Um tour pelas 6 melhores cervejarias de Colônia

0

As cervejarias de Colônia são as melhores opções para comer pratos típicos e abundantes, regados com ótimas cervejas artesanais a preços realmente convidativos.

Apresentam decorações autênticas e às vezes pitorescas. Algumas parecem até um museu onde se bebe cerveja, de tantos quadros e esculturas que possuem.

Você vai encontrar muitos lugares para experimentar a deliciosa cerveja de Colônia, mas aqui vou te apresentar as 6 melhores cervejarias que produzem a própria bebida situadas no centro da cidade, todas muito próximas umas das outras.

A Kölsch é o destaque entre as cervejas da Alemanha de alta fermentação. Se trata de cervejas filtradas, mas de agradável sabor, em muitos casos, de alta qualidade.

Kölsch - cervejas da Alemanha
Uma das diferenças de tomar a Kölsch nas cervejarias de Colônia, está na maneira em que ela é servida, em copos de vidro compridos e estreitos, com 20cl de capacidade (adoro, porque é muito conveniente, especialmente na estação mais quente, assim a gente consegue beber antes que a cerveja esquente), além do fato de que a bandeja não é comum como as outras, mas é notável por ter uma alça que ajuda a transportá-la com apenas uma mão, bem como os espaços apropriados para inserir os copos.

Cervejarias de Colônia
A vantagem é que a pessoa que está servindo pode levar muitas cervejas de uma só vez sem perigo que os copos caiam e se quebrem e sem que as cervejas derramem.

Ah, é normal o garçom trazer logo outro copo de cerveja quando ele vê que a sua está quase no final sem nem mesmo te preguntar. Você tem que cobrir seu copo com o porta copo para que ele entenda que você não quer mais cerveja.

A comida servida nas cevejarias de Colônia não muda muito de uma pra outra, os pratos são quase sempre os mesmos, o que muda é a cerveja, porque sendo feita em maneira artesanal, cada uma apresenta características próprias. Algumas são mais fracas, outras mais fortes ou amargas.

No geral gasta-se em média de 20€ por pessoa para comer um bom e abundante prato típico acompanhado de umas 3 Kölsch. Mas não esqueça de deixar uma gorjeta ao garçom, na Alemanha isso é praxe.

Indicação das melhores cervejarias de Colônia

– A poucos metros da enorme catedral de Colônia, encontra-se a cervejaria mais popular e turística da cidade, Früh, ou seja, Früh am Dom. Imensa como a vizinha catedral, há cerca de 1000 lugares para sentar e comer, distribuídos em vários níveis.
Inaugurada em 1904, essa é uma das cervejarias de Colônia que precisou transferir sua produção para um maior estabelecimento fora do centro da cidade. O local ficou pequeno para produzir o grande número de cervejas e também servir diretamente ao público.
A cerveja se chama Früh, o mesmo nome do local. Não é muito forte e desce que é uma maravilha! Esta é uma das maiores cervejarias em termos de volume.

Conheça as melhores cervejarias de Colônia
– Semelhante à abordagem de grandes números, é a Brauhaus Sion, situada a uns 300 metros da Früh. Aqui a história tem suas raízes em 1318 e é a segunda maior cervejaria do Altstadt (Cidade Velha). O local aqui é também de grande dimensão. A cerveja da Sion tem um toque mais definido de malte por um menor contrapeso de lúpulo. É também gostosa, mas tem um sabor mais forte.

O cardápio dessa cervejaria de Colônia é gigante como o local…rs.

Indicação das melhores cervejarias de Colônia
– Outra cervejaria de Colônia muito conhecida e frequentada por locais e turistas, é a Peters Brauhaus. Abriu no centro de Colônia em 1994 em um edifício onde já havia uma antiga cervejaria desde 1847.
O ponto de força dessa Kölsch, é que ela é caracterizada por uma secura incrível, antes de terminar o copo, dá uma sensação de que não será suficiente e a gente já parte logo pra segunda. Muito boa!

Cervejaria de Colônia
– Passando pelas ruas estreitas do centro histórico de Colônia, você vai chegar à praça Heumarkt onde se encontram 2 cervejarias famosas, a Pfaffen Bier e a Gaffel Haus. A produção da Pfaffen já não está situada na cidade de Colônia desde 2001, mas em Lohmar, a 30 km a sudeste.
Tanto a fachada do edifício, como seu interior, são notáveis: a fachada laranja se destaca entre outros edifícios, enquanto em seu interno é caracterizado por uma profusão de esculturas em madeira – que servem como pé de algumas mesinhas – símbolos e antigas canecas.
A cerveja da Pfaffen é um pouco mais amarga, mas é de qualidade. Eu não gosto de cerveja muito amarga, mas o lugar é tão envolvente que me fez até esquecer desse detalhe.

Cervejarias em Colônia - Brauhaus Pfaffen
Não deixe de admirar o mapa mundi no piso na entrada do local. Muito bacana.

Cervejarias em Colônia - Brauhaus Pfaffen– A Gaffel Haus, talvez a marca de Kölsch mais famosa e considerada uma das melhores cervejas de Colônia, está situada bem ao lado da Pfaffen.

E ai você deve estar se perguntando: mas como podem funcionar? E a concorrência? Essa é uma das coisas bacanas de Colônia (acredito da Alemanha), tem espaço para todos, cada um oferece seu produto e o cliente escolhe qual mais lhe agrada.
Não gosto muito da parte interna dessa cervejaria da Gaffel (tem outra perto da catedral), não acho muito original.

Cervejarias de Colônia - Gaffel
– Lotado, rumoroso e alegre, Brauhaus Päffgen é uma das antigas cervejarias de Colônia que serve uma das cervejas que mais gosto na cidade. Esta cervejaria produz a Kölsch desde 1883 e, desde então, nunca perderam a popularidade. Esta é minha cervejaria em Colônia preferida, tanto pelo local, que pela cerveja. O local é esplêndido e capaz de transportar o visitante numa atmosfera de outros tempos, num contexto muito autêntico. A cerveja aqui é no mínimo persuasiva: de cor amarela clara, fresca, com malte reforçado com perfeição, mas equilibrado, sem deixar aquele sabor de amargo na boca.

Cervejarias em Colônia - Paffgen
E se você não gosta de cerveja, peça refrigerante, suco ou água e experimente o Goulash Soup ( melhor do que o Goulash) da  Päffgen , não vai se arrepender, é o melhor de Colônia.
Aqui, é onde o principe de carnaval (nosso rei momo) vem no dia da abertura da festa para tomar cerveja e festejar, tem até uma sala reservada pra ele e sua comitiva com fotos e alguns objetos referentes ao evento.
A sala fica no primeiro andar. Não deixe de dar uma chegadinha.
Se você visitar Colônia no verão e o tempo permitir, poderá degustar de uma deliciosa cerveja no Biergarten da Brauhaus (jardim da cerveja), que fica nos fundos do local.

P.S. Gostaria de agradecer imensamente a minha cara amiga Marina que me fez companhia durante este tour e que não me deixou beber sozinha! Rs. Marina é italiana e vive em Colônia há 20 anos. Durante esses 3 anos que morei na cidade, ela me ajudou a conhecer os cantinhos mais sugestivos e as melhores cervejarias de Colônia. Sem falar que era minha grande companheira nas Brauhaus de Colônia!

Tour pelas melhores cervejarias de Colônia

SAIBA MAIS SOBRE COLONIA

RESERVE SEU HOTEL AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube e Google+

 

 

 

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

Deixe uma Resposta