Madri no período do final de fevereiro e no começo de março. Que tipo de roupa levo, mais quente ou mista?

    • Damares Lombardo    08/01/2014

      Ivana, leve roupas quentes e mistas, porque o clima está muito doidooooo
      Abs
      Damares

  56. Sanny    08/01/2014

    Damares,
    Farei uma viagem de 15 dias pela Italia em março, chegando por Roma e voltando por Milão, faremos viagens de carro e trem. Sabe me dizer se é facil a locomoção nos trens com malas? e as roupas podem ser mais leves????
    Adorei suas dicas.

    • Damares Lombardo    09/01/2014

      Sanny, nos trens têm espaços para colocar as malas entres algumas poltronas e na parte superior.
      Quanto a roupas leves, não sei te dizer como vai estar o tempo, porque o clima está maluco, mas traga um pouco de roupa quente e de meia estação.
      Abs
      Damares

  57. carla    18/01/2014

    Damares,
    Moro no nordeste e, portanto, não é fácil adquirir roupa para o inverno europeu. Devo viajar para Roma no final de fevereiro de 2014 e gostaria de levar, pelo menos, o casaco que indicaste no Blog. Procurei a loja Decathlon na internet e apenas localizei produtos esportivos. Você poderia me informar se eles vendem pela internet ou qual o site deles. Muito obrigada. Carla

    • Damares Lombardo    19/01/2014

      Olá Carla, não sei se a Decathlon vende online, mas no Brasil tem outras lojas que vendem sim. Dá uma procurada na internet, mas acho que vc vai pagar muito mais barato aqui.
      Abs
      Damares

    • Bianca    21/01/2014

      Olá Carla. A decatlon vende online sim. Comprei meu conjunto de calça e blusa térmica por R$69,9.
      Damares, vc acha esse um bom preço ou em Roma/Londre/ Paris eu consigo mais barato?

      • Damares Lombardo    22/01/2014

        Bianca, o preço está bom sim, ainda bem que pelo menos a Decathlon chegou no Brasil com preços decentes.
        Abs
        Damares

  58. Isabel    21/01/2014

    Ola Damares
    Viajarei com minha família para Madri e Paris no período de 21/02 a 07/03/13.
    O que você me recomenda usar neste período?

    Abcs Isabel

    • Damares Lombardo    22/01/2014

      Isabel, o tempo está muito doido, mas saiba que fevereiro e inicio de março ainda é inverno e faz frio.
      Abs
      Damares

  59. Laís    14/02/2014

    Olá Damares, tdo bem??
    Estou indo para a Europa com a minha filha agora em março, do dia 05 ao dia 20.
    Nunca viajei para fora, gostaria de saber o clima e que roupas levar!!
    Obrigada!!
    Bjos

    • Damares Lombardo    16/02/2014

      Lais, o ineverno este ano por aqui está muito bonzinho, até agora está com temperaturas altas para o período, mas traga roupas quentes e de meia estação.
      Abs
      Damares

  60. Lene    03/03/2014

    Olá Damadares,

    Meu marido esta programando nossa primeira viagem juntos para Itália, para janeiro de 2015, quando estaremos de férias ao mesmo tempo. Ele já foi uma vez (mês de março) e disse que estava frio, mas deu para aguentar, mas segundo ele, no mês de janeiro, o frio é bem pior e que eu vou sofrer, apesar de gostar de frio.
    Moramos no Rio de Janeiro e o clima mais frio que enfrentei foram 10°C nas regiões serranas . Estou meia preocupada. Por ser calorenta, e morar em uma cidade muito quente, não tenho NENHUM tipo de casaco ou roupa do gênero, nem se quer para o primeiro dia de viagem.
    Por favor, me dê umas dicas? O que devo comprar para levar daqui na bagagem? Existem peças chaves, que posso usar várias vezes, mudando somente acessórios ou algumas peças, já que não quero comprar muitas roupas, pois sei que não vou usar nada disso no Brasil?
    Estou perdidinha : (

    • Damares Lombardo    04/03/2014

      Olá Lene, o mês de janeiro é frio mesmo, apesar desse ano ter tido temperaturas muito altas para o período. Quanto a indicação do que usar para não passar frio, eu já coloquei aqui no post. Veja se consegue pelo menos um casaco emprestado para chegar aqui, e depois deixe pra comprar algumas roupas na Itália, porque em janeiro acontecem os saldos de inverno por aqui, com preços ótimos e roupas de qualidade.
      Abs
      Damares

  61. Denise braga    07/03/2014

    Oi, vou viajar no início de dezembro para Italia. Gostaria de saber se é muito frio está época.obrigada.

  62. Patricia    09/03/2014

    Olá, Damares! Parabéns pelo blog. Nunca vi uma pessoa tão solícita e paciente em responder como você.Fiquei encantada e está me ajudando bastante. Sou de Recife e estou aqui hoje exatamente em uma grande dúvida, pois só tenho do dia 12 ao dia 20 de abril para viajar, lembrando que só conseguirei chegar ao local em torno de 24 h, então conto mesmo a partir do dia 14. As viajantes são: eu, minha mais velha com 18 e caçula com 8. Pensei em um roteiro simples: Roma – Florença ( de Florença, passo um dia em Veneza e volto; outro dia, passo pela Toscana pelos outlets). Você acha que ainda assim é muito corrido e seria melhor me reprogramar para julho com mais uns 3 dias ? Como trabalho muito, minhas viagens são assim mesmo. Mas , se achar apertado, parto para NY onde o clima estará parecido e não tem tanto o que conhecer como na Itália. Estou , enfim, aceitando qualquer sugestão. O importante é que eu viaje kkk Obrigada, querida

  63. Patrícia    10/03/2014

    Damares, parabéns pelo blog! Nunca vi pessoa tão paciente e solícita como você é . Seu blog surgiu nas minhas pesquisas como um salvador . Tenho apenas uma semana de férias. De domingo a domingo, no período da Páscoa. Eu e minhas 2 filhas ( 18 e 8 anos) pretendemos passear pela Itália, sendo Roma, depois Florença. Gostaria da sua sugestão. Se achar que é pouco tempo, então passeio agora em outro lugar (aceito sugestões) e depois me programo para ir no mês de julho/2015 quando posso passar mais uns 3 dias.

    • Damares Lombardo    10/03/2014

      Obrigada Patricia, fico feliz que o blog esteja te ajudando. Olha, se posso te dar um conselho, deixe pra vir em julho, porque visitar todas essas cidades em tão pouco tempo, vai ser muito corrido e vcs nem vão conhecer bem cada lugar, além do mais, na páscoa os hotéis custam bem mais caros por aqui.
      Abs
      Damares

  64. Halessandra Peres    10/03/2014

    Ola Damares… Gostei muito do seu site, tem dicas maravilhosas… Estou indo com meu marido e meu filho para Milao no comeco de abril, ‘e a nossa primeira viagem a Italia… Moramos em regiao tropical, qual vai ser o clima ai nesse mes? Vamos passar 15 dias e gostaria de saber que roupas levar, principalmente para meu filho que tem 3 anos….

  65. Eliane Vieira    14/03/2014

    Olá Damares
    Estou indo para italia no periodo de 23 a 04 de abril deste ano, manda dicas de roupas para levarmos. Estou indo a veneza, Firenze, Padua, Assis, siena e roma.
    obrigada!

    • Damares Lombardo    14/03/2014

      Olá Eliane, vou ver se consigo fazer um post sobre este assunto, porque o pessol pede muito mesmo. O problema, é que o tempo está tão maluco, que nem sei o que indicar…
      Abs
      Damares

  66. Lucia    22/03/2014

    Oi Damares,
    parabéns pelo blog. Viajo para Portugal na próxima semana e fico até o dia 10/04. Gostaria de saber que roupas levar. Vc acha que casacos de inverno usados no Brasil são suficientes? Dá pra usar calcas jeans?

    • Damares Lombardo    22/03/2014

      Lucia, Portugal faz menos frio, é sempre bom levar um casaco, e acredito que para o período, aqueles usados no Brasil deveria bastar.
      Abs
      Damares

  67. Daniela    28/03/2014

    Pessoal, não sei se isso é permitido mas comprei um casaco excelente da marca The North Face, modelo Triclimate, mas o tamanho (Pequeno) não ficou bom, por isso estou vendendo. São dois casacos que podem ser usados juntos ou separados, corta vento e impermeável com capuz removível. Moro em BH-MG. Se alguém interessar entre em contato comigo pelo email mbraga.daniela@gmail.com.

    • Damares Lombardo    28/03/2014

      Daniela, não é permitido caso não seja de interesse ao viajante, mas no seu caso, pode ser uma boa pra quem vai viajar pro exterior e não tem casaco apropriado.
      Abs
      Damares

  68. Amanda    28/03/2014

    Oi. Estou indo para Paris do dia 20/04 a 28/4. O que devo levar?

  69. Bárbara    30/04/2014

    Olá, primeiro quero parabenizá-la pelo blog Damares… A sua boa vontade e conhecimento, com certeza ajuda,muito, muitas pessoas! E eu queria ursufruir um pouco disso. Hahaha! Eu viajo para Itália dezembro/2014 com me namorado, pretendemos ficar 15 dias chegando por Milão. Estamos com muitas dúvidas, e uma delas é a respeito das roupas… Sabemos que estará muito frio e que possivelmente pegaremos chuva então que tipo de roupa e onde comprar? Li alguns posts anteriores seus que me esclareceram alguma coisa, mas gostaria de saber se conseguimos achar facilmente roupas de frio, ai em Milão, a um preço bom? O que devemos levar e o que devemos ver aí?

    • Damares Lombardo    30/04/2014

      Barbara, siga um pouco das dicas que deixei aqui no post. A Decathlon tem roupas de frio termicas com preços bons, e o que não vai faltar, são lojas com várias opções com preços abordáveis. Veja este post que fiz sobre onde fazer compras: http://www.keviagem.com/2013/07/italia-saldos-de-verao-2013/
      Abs
      Damares

      • Bárbara    30/04/2014

        Ta certo, vou ler sim. Obrigada! Vamos passar o réveillon e o natal aí, tem algum lugar para me indicar? Estou muito sem saber para onde ir… Pensei em um lugar aconchegante, bem enfeitado é com neve! Hahaha! Que desse para alugar um lugarzinho gostoso… Pode me ajudar?

  70. maria helena    17/05/2014

    Oi Damares
    Estou indo a Europa no periodo. de 08 a 20 /11/2014 pela 1ª vez gostaria de saber se estara fazendo frio, e o que seria ideal para agasalho. Roteiro: Italia (Veneza, Padua, Pisa, Florença, Roma) França (Paris). bjs.

    • Damares Lombardo    18/05/2014

      Maria Helena, em novembro já começa a fazer mais friozinho, mas nao forte. Paris faz mais frio e tem vento.
      Abs
      Damares

  71. Cristina    17/06/2014

    Adorei seu site. Estou pretendendo viajar para Europa em outubro de 2014, Roma,Florença, Paris, Montblanc, Santiago de Compostela, Fátima, Lisboa, etc. serão 20 dias. Que roupa, calçado devo levar ? E quantidade , pois não gostaria de trazer muita coisa sem usar de volta. O que deveria deixar para comprar lá?
    Cristina

    • Damares Lombardo    18/06/2014

      Cristina, você vai passar por muitos lugares com temperaturas diferentes, acho melhor levar roupa de meia estação e de frio. Quanto a quantidade, isso só vc pode saber.
      Abs
      Damares

  72. Cristina    26/06/2014

    Obrigada. Agora já sei o quê levar.

  73. Tacyla    07/07/2014

    Oi Damares achei muito interessante seus posts. Bem estou pensando em ir para Paris no início de Dezembro, estou com uma dúvida cruel,pois meu filho tem 3 anos e meio e estou temendo ao frio, por favor me de algumas dicas se devo ou não ir, se é perigoso ou não. Agradeço,

    • Damares Lombardo    07/07/2014

      Tacyla, em Paris faz frio, mas não sei se isso seria um problema para não viajar com uma criança. Quem mora aqui na Europa, já está acostumado sair pra cima e pra baixo com os pimpolhos, mas claro que pra quem não está acostumado,pode ser complicado. Eu não vejo nenhum problema, é só cobri-lo bem. Os carrinhos aqui tem até proteção com uma parte de plástico que cobre o carrinho em caso de vento e chuva. A única coisa chata, é que nos locais fechados faz calor por causa das calefações, ai tem que tirar a roupa quente dele pra não transpirar e depois pegar frio quando sair de novo. Traga uma farmacinha do Brasil em caso de resfriado.
      Abs
      Damares

  74. Andrea Nascimento    27/07/2014

    Estou viajando em Nov para Italia, devo levar q tipo de roupa pois sou friorenta ?

    • Damares Lombardo    27/07/2014

      Andrea, em novembro é meia estação, ainda não faz muito frio, mas se o clima rolar normal no período, o normal é ficar entre 12° e 9°.
      Mas também depende de cada região. Em Roma, por exemplo, é mais quente, mas já faz fresquinho.
      Abs
      Damares

  75. Andrea Nascimento    27/07/2014

    Ola estou viajando em 06Nov2014 para Italia , e sou friorente, poderia dar dicas de roupa ? Vc conhece algum site que possa ter informacoes de conexao no aeroporto de Madri, pois sera minha primeira viagem intel e estou cheia de duvidas , da migracao, locomover , etc
    Parabens pelo blog

    • Damares Lombardo    27/07/2014

      Andrea, eles deram uma boa maneirada para entradas de brasileiros no país, mas é só levar o comprovante do hotel, o bilhete de volta e comprovar que vc tem como se manter na Europa durante sua viagem.
      Abs
      Damares

  76. Dorotheia Figueredo dos Anjos    29/07/2014

    Ola Damares! Boa noite, amei seu Blog, minha querida estou indo pra Europa, no 07 de fevereiro de 2015 e ficarei por lá até o dia 23 do mesmo mês, ainda não sei o roteiro direitinho, mas acredito que Romã, Milão …..os roteiros mais procurados..Será a minha primeira vez, estou pesquisando em sites dos USA roupas térmicas, e outras mais, queria umas dicas sobre quais roupas levar,onde encontrá-las. e se nesse período que vou as temperaturas estão muito altas..? Obrigada more..

    • Damares Lombardo    29/07/2014

      Dorotheia, as dicas de como se vestir pra esse período já está aqui no post. Quanto onde comprar as roupas, vc pode dar uma chegada na Decathlon ou em lojas ai no Brasil que já vendem online.
      Abs
      Damares

  77. Valéria    06/08/2014

    Olá..estou adorando suas dicas,viu? Vou para a Roma,Florença,Veneza,Zurique e Paris em janeiro de 2015….Gostaria de umas dicas de roupas.Tenho blusa térmica,calça térmica e um casaco impermeável um pouco abaixo da cintura e uma bota para neve….nossaaa…bem…passei muito frio em janeiro desse ano nos EUA e confesso que fiquei com trauma de ter passado tanto friooooo….Qual a temperatura média nesses lugares em janeiro?
    Abs Valéria

    • Damares Lombardo    06/08/2014

      Olá Valeria, as dicas estão aqui no post. Roma faz menos frio, mas Veneza (muito umida), Zurique e Paris (muito vento), pode levar roupa quente, porque faz frio. Mas se for como este ano, vc vai ter sorte, porque o inverno na Europa foi muito fraco.
      Abs
      Damares

  78. Valéria    06/08/2014

    Olá…muito obrigada…tomara que faça pouco frio pra que eu possa aproveitar bastante!!!!!Vi que o melhor é se vestir em camadas,usando a roupa térmica por baixo!!!! Abs Valéria

  79. Cristiane Gusmao    11/08/2014

    Olá Damares, nossa muito obrigada pelas dicas, pesquisar na internet é sempre uma ótima opção, estou indo para o Canadá em Outubro, quando esta para começar o inverno e pensei e agora??? Comprar algo no Brasil ou comprar lá… Mas agora com certeza comprar lá… =)

  80. juliana gois    11/08/2014

    ola Damares, vou com meu marido e filho passar o natal na Italia. Chegaremos em Florença dia 21 de dezembro e em Roma dia 24. Pretendo comprar um casaco mais quente para todos nós em florença. Vc indicaria alguma loja por lá?
    obg, juliana

    • Damares Lombardo    12/08/2014

      Juliana, a Via dei Calzaiuoli é uma das ruas onde tem mais lojas, mas na praça do Mercato Centrale, tem um mercado (feira) que vende roupas a bom preço. Veja o post sobre o mercado: http://www.keviagem.com/2014/02/mercado-de-san-lorenzo-em-florenca/
      Tem também os outlets, mas acho que vcs não vão esperar até ir a um outlet, né? Porque ficam fora da cidade.
      Abs
      Damares

  81. Andrea Nascimento    15/08/2014

    Adorei seu blog !!!!!
    Viajo em 6 Nov para Roma cob

  82. Andrea Nascimento    15/08/2014

    Adorei seu blog !!!!!
    Viajo em 6 Nov para Roma conexao em Madri. Estou apavorada pois vou com a minha mae e sera nossa 1a viagem. Sabe algum site que tenha informacoes desde a descida\migracao\metro para desesperados como eu.

    • Damares Lombardo    15/08/2014

      Andrea, a Espanha deu uma maneira em relação a imigração de barsileiros no país. O importante é vc chegar com os documentos necessários pra comprovar que está viajando como turista. Do aeroporto ao centro de Madrid, é muito fácil de chegar. Relaxe e faça boa viagem!
      Abs
      Damares

  83. Lucas    25/08/2014

    Bom dia Damares,

    Estou indo para Madrid, passar o Reveillon em Londres, passar em Barcelona e Paris. Vou dia 27/12/14 e volto dia 03/01/15.
    Vi nesse post que você indica comprar roupas lá. Estou preocupado com relação a temperatura, e como será inverno (e aqui no Brasil quado faz 15º já estamos morrendo de frio), você sabe me informar em relação a custo (+/-) de roupas para segurar o frio? Pois como só vou usar nessa viagem não queria gastar muito com roupas de frio, mas também não quero morrer de frio.
    Quero uma dica com um bom custo x benefício. Dica de loja, onde comprar..

    Desde já agradeço pela atenção.

    • Damares Lombardo    25/08/2014

      Lucas, acho que vc vai ter que gastar dindim e comprar roupas de frio sim, janeiro é invernão. Procure as lojas da Decathlon, as roupas de frio são baratas.
      Abs
      Damares

  84. bruna cima    02/09/2014

    vou com uma amiga viajar dia 04/11 e voltamos 17/11 , Milão/firenze e Roma. Gostaria de saber q levar pois no seu
    blog não tem a relação de novembro. Se possível , algumas lojas para fazer compras, boas e mais em conta …

  85. Mário Penna    11/09/2014

    Estamos indo para Europa de 13/FEV/2015 a 01/MAR/2015 ( 16 Dias ). Qual a região menos fria e interessante para visitar ? Agradeço e fico no aguardo da sugestão. Abs,

    • Damares Lombardo    11/09/2014

      Mario, fevereiro faz frio na Europa inteira, alguns países tem um inverno menos forte, como Portugal e Espanha. Mas mesmo assim, vai depender da cidade. Madrid, por exemplo, faz frio, já Barcelona o inverno é menos rígido.
      Abs
      Damares

  86. Ligia    20/09/2014

    Parabéns pelo site. Estarei em Madrid a partir de 01/01. È necessário levar casacão longo? O problema é que pegarei um voo interno depois e só posso carregar 23kg. Se estiver de meia de lã ou calça termica por baixo da roupa nao aguento calças comuns? Precisa mm ser de lã? Não vou usa-las no restante da viagem. Obrigada.

    • Damares Lombardo    21/09/2014

      Olá Ligia, Madrid faz frio mas não é uma cidade com inverno super rígido como nos países nórdicos tipo Alemanha, Holanda e outros. Acredito que uma calça térmica ou meia de lã por baixo da pra aguentar, mas isso também vai depender do quanto vc é friorenta. Quanto ao casaco, é importante que seja bem quente, não é necessário que seja longo, mas que pelo menos esquente.
      Abs
      Damares

  87. Ligia    21/09/2014

    Obrigada Damares. Vc é muito gentil. Falei em longo porque é o único que tenho…rs…mas será um transtorno carregá-lo para Andaluzia depois. Abcs.

  88. Alexander Selbach Backes    23/09/2014

    Boa tarde Damares,
    Gostei muito das tuas dicas e ajuda que dá aos leitores. Eu e minha esposa estaremos indo para a Alemanhã no dia 23/dez e ficaremos até o dia 6/jan/2015. Minha dúvida é se por aí já existe alguma previsão de como será essa época do ano. Se teremos muito frio, pois parentes que moram na Alemanha já me alertaram para o frio intenso que irá fazer.

    • Damares Lombardo    25/09/2014

      Alexander, assim você me assusta! Acabei de mudar pro país e vc me informa que o inverno vai ser terrível? rsrsrsrs
      Sinceramente não acredito mais nessas notícias, o ano passado disseram a mesma coisa e o inverno foi um dos mais quentes em toda a Europa.
      Abs
      Damares

  89. Viviane    04/10/2014

    Graaaaças a Deus eu encontrei voce que fala a minha lingua…. muuuito friorenta!

    obrigada pelas dicas.

  90. Cilene    06/10/2014

    Oi Damares, tudo bem? Gostaria de um conselho seu! Pretendo fazer um cruzeiro que partirá de Genevo em 25.01.15, ele será de 07 dias e passará por Palermo, Tunísia, Barcelona, Marselhe e retorna a Gênova. O que irei encontrar? Muito frio? Os dias são bonitos? Só vou pegar frio? Estou meia perdida, pode me ajudar?

    • Damares Lombardo    07/10/2014

      Cilene, dentro do navio faz calor porque tem calefação e vc vai poder usar mangas curtas. Fora com certeza vai estar frio, apesar de que as cidades por onde você vai passar não faz um frio muito forte. Não sei qual será a temperatura porque o clima está muito maluco, mas é período invernal na Europa. Acho que vc só não vai encontrar frio em Tunisia, que está na Africa.
      Abs
      Damares

  91. Roberta Queiroz    09/11/2014

    Boa noite Damares. Vamos para a Itália dia 20/12 e a primeira parada é em Roma. Pode me informar se lá tem lojas de roupas e sapatos que podemos comprar com valores acessíveis? Moramos em Goiânia/Goiás e frio é uma coisa que não conhecemos…rsrsrs
    Obrigada! Abraços!

    • Damares Lombardo    10/11/2014

      Roberta, a Via del Corso é perfeita para fazer compras, é cheia de lojas com preços bem abordáveis. É só descer na estação de P.za. di Spagna, está pertinho.
      Abs
      Damares

  92. Rosa Soto    30/11/2014

    Olá Damares, Tudo bem?
    Estamos indo à Itália em 5/12/14, começaremos por Milão… estive verificando e em todas as cidades pelas quais passaremos a temperatura máxima será em torno dos 8º nublado e com chuva. Neste caso, o que você indica a usarmos para enfrentar este frio com chuva, além das roupas térmicas?
    Você sabe se nesta época encontraremos boas promoções em Milão? E os Outlet’s , valem a pena?
    Obrigada

    • Damares Lombardo    30/11/2014

      Olá Rosa, promoção no período de natal é muito difícil. Use capas de chuva, ajuda muito. Procure comprar bota quente mas que seja também impermeável.
      Os outlets valem a pena pra quem quer comprar roupas de marca com preços mais baixos, caso contrário, você vai encontrar bastante lojas nos centros das cidades com bons preços para comprar roupas sempre com preços mais baratos do que no Brasil!
      Abs
      Damares

      • Andrea Barbosa    30/11/2014

        Ola Rosa
        Estive em Milao entre os dias 13 a 16 , em frente a Catedral Duomo , existe um shopping com 8 andares , onde as roupas sao bem mais baratas que as galerias e foi indicação da recepcionista do hotel que ficamos, acho que vale a pena conferir na sua estada por la .
        Boa Viagem

        • Damares Lombardo    01/12/2014

          Andrea, a loja que você está falando, é a Rinascente que fica ao lado do Duomo, e vende somente coisa de marca, desde roupas até artigos pra casa, e os preços não são assim baixos não.
          Abs
          Damares

      • Rosa Soto    01/12/2014

        Damares,
        Muito Obrigada, você realmente é muito gentil.
        Com certeza suas dicas nos ajudarão muito!
        Um grande abraço.

  93. Marília    11/12/2014

    Olá…gostei muito de ler os comentários. Irei a um casamento em Roma dia 31/01/2015. Estou muito preocupada com o que vestir, pois será ao meio dia a cerimônia. Consigo comprar uma roupa a preco acessível??? Que calçado usar?

    • Damares Lombardo    11/12/2014

      Olá Marilia, consegue sim, a Via del Corso é u arua de comércio cheia de lojas bacanas com preços abordáveis.
      Um sapato alto um pouco fechado da pra aguentar. Mesmo porque, com certeza você vai estar num lugar fechado com calefação e vai sentir até calor.
      Abs
      Damares

  94. Rejane    13/12/2014

    Olá Damares, gostaria de saber a temperatura em Lisboa e Portual no período de 26 /12 a 02/01/2015, e que tipo de roupas e calçados usar.

  95. Laisa    30/12/2014

    Oi Damares! Ja li quase todo o seus site. Rs Vou viajar para italia em fevereiro (minha primeira viagem pra fora do brasil) e seu site esta me ajudando muito. Vou passar 1 semana apenas e eu e meu marido decidimos ficar uns 2 dias em roma e mais uns 2 dias em napoles.
    Você poderia me ajudar com um roteiro do que visitar e onde ir? Ou até mesmo sugerir outras cidades para visitar? Não conhecemos nada e vimos de ir nesses lugares por fotos na Google, mas tb não sabemos se vale a pena conhecer nessa época e tal. Ficaria muito agradecida com qualquer ajuda/orientação. Feliz 2015!

    • Damares Lombardo    30/12/2014

      Laisa, ja lhe envei um email com maiores detalhes sobre o Roteiro Personalizado.
      Abs
      Damares

  96. Juliana    02/02/2015

    Olá Damares, estamos indo pra Itália daqui a 15 dias.
    Gostaria de saber como está o clima por aí… Vamos inclusive a Lugano na Suiça e ficariamos muito felizes em pegar neve.

    Abraço.

    • Damares Lombardo    04/02/2015

      Juliana, eu mudei para Alemanha em junho do ano passado, mas continuo em contato direto com a Itália. Esta fazendo frio, mas dependendo da região faz mais ou menos frio. Nada de insuportável, mas leve roupas quentes. Quanto a ver neve, é mais fácil nas montanhas, há muitas que circudam Milão na cidade de Bergamo.
      Abs
      Damares

  97. Karina    21/02/2015

    Olá Damares,
    Excelente seu blog!
    Me tira uma dúvida: estarei em Milão em 24 de março 2015 por um semana. Queria seguir sua sugestão e comprar roupas de frio aí. Qual lojas vc sugere? O que acha de levar do Brasil uma roupa térmica que já tenho, calças de veludo e casaco básico para o frio do Brasil?! Vc acha que daria para me virar até as compras? Outro assunto: vc conhece um guia brasileiro em Milão? Vou com meu marido, mas ele estará em um curso e pensei que seria importante um guia no primeiro dia para uma ajuda inicial na cidade!
    Obrigada

    • Damares Lombardo    23/02/2015

      Karina, final de março faz menos frio, acho que não vai precisar de roupa térmica não, só se de uma zebra e esfriar, mas é difícil. Roupa térmica é mais de dezembro até fevereiro ou começo de março no máximo. Pode levar suas calças de veludo e casaco que vai dar pra segurar as pontas até você fazer aquelas comprinhas maravilhosas em Milão! Olha, a Zara na Itália tem coisas bem bacanas. Veja esses dois links abaixo sobre onde fazer compras em Milão. Vou te mandar um email sobre sua outra pergunta. Abs…Damares
      http://www.keviagem.com/2013/11/mercado-outlet-em-milao/
      http://www.keviagem.com/2013/07/onde-fazer-compras-em-milao/

  98. Karina    04/03/2015

    Obrigada pelo retorno!

  99. Hélio    22/04/2015

    Boa noite Damares.
    Parabéns pelo blog, está me ajudando muito, minha família e eu estamos nos preparando para fazer a nossa primeira viagem ao exterior, estamos com muitas dúvidas, mas de inicio se você puder queria tirar algumas duvidas, pois quando definido pretendo entrar em contato com você para fazer ROTEIRO PERSONALIZADO, sobre o clima você explica muito bem, pretendo comprar pouco aqui e comprar o restante ai fora, estadia veremos depois, a minha duvida é sobre o tempo pois na minha lista tem bastante lugar que queríamos visitar, pretendo sai de Brasilia no dia 25/01/2016, fazer dois bate volta rápido em duas cidades, tipo apenas dois ou três dias contando com a viagem, que seria Londres e Paris e uns dez dias em Roma e Itália, incluindo visita na Toscana, Florença, Veneza, Foggia e a parte religiosa de Roma… Conseguimos?

    • Damares Lombardo    26/04/2015

      Hélio, Londres e Paris tem tanto pra ver, que ficar um dia (sim, porque o dia de chegada e partida são quase sempre perdidos) nessas cidades é um pecado mortal.
      Na Itália, procure definir bem as cidades e não esqueça que o dia de chegada e saída quase sempre são perdidos. Roma também é outra cidade que precisa estar pelo menos 3 dias cheios.
      Abs
      Damares

  100. Mariana    15/07/2015

    Boa noite! Adorei suas dicas!
    Gostaria de saber se as térmicas que vendem na Lupo e Centauro são boas.

    Obrigada.

    • Damares Lombardo    17/07/2015

      Olá Mariana, infelizmente não saberia te responder.
      Abs
      Damares

  101. Carol    17/08/2015

    Olá Damares! Viajo para Malta em Novembro/2015 e ficarei até o inicio de Fevereiro/2016. Li seu post sobre o clima lá mas gostaria de mais detalhes, quanto às chuvas e o clima. Tenho encontrado informações muito divergentes em vários sites sobre fazer sol ou não lá. E quanto às roupas? O que acha essencial? Levo roupa de calor também, como vestidos mais frescos e shorts? Acha que casacos de frio eu devo deixar para comprar em Malta mesmo? Obrigada!

    • Damares Lombardo    18/08/2015

      Olá Carol. O clima de Malta é mais quente, mas pode fazer frio no inverno. Eu recomendo a levar roupas de meia estação e invernal. Hoje está muito difícil dizer com exatidão como vai ser o tempo em determinado período, porque o clima mudou muito e está meio louco. Quanto a casaco, talvez seja melhor você comprar lá mesmo, assim poderá ter idéia que tipo de casaco vai precisar.
      Abs
      Damares

  102. Vivian Carla    03/10/2015

    Bom dia Damares,
    Antes de tudo quero te dar meus parabéns por este excelente Blog e pretendo sempre estar aqui com você ! rsrsrs e que Deus possa sempre te inspirar para nos ajudar! rsrsrs
    Bom,
    É a primeira que irei viajar para Europa daqui a 30 dias+-… sei que lá já está chegando o inverno e como aqui no Rio de Janeiro já faz bastante calor pois se aproxima o verão , estou com dificuldades de encontrar alguma loja que venda Sobretudo ( mas estou procurando e perguntando para as amigas quem quer me vender, afinal sempre tem alguém que tem no guarda-roupas né kkk ) !!! Vou morar na França, então, vou comprar roupas e agasalhos lá mesmo e eu não tenho muito o que levar na mala, suas dicas foram muito valiosas para mim.
    A minha dúvida é em relação aos objetos na mala,
    *Documentos, posso colocá-los em” pastas pequenas transparentes” na mala de mão ?
    *Remédios (controlador de pressão arterial) normalmente compro sem ter a receita, mas para viajar eu tenho que ter ?
    *Produtos de higiene e acessórios (creme dental+escova de dentes, hidratante,perfume,escova de cabelo, mini-estojo de maquilagem) tudo devem estar dentro de plásticos transparentes ?
    Estou aguardando sua resposta !
    Abraços Damares e muito obrigada !

    • Damares Lombardo    04/10/2015

      Olá Vivian! Obrigada e seja bem vinda!
      Os documentos podem ser levados em pastas pequenas transparentes, mas eu aconselho a viajar com uma bolsa grande e coloca-los dentro, pois é muito fácil apoiar as pastas em algum lugar e esquece-las.
      Remédios de uso pessoal podem ser levados na mala de mão, só não pode ser em quantidade exagerada.
      O produtos de higiene e acessórios devem estar em plásticos transparentes vendidos especialmente pra isso. Não pode levar mais de 100 ml de liquido na mala de mão.
      Abs e aproveite o máximo da França!
      Damares

  103. Wanessa    21/10/2015

    Damares, adorei as dicas!

    Estou planejando minhas férias para o inverno de 2017. Penso em ir no mês de março. É um bom mês para esquiar? Minha filha tá doida para conhecer a neve. Ficaremos em Pavia, pois meu marido vai fazer o reconhecimento da cidadania italiana. Eu vou turistar. Quero saber se em Pavia terei fácil acesso a estações de esqui? Obrigada.

  104. Olga    24/11/2015

    Damares, adorei o blog, dicas. Trabalho excelente , parabéns! Uma dica , estou indo passar o final de ano na Itália, a passagem de Ano vice recomenda Roma- Coliseum ou Venezza, sei que são propostas diferentes, mas a dúvida me intriga . Obrigada, previsão para Dezembro é muito frio?

    • Damares Lombardo    25/11/2015

      Obrigada querida Olga! Fico feliz em saber que meu blog tenha te ajudado.
      Olha, as duas cidades são lindas, mas Veneza faz mais frio e é bem úmida no inverno. Pra quem não suporta muito o frio, pode não ser muito
      agradável ficar muito tempo fora.
      Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios.
      Abs
      Damares

  105. Liliane Fagundes    17/12/2015

    Boa noite Damares, irei viajar para Europa, dia 17 de janeiro, e meu filho de 10 meses vai comigo, é nossa primeira vez no exterior, e realmente estou cheia de dúvidas sobre como vestir meu filho, por conta do frio. Na verdade gostaria de obter algumas dicas de loja na Antuerpia para comprar roupa adequada para ele. E minha grande preocupação é como vesti-lo até o destino.

    • Damares Lombardo    18/12/2015

      Olá Liliane. A loja mais em conta que tem em vários países aqui na Europa, é a Decathlon. Em Antuerpia também tem. Este é o endereço:
      Decathlon Antwerpen
      Noorderlaan 53
      2030 Antwerpen
      Belgium
      0032 35443100
      Não vista seu filho com muita roupa pra ele não transpirar, esse é o perigo, sobretudo em crianças. Coloque sempre uma blusa de algodão por baixo, depois uma blusinha de lã e um casaco. Se vc comprar as roupas térmicas, não precisa colocar blusa de lã. Use um bom casaquinho nele. Os lugares fechados aqui na Europa, são muito quente, e ele poderá sentir muito calor e transpirar.
      Abs
      Damares

  106. Ligia Quadros    07/01/2016

    Boa noite Damares,
    Li todas suas dicas e achei ótima, atecipadamente agaradeço sua gentileza, viajarei em fevereiro entre dia 12 a dia 20, Amsterdã, Itália, Gostaria de saber como é o clima neste período, ainda muito frio e chuvoso? Quais dicas de roupas devo chegar, afinal vamos sair daqui num calor de mais de 35 graus… Como nunca fui, não tenho nem ideia do que vestir pra chegar nestes países, comprar depois é tranquilo, mas passar frio até a primeira compra, seria um problema, pois também sofro do mal de ser extremamente friorenta. Abs.

    • Damares Lombardo    11/01/2016

      Ligia, entendo vc perfeitamenete, eu tb sou friorenta. Procure chegar com um casaco quente e um bom sapato invernal. Cuidado com botas durante uma viagem longa de avião, porque os pés incham e as vezes fica difícil pra ela entrar. O inverno esse ano está estranho, tem dias que faz muiot frio e depois a temperatura sobe.
      Abs
      Damares

  107. Consuelo Sousa    30/01/2016

    Gostei de ler sobre sua ajuda ás pessoas que estão com dúvidas em relação ás dicas de como se vestir num lugar frio como Europa.No momento também estou precisando de uma orientaçao, irei no próximo mês para Portugal, gostaria de saber que tipo de roupa devo levar, sou muito friorenta . Desde já, agradeço sua atenção.

    • Damares Lombardo    01/02/2016

      Olá Consuelo. Veja um post que fiz sobre o que levar na mala para uma viagem a Itália, e se baseie um pouco na roupa de meia estação e inverno. Portugal faz menos frio, então acredito que se você levar um pouco de roupa quente e um pouco menos pesada, vai dar para ficar bem: http://www.keviagem.com/o-que-levar-na-mala-para-uma-viagem-a-italia/
      Abs
      Damares

  108. Helena    28/04/2016

    Boa tarde Damares, vou viajar para Italia dia 30 sábado e fico até 05 de junho, 35 dias. Como devo fazer minha mala? tinha separado algumas camisas para meia estação mas agora vi alguns noticiarios sobre neve na Euopa…

    • Damares Lombardo    28/04/2016

      Helena, esse ano o clima pirou totalmente, mas a previsão de neve é mais pro norte da Itália e nas cidades mais altas. De qualquer maneira, de preferência para roupas de inverno e de meia estação, mas coloque umas roupinhas de verão, pois pode mudar de um momento pro outro e fazer calor, apesar da previsão para maio não ser das melhores. Estou torcendo pra que errem essas previsões.
      Abs
      Damares

  109. Bárbara    05/05/2016

    Como faço p comprar um casaco que vi aí no site

    • Damares Lombardo    05/05/2016

      Barbara, não saberia como lhe ajudar, mas no inverno você vai encontrar esses casacos em várias vitrines de lojas na Itália.
      Abs
      Damares

  110. johny padilha    07/06/2016

    Olá bom dia, moro em goiania-go faz muito calor média de 34 graus, e em janeiro estou indo pra lleida, na espanha, qual dica me da pra não congelar ?

    • Damares Lombardo    11/06/2016

      Johny, as dicas já estão aqui no post…
      Abs
      Damares

  111. Aline Favretto    09/06/2016

    Boa tarde Damares. Adorei tuas dicas. Porém gostaria de uma ajuda caso tu consiga me falar: Entrei no site da Thermo Plus, pois gostaria de uma meia térmica. E lá a feminina diz que é de lã, e somente a masculina diz términa. Sabe me dizer se são as mesmas? Obrigada!

    • Damares Lombardo    11/06/2016

      Aline, acredito que não seja a mesma coisa não, porque a roupa térmica não é de lã.
      Abs
      Damares

  112. Leidiane Marinho    20/07/2016

    olá! amando suas dicas! eu vou visitar Toma, Florença e Veneza em meados de Janeiro próximo, estou pensando em.deixar pra comprar em Roma assim que chegar um casaco bom e quentinho, as liquidações já terão começado, tenho medo de não conseguir encontrar, você acha que dá pra achar bons casacos nesse período?? aqui no RJ tudo muito caro, um bom casaco sai por uns 550,00! abs.

    • Damares Lombardo    21/07/2016

      Leidiane, você vai encontrar casaco bom e quente por preços muito mais baixos do que no Brasil. As liquidações começam no início de janeiro.
      Você vai encontrar muitas lojas com preços abordáveis na rua Via del Corso. Vej aeste post: http://www.keviagem.com/conheca-as-ruas-de-compras-em-roma/
      Abs
      Damares

      • LEIDIANE GOMES MARINHO    21/07/2016

        Obrigada Damares! vou deixar pra comprar em Roma mesmo, vou ler o post que me indicou! parabéns pelo blog e pela atenção com seus leitores! abs.

  113. Mariela    24/07/2016

    Olá Damares. Como vai? Tô adorando suas dicas. Tô pensando em ir em outubro. Ainda não decidi meus destinos. Que cidades vc me recomenda? Qual a temperatura média nessa época? Acredito que devo ficar uns 4 dias na Itália. Vou aproveitar pra dar uma passada na Espanha e França. Obrigada.

  114. Bianca    17/08/2016

    Olá!
    Primeiramente adorei suas dicas, mais estou com duvidas do que levar… Vou viajar para Italia em novembro/2017, vou ficar por 10 dias… Não sei se vai estar frio ou não.. Vc pode me ajudar. Obrigada.

  115. Juliana    03/11/2016

    Oi, Damares! Amei suas dicas. Gostaria de esclarecer uma dúvida… Sei que nos restaurantes há calefação, mas ainda é frio? Eu posso ir no restaurante com um vestido de alcinha e deixar o casaco na portaria? Vou sentir frio?

    • Damares Lombardo    04/11/2016

      Juliana, vai depender da calefação do restaurante. Alguns deixam o ambiente bem quente, outros menos, no geral é quente, mas não muitíssimo. Se vc não é uma pessoa friorenta, da pra ficar de alcinha sim.
      Abs
      Damares

  116. Marilene    09/11/2016

    Olá Damares. Sou brasileira do Rio Grande do Sul. Irei para a Itália em fevereiro de 2017, ficarei um mês por lá. Irei estudar em Campus Magnolie (Castelraimondo). Sei que estará frio, bem frio. Poderias me indicar algumas lojas na Itália com preços acessíveis? Faremos passeios de norte a sul da Itália, durante a estadia. Obrigada, abraço.

    • Damares Lombardo    10/11/2016

      Olá Marilene. A loja com preços mais em conta é a Decathlon, e vc vai encontra-la em várias cidades de Itália.
      Abs
      Damares

  117. carla de queiroz castro    09/11/2016

    Damares bom dia por favor gostaria de sua ajuda se possível é a 3 vez que vou viajar a Espanha vou para um povoado chamado Cazalega na Provincia de Toledo sempre fui no verão e agora irei em dezembro que será inverno, que tipo de roupa e calçado devo vestir na viajem e onde devo comprar aqui no rio de janeiro? se tiver dicas te agradeço

    • Damares Lombardo    10/11/2016

      Olá Carla. Sei que hoje já existem algumas lojas que vendem essas roupas ai no Brasil. Procure na internet.
      Quanto a roupa para viajar, veja esse post: http://www.keviagem.com/o-que-vestir-durante-um-voo-internacional/
      Abs
      Damares

      • carla de queiroz castro    10/11/2016

        Muito obrigado damares
        Foi de grande ajuda seus comentarios para mim
        Seu Blog esta de parabens . adorei
        Bjs
        Carla

      • BRUNA CIMA    11/11/2016

        Olá , como vc comentou que qdo vamos de avião por 11 horas ( até Milão) os pés incham e, depois vc
        fala, que quando chegamos é para entrar no banheiro do aeroporto e colocar uma meia quente , um casaco e
        a “sua bota maravilhosa” !! Bota ?? Como assim ?! vc mesma não recomendou antes !
        Adoro botas , mas estou bem confusa ….

        • Damares Lombardo    14/11/2016

          Bruna, o problema maior é quando o avião aterrisa que a pessoa vai colocar a bota, porque é nesse momento que os pés estão realmente muito inchados. Após descer do avião e começar a caminhar, em questão de uns 30 minutos estão bem menos inchados. Somente quem tem problemas serios de circulação que vai demorar bastante para o inchaço melhorar.
          Abs
          Damares

  118. tania monteiro    12/12/2016

    Olá Damares, vou fazer um cruzeiro mediterrâneo de 12 dias saindo no dia 14.03 2017, nao tenho idéia o que colocar de roupa na mala. Por favor me de uma luz rsrsrs

    • Damares Lombardo    15/12/2016

      Tania, dentro do navio tem aquecedor, então leve também roupa de meia estação e até mesmo alguma roupa mais fresca caso queira curtir a discoteca do navio à noite.
      Abs
      Damares

Deixe seu Comentário