Viajar de ônibus ou de trem na Alemanha

Viajar de trem na Alemanha é confortável e rápido, mas nem sempre barato.

A ferrovia alemã é uma das mais eficientes da Europa, com trens tecnologicamente avançados, pontuais e oferecem um ótimo serviço. Talvez por este motivo não custe pouco.
A ferrovia de trem na Alemanha se chama Deutsche Bahn, e os trens se dividem em duas categorias: trens de longa distância e de curta distância. Ao primeiro grupo pertencem os trens “Intercity” (IC) e “InterCity Night” (ICN), “Eurocity” (EC) e “Euronight” (EN). Para as rotas internacionais, existem alguns trens inter-regionais e de longa distância, além dos elegantes “InterCity Express “(ICE), trens de alta velocidade capazes de atingir 330 km/h.

A bordo destes trens tem bar e restaurante, tomadas elétricas e banheiros limpos. Os trens ICE percorrem os trechos nacionais que ligam as principais cidades alemãs e também alguns destinos internacionais: Zurique, Viena, Bruxelas e Amsterdam. E claro que o preço da passagem corresponde a todo esse serviço oferecido pela companhia de trem na Alemanha.

O trens da segunda categoria (curta distância), fazem parte daqueles regionais – trens RE Regionalbahn – com os quais é possivel chegar em cidades menores e nas estações secundárias, mas já adianto que nesses trens você pode encontrar as vezes qualquer vagão velho.
Para conseguir um bom preço na passagem de trem na Alemanha, recomendo a comprar online através do site da companhia ferroviaria com um certo tempo de antecedência. As vendas são disponíveis no site da Deutsche Bahn a partir de 3 meses antes da viagem, e você pode até conseguir economizar uns 25% sobre o valor cheio do bilhete.
A ferrovia alemã oferece alguns passes com boa vantagem para viajar de trem na Alemanha, sobretudo se você estiver viajando em grupo. Visite o link da Deutsche Bahn para saber mais detalhes.
E caso você decida comprar as passagens online e precise de ajuda, siga o passo a passo do Ricardo Freire do Viaje na Viagem, está super claro.

Ônibus
Viajar de ônibus na Alemanha, é possível desde 2013, quando foi liberado o transporte de ônibus intermunicipais, que até então, não era possível para outras empresas fazer os serviços de ônibus onde já existiam aqueles ferroviários.
Com a liberação do mercado, apareceram várias companhias de transportes com uma ampla rede de conexões, preços baixos, eficiência e segurança.

A única desvantagem, é que viajar de ônibus na Alemanha, em relação a viagem de trem, nas longas distâncias, leva mais tempo. No entanto, o nível de conforto é muito elevado, existem serviços como Wi-Fi ou assentos reclináveis que termina compensando esta desvantagem.
A rede de ligação é bem desenvolvida e conecta com as cidades principais proporcionando uma excelente frequência de dia e de noite. Em muitas grandes cidades têm estações de ônibus, enquanto algumas estações são unidas com aquelas ferroviárias. Em alguns casos, essas estações não fornecem serviços como bilheteria ou sala de espera.

Os percursos principais ligam as maiores cidades como Amburgo, Berlim, Colônia e Frankfurt com outras localidades menores como Dortmund, Düsseldorf o Lipsia. A rede de ligações está se desenvolvendo rapidamente, e muitas cidades pequenas estão sendo incluídas nas novas rotas ou são acessíveis com combinações de mais de um ônibus ou ônibus e trem.

No momento essas são as principais companhias para viajar de ônibus na Alemanha: Meinfernbus, Flixbus, ADAC Postbus e BerlinLinienBus.
Aconselho a reservar com uma certa antecedência para conseguir preços baixos, porque o sistema é o mesmo dos trens e voos, quanto antes reservar, mais barato vai pagar. É possível comprar as passagens online até para o mesmo dia.

A diferença de preços entre uma viagem de trem e de ônibus, as vezes é bem grande. Uma viagem de Colônia para Berlim, por exemplo, pode custar cerca 75 euros e a viagem dura 4h e 20 minutos. A mesma viagem de ônibus, custa em torno a 20 euros, mas o percurso é mais demorado, são 7 horas viajando.
Agora é só você se organizar e decidir se vale a pena viajar de trem na Alemanha ou de ônibus.

Boa Viagem! Gute Reise!

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Oi Damares. Parabens pelo blog!
    Estou planejando conhecer Colonia no final do ano e tenho duas opcoes de datas, uma semana antes do Natal e outro periodo depois da virada do ano. Acontece que o primeiro periodo fica mais apertado de tempo, pois tenho que estar na vespera de Natal na Espanha. A minha duvida consiste em saber como fica o astral da cidade depois do ano novo, pois imagino que o periodo que antecede o Natal deve ser bem animado. Desde ja, muito obrigada.

    13 de agosto de 2015
      • Damares Lombardo

        Obrigadíssima pela sua pronta resposta, Damares. Agora posso planejar a ida para Colonia com mais opções de datas.
        Abraço grande.
        Josy

        14 de agosto de 2015
  • Damares Lombardo

    Obrigada pelas dicas… estou na Alemanha e me sinto mais segura andando de onibus… e as passagens estão mais baratas para onde quero ir de onibus do que de trem…

    19 de agosto de 2015
  • Damares Lombardo

    Oi Damares!! Estou indo para Bremem dia 24/12 e de lá vou para Berlim dia 26/12 e andei olhando os preços e estão bem mais baratos do que de trem.
    Você indica alguma companhia que seja melhor? Andei olhando a Flixbus e a Meinfernbus.

    9 de dezembro de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, muito boa explanação entre os meios de transporte na Alemanha. Com relação â viagens um pouco longas da FlixBus (tipo Luxemburgo a Berlin, que dá mais de 11horas), você tem conhecimento se os ònibus da FlixBus param em algum lugar, durante a viagem, para “esticar as pernas” e poder tomar alguma refeição, ou é viagem DIRETO, non-stop :::

    28 de julho de 2016
  • Damares Lombardo

    Quando eu for eu vou de trem!

    7 de novembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Parabéns pelas explicações. Muito legal.
    Minha dúvida é sobre bagagens. No site da Flixbus informam:
    . One item of hand luggage (max. 42 x 30 x 18 cm, max. 7kg)
    . 2 items of baggage (max. 67 x 50 x 27 cm, max. combined weight 30kg)
    Estes 2 itens são restritos nestas dimensões ou podem ser restritos apenas no peso?
    Com certeza não levarei mais de 30 kg mas meu mochilão tem 80x40x25, ou seja, passa na altura.
    Vi que tem empresas (no caso aéreas onde achei esta possibilidade) que aceitam a soma :67+50+27+67+50+27=288(por se tratar de 2 bagagens), que seria o volume total ocupado que tem direito.
    Neste caso meu mochilão atenderia com sobra pois sua soma da 145.
    Obrigado!

    19 de janeiro de 2017
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Eu tenho algumas dúvidas.
    Em Hanau, estes ônibus saem da Estação de trem? Preciso ir de Hanau para Colonia….mas a dúvida ainda é maior se: em Colonia o ônibus me deixa perto da Estação de trem também.
    E as outras dúvidas… saindo de Hanau de ônibus e indo para Mainz, Wiesbaden, Marburg Assmannshausen. Será que os ônibus param perto do Centro destas cidades?
    Obrigada pela atenção se puder me ajudar,
    Um abraço

    26 de abril de 2017
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, tenho uma dúvida sobre comprar as passagens de trem, será que pode me ajudar? Estou pesquisando passagens de trem Bruxelas – Colônia e Colônia – Heidelberg e vi que pelo site da DB Bahn é possível colocar um pit-stop entre os trechos, aí coloquei Bruxelas – Heidelberg com pit-stop de 24h em Colônia (já que eu ficaria apenas uma noite mesmo em Colônia) e o sistema gerou a passagem, no fim das contas sairia 10 euros mais barato do que comprar as 2 passagens separadas.. vc saberia dizer se isso é mesmo permitido e se não terei problemas ao apresentar as passagens?

    24 de agosto de 2017
  • Damares Lombardo

    Bom dia DAMARES. PRAZER

    1 de outubro de 2017
  • Damares Lombardo

    Ola Damares,
    Estou em Dusseldorf e gostaria de conhecer algumas cidades aki por perto, tipo bate-volta. Fico aki ate dia 16/10/17. Então a partir do dia 09 , ate dia 16 posso fazer alguma coisa por aki. Ja vi alguma coisa sobre Cochem e tambem gostaria de visitar Luxemburgo. Vc pode me ajudar ? obrigada !!! Betania

    4 de outubro de 2017

Deixe Um Comentário