Montalcino é conhecida não somente pela sua bela e antiga arquitetura medieval, mas também porque é a pátria do precioso vinho Brunello, um dos melhores da Itália e do mundo.

degustacao de vinhos

Montalcino é uma encantadora vila medieval situada no lindo Vale d’Orcia, encontra-se a cerca de 500 metros do nível do mar, numa posição estratégica sobre a Via Francigena: antigamente era uma das estradas de pelegrinagem mais importante do Ocidente cristão.

Essa vila medieval conseguiu manter intacto seu aspecto fascinante. Faz parte da província de Siena e seus antigos muros são do sec. XIII.

O centro histórico de Montalcino é dominado por uma imponente Fortaleza, construída em 1361 como um sinal da passagem da cidade sob o domínio de Siena. Se trata de um clássico castelo pentagonal cercado por muralhas e torres a partir do qual se pode desfrutar de uma bela vista sobre a cidade.

fortaleza de Montalcino

Você vai ter que subir um pouquinho de ladeira para chegar até a Fortaleza – chamada também de Rocca – porque ela fica na parte mais alta da cidade. Mas não é nada de exagerado e vale a pena, além de pegar um super visual da  Toscana, vai poder fazer degustação de vinhos de excelente qualidade na Enoteca La Fortezza que está situada dentro da Fortaleza.

Na toscana

degustação de vinhos

Outra atração imperdível é a magnífica Piazza del Popolo, onde fica o Palazzo Priori com sua longa e estreita torre, que é hoje a sede da Prefeitura de Montalcino.

vila medieval

As ruas estreitas e os becos de Montalcino são realmente agradáveis, ideal para caminhar e respirar a atmosfera especial desta magnífica vila medieval.

centro histórico de Montalcino

Se você é amante de vinho tinto, vai ter uma enorme opção de enotecas (lugar onde se faz degustação) para degustar os deliciosos vinhos que a região produz: Rosso di Montalcino, Brunello di Montalcino e Brunello di Montalcino Riserva.

vinho tinto

arquitetura medieval

Os residentes de Montalcino são muito acolhedores, um dos pontos fortes da Toscana, onde o turista na maioria das vezes é muito bem recebido.

A gastronomia na região da Toscana, não muda muito de uma cidade à outra, mas o vinho sim. Se o vinho Chianti é bom, a excelência encontra-se com o Brunello e, Montalcino, é a pátria deste maravilhoso vinho tinto.
Uma das principais razões pelas quais o Brunello di Montalcino ganhou o caráter e a personalidade que é reconhecido, tem sido o máximo cuidado na perfeita expressão de utilizar uma única variedade de uva: a Sangiovese vinificada pura, ou seja, sem misturar outros tipos de uvas, usando apenas aquela Sangiovese.

Nos últimos anos, o enoturismo tem crescido muito na Itália, especialmente em regiões historicamente relacionadas à cultura da terra, da vinha e do bom vinho como Toscana, Piemonte, Veneto e Sicília.

Como chegar em Montalcino de trem

A estação mais próxima é Buonconvento Montalcino. Do outro lado da rua da estação, há uma parada de ônibus (www.sienamobilita.it) que leva a Montalcino (10 km). Montalcino pode ser alcançado também de ônibus    a partir de Siena (38 km).

PLANEJE BEM SUA VIAGEM AQUI

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares Lombardo

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

Deixe uma Resposta