Viajar para Itália em agosto

Tenho recebido muitos emails e comentários com perguntas sobre o fato de viajar para Itália em agosto, por esse motivo resolvi escrever este post para esclarecer um pouco a situação.

A maioria das empresas no país fecha no mês de agosto dando férias para os empregados, por essa razão, grande parte das cidades ficam muito vazias. Além disso, bem no meio do mês, dia 15, tem um feriado muito importante para os italianos, se chama Ferragosto, e nesse dia fecha praticamente tudo.

Antigamente fechava tudo a semana inteira do feriado, hoje, muitas lojas e restaurantes abrem, porque entenderam que tem um grande movimento de turista e que a crise não perdoa, mas infelizmente você vai encontrar muita coisa legal fechada nessa semana de agosto na Itália.

As cidades com mais estabelecimentos fechados e vazias na semana do feriado na Itália em agosto são: Milão, Roma, Turim e Bolonha. Se você vai estar em uma dessas cidades na semana do Ferragosto, procure ficar sempre nas partes mais centrais delas, porque vai encontrar mais opções de lojas e restaurantes abertos.

As atrações mais importantes fecham somente dia 15 de agosto e outras durante toda a semana do feríado.

Se estiver em Milão no dia 15, por exemplo, aproveite para conhecer outra cidade perto, com certeza vai encontrar muita gente e tudo aberto em uma daquelas de lago: Sirmione, Lecco, Como, Verbania, Arona, Stresa e muitas outras. Esses lugares se encontram a cerca de 50 a 90 minutos de Milão com trem, as últimas três, fazem parte do Lago Maggiore, que adoro. Outra cidade bem bonita para visitar a 60 minutos daqui, é Lugano, em terras suiças.

O meu primeiro mês de agosto aqui há mais de 20 anos, foi algo assustador, Milão estava tão vazia e com tanto lugar fechado, que eu não encontrava uma “tabaccheria”  (lugar onde vende-se bilhetes de ônibus e metrô) aberta para comprar o bilhete do ônibus perto da minha casa, porque naquela época era assim, a cidade ficava parecendo um deserto. De uns anos pra cá, as coisas mudaram, e a única semana realmente muito vazia, é aquela do feriado.

Muitos italianos tem casas na praia ou na montanha, então assim que as escolas fecham, fogem do calor e vão para lugares mais frescos, e se não puderem viajar para outros destinos, terminarão indo para uma de suas casas, mas sairão com certeza da cidade, pelo menos nessa semana.
Resumindo, a Itália em agosto não fica mais com suas cidades totalmente vazias, apesar de diminuir bastante o número de residenetes, mas o período a ser evitado é aquela semana do feriadão de Ferragosto (dia 15).

Conheça outros posts de colegas que moram na Itália e dão dicas sobre o Verão na Itália

– Grazie a Te: Firenze em agosto
– Descobrindo a Sicilia: Verão na Sicilia
– Vou pra Roma: 10 top dicas para o seu verao em roma
– A Bolonhesa: Sobreviver ao verao italiano

 

SAIBA MAIS SOBRE A ITÁLIA

Quando viajar para Itália
Sirmione e seu castelo fortificado
Lago Maggiore, passeios nas ilhas Borromeo
Como é o clima da Itália?


RESERVE SEU HOTEL
AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e Google+.

 

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Ola!! Estamos em 4 amigas programando 15 dias de viagem pela Italia. Inicialmente, pensamos em agosto, e até vimos que os preços são mais em conta. mas devido a tantos depoimentos sobre as cidades vazias durante esse mês, estamos pensando em mudar para Setembro. Fazemos bem? Ainda tem muitos estabelecimentos fechados? Incluimos cidades pequenas, como Como, Arezzo, mas tb cidades como Milao, Roma, Florença… o que acha?

    23 de abril de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá! Tenho uma viagem de 15 dias marcada para o iniciar em 10/08. Há algum problema quanto a encontrar pontos turísticos fechados ou algo do tipo? Podemos ficar tranquilos de encontrar uma estrutura turística legal, pois iremos passar por Milão, Roma, Sorrento, Capri, Florença/Toscana e Veneza nessa temporada.

    17 de maio de 2013
      • Damares Lombardo

        E quanto aos museus e igrejas?
        Obrigado,

        Roberto

        24 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Saudações vou viajar dia 02 de maio a 16 maio de 2014.

    Vou entrar por milão e retornar por roma.

    Sei que é uma época boa sendo primavera e não costuma chover correto?

    Abcs.

    3 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Grazie mille Damares, mas mesmo se tiver pioggia vai ser proveitoso, o clima sta totalmente pazzo.

    Primavera geralmente fare sole.

    Cari Saluti.

    3 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Estarei em Veneza na semana do feriado. Acho que não terei problemas

    9 de julho de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá! Estamos programando uma viagem pra Itália para o final de Julho do ano que vem, é a primeira vez. Será em Roma, mas, nesse mês de julho lá é considerado verão extremo, mto calor!! Gostaria de saber quais são as cidades próximas que não é tão quente.

    Obrigado!!

    24 de setembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, estarei em roma de 07 a 15 de agosto, infelizmente as passagens já estão compradas, já vi que lugares turísticos estarão abertos, mas minha dúvida será no dia 15 que teremos que ir para o aeroporto, será que teremos problemas?

    27 de abril de 2017
  • Damares Lombardo

    Estaremos na Itália entre os dias 21/8 a 28/8, (Milão, Roma, Veneza…). Será que terá muito comércio fechado e será muito calor?

    21 de maio de 2017

Deixe Um Comentário