Rota do Vinho pertinho de Roma

10

Na Itália existem 154 possibilidades para fazer uma Rota do Vinho. A mais famosa em todo o mundo, é aquela da Toscana. Mas isso não significa que as outras sejam menos interessantes, pois o que não falta nesse país, é lugar bonito e vinho de qualidade.

A Rota do Vinho Cesanese, é sem dúvida um dos itinerários mais sugestivos e conhecidos da região do Lazio, envolve as províncias de Serrone, Piglio, Paliano e Acuto, territórios onde se cultiva aquelas videiras em que há origem o famoso Cesanese. O terreno protegido pelo Monte Scalambra, abriga vinhedos de alta qualidade onde famílias cuidam com muita atenção e uma rica e longa experiência, além de grande amor pela própria terra.

Rota do vinho na Itália

Rota do vinho na Itália

Visitar estes lugares e vinícolas, falar com os antigos e novos produtores, experimentar um bom vinho, é um imenso prazer quase inexplicável! Essa é uma daquelas viagens que marcam eternamente, porque é uma experiência vivida onde cultura, gastronomia e ambiente se fundem maravilhosamente bem. Adorei fazer esse percurso, pena que foram apenas 3 dias e passaram muito rápido, mas espero poder voltar em breve, porque amei a região.
Esta minha viagem, foi feita com um grupo de operadores turísticos, onde visitamos várias partes do território, o qual oferece uma incrível riqueza natural, histórica e enogastronômica.

Rota do Vinho no Lazio

Passamos metade de um dia na vinícola Casale Verde Luna em Piglio, conhecendo suas vinhas e o método de produção.

Colhendo uva numa vinícola na Itália

Colhendo uva numa vinícola na Itália

Vinícola na Itália

Vinícola na Itália

A visita a vinícola fechou com chave de ouro com um almoço dos deuses acompanhado com ótimos vinhos, obviamente!

Adoro entradas, e a Itália é expert no assunto!

Gastronomia italiana

Queijos e frios italianos

Restaurante na Rota do vinho na Itália

O lugar funciona também como pousada, e se você gosta de acordar com paísagens como essas abaixo, então esse pode ser o lugar ideal para você pernoitar!

Rota do vinho

Rota do Vinho

Vinhas na Itália

Vinhas na Itália

O itinerário territorial dedicado ao tema das videiras e do vinho, compreende algumas províncias de Roma e de Frosinone. A Rota do Vinho Cesanese, chamada em italiano “ La Strada del Vino Cesanese” (A estrada do Vinho), foi constituída em 2006 sem fins lucrativos, com o objetivo de fortalecer a cultura de qualidade e a hospitalidade do território valorizando as peculiaridades enológicas, gastronômicas, históricas e ambientais presentes no percurso.

Vinhas na Itália

Vinhas na Itália

O Cesanese de Olevano Romano e aquele de Affile, são certamente um dos produtos mais históricos e típicos da província de Roma. É o vinho dos papas e imperadores que durante séculos tem acompanhado festas e banquetes.
O cultivo dos dois vinhos, têm o reconhecimento DOC, Denominação de Origem Controlada. Com Piglio, na província de Frosinone, Olevano Romano e Affile, pertencentes a província de Roma, compõem um “triângulo” de três vinhos DOC.

Degustação de vinhos

Degustação de vinhos

Degustações podem ser feitas ao longo do caminho da Rota do Vinho Cesanese, com uma série de itinerários descobrindo vinícolas e restaurantes nos quais você vai conhecer a história deste vinho, entendendo o modo de produção e as peculiaridades. Tudo isso combinando com as delicias gastronômicas da região, é claro!

Caso queira pernoitar na região num lugar muito sugestivo, romântico e chic, o Grand Hotel Palazzo della Fonte pode ser uma boa opção. Nosso grupo ficou hospedado nesse hotel, onde passamos 3 noites fantásticas. O hotel é antigo, mas a maioria dos apartamentos foram restaurados. Tem um lindo Spa e piscina externa. O restaurante é dívino, comemos maravilhosamente bem. Aliás, comemos em vários restaurantes do território e sempre muito muito bem!

Hotel no Lazio

Saiba Mais

Aguas termais curativas e golf pertinho de Roma
Capela sistina medieval em Anagni
Viagem pela Itália descobrindo lugares inusitados

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares Lombardo

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

10 Comentários

  1. Damares Lombardo

    Muito legal. Ótimo para quem é apreciador de vinhos e deseja fugir dos roteiros tradicionais e das cidades grandes. Uma dúvida: Cesanese é o nome da uva ou é uma marca da região?
    Abs
    Gil

    • Damares Lombardo

      Olá Gil, a uva e o vinho se chamam Cesanese. Depois tem os tipos de vinhos que foram feitos com um determinado tipo de uva de uma região como, por exemplo, o Cesanese de Affile.
      Abs
      Damares

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Olá Tais. É possível sim, mas eu recomendo a alugar um carro e fazer esse passeio a partir de abril até outubro.
      Abs
      Damares

  2. Damares Lombardo

    Damares, não acho muitas informações então se puder me ajudar agradeço. Em junho vou para Roma e quero saber se existem opções de roteiros do tipo “bate-volta” a partir desta cidade, pois não estou muito afim de ficar trocando de cidade por conta dos check ins, malas etc, e já que tenho somente 10 dias. Pensei em ficar em Roma e em Napoles, dividindo a viagem.

  3. Damares Lombardo

    Estou em Ostia Antica. Vou embora dia 28/09/2016 e antes disso quero ir nessa venicola. Como faço ? Qual o valor ? É o dia inteiro o passeio ? Como funciona ? Se puder passar os telefone de contato eu agradeço. Fico no aguardo

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Ola Eloane. Esse passeio é para um grupo formado de no minimo 4 pessoas, se vc estiver sozinha nao vale a pena porque ficaria muito caro.
      O contato é através de keviagem. Caso esteje em mais pessoas e deseje fazer o passeio, basta enviar um email de solicitacao: contato1@keviagem.com
      Abs
      Damares

Deixe uma Resposta