onde ficar em Roma

Onde ficar em Roma por bairro com dicas de hotéis

Por se tratar de uma cidade grande, saber onde ficar em Roma pode se tornar difícil. Mas com minhas super dicas neste post, você vai conhecer não somente os melhores bairros para se hospedar em Roma, como também as melhores posições em relação a cada bairro.

Roma é o maior município da Europa depois de Londres, e se você nunca a visitou, saiba que é uma cidade onde caminha-se muito. O motivo? Porque Roma possui apenas 2 linhas de metrô e às vezes pegar ônibus pode não ser a melhor opção, pois a cidade tem um trânsito intenso e dependendo do horário você vai correr o risco de ficar parado por muito tempo. Esse tempo parado no meio do trânsito, você poderia estar caminhando e conhecendo cantinhos em Roma muito sugestivos e interessantes.

onde ficar em Roma

Onde ficar em Roma

A maioria das atrações em Roma encontram-se no centro, então, seguindo um roteiro bem elaborado, você poderá fazer um itinerário bem preciso passando por monumentos que estão no caminho sem precisar ficar rodando como barata tonta. Certo? Então vamos as dicas de onde ficar em Roma.

Onde ficar em Roma por bairro e hotéis

1 – Zona estação Termini
Vejo muitos comentários na internet de pessoas falando mal da área da estação Termini, mas é importante saber que nem toda a zona é ruim. A parte que menos recomendo são as ruas que circundam a estação. Mesmo assim, não é nada de assustador não. Claro, não é uma zona bonita, mas também não é horrível. Eu mesma já me hospedei bem ao lado da estação (sai à noite e voltei sozinha de metrô) porque tinha que partir pela manhã cedo e estava sozinha com malas.

Na Europa, em geral, as zonas das estações de trem não são as melhores porque tem uma certa concentração de prostituição e vendas de drogas. Mas geralmente essas áreas são bastante monitoradas pela polícia.
A zona Termini pode ser uma boa opção de onde ficar em Roma sobretudo pra quem deseja se hospedar em hotéis com preços mais baixos, ficar central e fazer bate e voltas para outras cidades. A região é muito estratégica porque tem a estação de trem e também as únicas 2 linhas de metrô da cidade, sem falar que os preços das diárias são realmente mais baixos e a posição é muito central. De qualquer maneira, se não quiser pegar um táxi quando chegar na estação Termini com malas, sugiro que se hospede no máximo a 600 m da estação, desse modo poderá ir caminhando sem problemas, mas evite ficar hospedado nas ruas em torno a estação. Aqui coloquei dicas de hotéis que estão a 400 m de distância da estação Termini.

Hotéis em zona Estação Termini:
Hotel Opera Dreams 3*
Hotel Sonya 3*
66 Imperial Inn de Deluxe B&B 3*
Hotel Dharma 3*

2 – Zona Monti
Este bairro encontra-se muito perto da estação Termini, digamos que com uma caminhada de cerca 15 minutos chega-se a ele. É uma zona mais tranquila e considerado um bairro de Roma elitizado. No bairro tem a estação de metrô Cavour (linha B), o que torna a zona muito acessível e cômoda. A área há hotéis não muito caros de boa qualidade. Há também bons restaurantes. Chega-se ao Forum Romano e ao Coliseu em pouco tempo de caminhada.

Hotéis em zona Monti:
FH Grand Hotel Palatino 4*
Zefiro Home 3*
Black Rooms Colosseo
Hotel Canova 3*

3 – Zona Trastevere 
É considerado por muitos a verdadeira alma da cidade. Um dos bairros de Roma mais característicos e sugestivos com ruas estreitas, poucos turistas e muitos residentes, o que já torna o lugar especial. À noite o bairro fica cheio de gente passeando que lota os bares ali presentes. A zona abriga muitos restaurantes, pubs, bares e possui uma vida noturna animada. No entanto, há também cantos silenciosos, mas recomendo que tome cuidado para não ir parar em qualquer hotel situado na parte mais animada, porque o barulho não vai te deixar dormir muito cedo. As ruas mais barulhentas estão perto da Piazza Trilussa e Vicolo dei Cinque. O incoveniente desse bairro, é que não há estação de metrô, mas é bem servido com meios de transportes que levam em pouco tempo ao centro de Roma (se não pegar trânsito).

Hotéis em zona Trastevere:
B&B Paola a Trastevere
Luxury Trastevere 3*
Landlord in Trastevere 3*
La Civetta di Trastevere 3*

4 – Zona Testaccio
Esta zona é bem conhecida e está numa área bastante central, perto de Trastevere. É um bairro de Roma onde ainda se respira um ar popular. Em Testaccio há muitos restaurantes e bares na parte vizinha de Monte de Cocci. Ao lado de Testaccio encontra-se Ostiense, zona muito animada durante à noite e freqüentada por jovens devido a presença de uma universidade. Em Testaccio tem a estação de metrô Piramide, mas muitas estruturas de hospedagem não se encontram perto da estação. É bem servida com os meios de transportes.

Hotéis em zona Testaccio:
Seven Suites 3*
Amphora House
Apartamento Marmorata

5 – Zona Praça Navona e Pantheon
Área muito luxuosa e central. A área entre a Piazza Navona, a Fontana de Trevi e a Piazza di Spagna é o coração da cidade e uma das zonas mais caras para se hospedar em Roma. A partir de uma dessas 3 zonas, pode-se chegar na maioria das atrações caminhando. A área de Piazza Navona e Pantheon não tem estação de metrô, mas a pé chega-se rapidamente em zonas que tem metrô, sem falar que é muito bem servida com meios de transportes.

Hotéis nas zonas de Praça Navona e Pantheon:
Hotel Trecento 3*
Four Rivers Suites
Hotel Teatro Pace 3*
Navona Theatre Hotel 3*

6 – Zona Praça de Espanha
Piazza di Spagna é uma das minhas zonas preferidas de hospedagem em Roma. Além de chegar na maioria das atrações a pé, tem uma estação de metrô. Na zona há bares, restaurantes e muitas lojas para fazer compras. Fica também muito perto da Fontana de Trevi, cerca de 15 minutos de caminhada.

Hotéis na zona de Praça de Espanha:
Hotel Forte *
Hotel Piazza di Spagna 3*
Hotel San Carlo 3*
Hotel Madrid 3*

7 – Zona Cidade do Vaticano
A Cidade do Vaticano é atravessada por um fluxo incessante de turistas e peregrinos, e, portanto, na área existem várias lojas e restaurantes e um movimento frenético durante o dia, mas à noite a zona fica bem morta. Na região tem a estação de metrô Ottaviano e é também bem servida com meios de transportes.

Hotéis na zona Cidade do Vaticano:
Hotel Nautilus 3*
Hotel Vespasiano 4*
Hotel Relais Dei Papi 3*
Hotel Gerber 3*

Claro que existem outras zonas interessantes de hospedagem em Roma, mas aqui deixei aquelas onde geralmente os turistas se hospedam pela facilidade e vizinhaça do centro e onde estão concentradas a maior parte das atrações, apesar de ter outras zonas centrais como Praça São Pedro. Mas esta fica muito próxima ao vaticano, então é só pegar as dicas da Cidade do Vaticano. Assim como a zona da Fontana de Trevi, que está bem perto da Praça de Espanha.

Bom, agora que você já tem uma ideia de onde ficar em Roma, é só preparar as malas e partir!

Buon Viaggio!

[caixa title=”SAIBA MAIS”]

Dicas de cidades para fazer bate e volta de Roma
Passeios em Roma
Guia de Veneza
Transfer privado em Roma
Cidades Românticas na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Cara Damares, Vamos viajar de Roma para Veneza dia 18 de abril. Seguindo sua recomendação quero ir de trem rápido (Freccia) e me assustei com os preços! Para duas pessoas está 119 euros na classe Standard. Achei caríssimo. Nas datas próximas tem opções mais baratas, mas só podemos ir nessa. Será que é por causa do feriado de 17 de abril? Estou receosa de comprar e aparecer alguma promoção… Qual seu palpite? Outra observação é que por 129 euros iríamos de classe Business (segundo os valores atuais no site da Trenitalia).

    24 de janeiro de 2017
  • Damares Lombardo

    Estou a organizar a minha viagem de 15 dias por Itália.
    Em Roma, posso ficar hospedada perto da estação de Roma S. Pietro. É uma zona segura ou à noite fica mais isolada?
    Vi as caminhadas para os principais pontos turísticos de Roma e pareceu-me razoável.

    Obrigada por todas as dicas do seu blog.

    23 de fevereiro de 2017
  • Damares Lombardo

    Damares, estamos viajando dia 20 de maio 2017 cruzeiro maritimo pela costa da ITALIA E FRANÇA partindo e retor-nando de Barcelona a primeira parada será em Napolis.Gostariamos de fazer um tour pela Amafitana. Vc teria opçoes
    de como deveriamos fazer. Somos um grupo de 8 pessoas.
    Temos que passar o dia apos o desembarque e retornar final de tarde para o embarque do navio
    Navio Pullmantur Soberano-Cruzeiro Brisas do Mediterraneo.

    19 de março de 2017
  • Damares Lombardo

    Vou para Roma em novembro com o meu marido. Reservei o Hotel Residenza di Ripetta. Esse hotel é bem localizado?

    22 de março de 2017
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, vamos fazer uma viagem pra Roma e vamos nos hospedar no hotel sheraton parco de medici rome hotel, sei que fica meio afastado do centro de Roma, gostaria de algumas dicas de podermos conhecer algumas cidades vizinhas, e se possível bate volta. Obrigada pelas dicas em seu blog

    11 de maio de 2017

Deixe Um Comentário