Mercados de Natal em Colônia

Os Mercados de Natal em Colônia estão entre os mais antigos e fascinantes da Europa. A cidade durante a época do Natal, torna-se ainda mais bonita, e ao lado de suas extraordinárias belezas artísticas, coloca em exposição seus produtos típicos gastronômicos e artesanais.

O centro ganha mais vida e todas as ruas que se ramificam a partir da Catedral e da Rathaus (Câmara Municipal) são totalmente decoradas e iluminadas com temas natalino.

Natal se torna um dos momentos ideais para visitar Colônia. Este ano tem bem oito Mercados de Natal na cidade.

Os Mercados de Natal da Alemanha estão entre os mais famosos e tradicionais do mundo! Também não é pra menos, são verdadeiras obras de arte com lindas decorações e barraquinhas que vende artesanatos e brinquedos.
Mas a parte mais interessante – pelo menos pra mim – é aquela gastronômica, tem tanta coisa gostosa, que precisaria ir aos mercados de natal todos os dias pra experimentar algo diferente e, mesmo assim, não daria tempo para comer tudo, porque são 29 dias de mercado…rsrsrs.

Em Colônia os mercados abriram as portas dia 23 de novembro e vai até 23 de dezembro.
No mercado de Alter Markt  e Neumarkt cheguei por volta das 16h, dessa maneira, pude conhece-los com a luz do dia e a noite todo iluminado, já que aqui escurece por volta das 17h nesse período do ano.

porta de entrada do mercado de natal em Colonia

Porta de entrada do Mercado de Alter Markt

Adorei o mercado de Alter Markt. Se chama Weihnachtsmarkt auf dem Alter Markt. A pista de patinação no gêlo é uma das maiores de tablado (transportável) da Europa. Pra quem sabe patinar é o máximo, não é o meu caso, mas gosto muito de ver as pessoas patinando.

pista de patinação

Pista de patinação no mercado de natal de Heumarkt em Colônia

 

Mercado de natal na Alemanha

Pista de patinação no gêlo em Colônia

Pista de patinação no gêlo no mercado de natal em Colônia

Patinação no gêlo

No mercado de Alter Markt é também super bacana ficar durante a noite num dos bares montados em estilo aquelas casas de montanha feitas de madeira, tomando um drink e papeando com amigos.

Mercados de natal em Colônia

Feira de natal na Alemanha

Tem até local com andar superior de onde você vai pegar uma vista do alto do mercado enquanto toma seu delicioso “glühwein” (vinho quente). E pode acreditar, ele esquenta mesmo! Ah, e deixa também alegre….ahahahaha. Mas se não exagerar não vai te deixar bebado não, porque os vinhos usados são de qualidade.

Uma das características interessantes dos mercados de natal da Alemanha, é que o cenário é bem medieval, com as pessoas que trabalham nas barracas e nos locais vestidas com trajes da época. Observe como estão vestidas as pessoas nesse local a partir da entrada com este simpático homem abaixo.

Aqui eu bebi 2 vinhos quentes deliciosos!

Lugar para tomar vinho quente nos mercados de natal

Vinho quente nos mercados de natal na Alemanha

Local típico nos mercados de natal em Colônia

Ah, daqui não sai chop não, mas sim vinho quente!

Vinho quente na Alemanha

Casinha típica dos mercados de natal na Alemanha

Feira de natal na Alemanha

Mas se como o alemão é muito fiel a sua cerveja, tem muita gente que mesmo com 6° ou 5° – as temperaturas desses dois dias – prefere tomar uma cervejinha!

Um dica: antes de berber, passe numa das barraquinhas e coma algo para forrar bem seu estômago, assim vai poder beber mais e ficar somente alegre! hehehehe.

Eu comi o Reibekuchen, delicioso! É uma massa feita com batata, farinha (as vezes também com cebola) e depois frita servida com vários molhos a escolha do cliente. O mais tradicional é servido com purê de macã. Eu escolhi com molho de alho, adoro. Paguei 3 euros os 3 pedaços aqui abaixo mais 0,50 centavos pro molho.

Reibekuchen

Reibekuchen

Esse mercado é bem grande e tem muitas barraquinhas divididas por corredores como se fossem ruazinhas que são chamados de becos. Cada beco tem o nome escrito numa plaquinha no alto especificando o que encontra-se nele: beco do ouro, beco do inverno, beco do natal, beco do antiquario e assim por diante.

Figuras de papai noel

Festa de natal na Alemanha

E se você precisar ir ao banheiro, fica tranquilo que vai encontrar uma placa maior (no alto) indicando onde está o toilette. Bem organizado, né? Bom, não esqueça que você está na Alemanha, país da organização!

Colonia - Alemanha

Nem preciso dizer o quanto estão lindas as decorações de natal nos mercados, né?!?! Essa árvore com corações vermelho dá um toque realmente especial na praça.

Decoração de natal

Decoração de natal

A criançada ama tudo nesse mercado! Tem até o antigo e clássico carrossel e a roda gigante que morro de vontade de subir sempre, mas minha filha já está grande, então tenho que esperar os netos pra poder ter a desculpa para acompanha-los! Rs

Parque de diversão para crianças

Natal em Colônia

Natal na Alemanha

Horário de abertura do Mercado de Alter Markt: todos os dias das 11h às 22h. A pista de gêlo vai funcionar até dia 06 de janeiro
Como chegar: Chega-se de metrô descendo na estação de Heumarkt ou ônibus elétrico descendo no ponto com o mesmo nome

Mercados de natal em Colônia

Entrada do Mercado de Kölner Dom

Visitei o Mercado de Natal da Catedral Dom no dia seguinte,  se chama Weihnachtsmarkt am Kölner Dom.
Esse mercado acontece bem ao lado da catedral, o que dá um toque ainda mais brilhante ao evento. Passear pelo mercado com o panorama da igreja que tem uma altura imensa, é muito sugestivo. As barraquinhas de natal estão todas decoradas lindamente em cor vermelha.

Catedral de Colônia

Natal na Alemanha

Luzes de natal

Iluminação de natal

Aqui também tem muitas barracas de comidas de dar água na boca! Se experimentei algo aqui também? Mas é claro que simmm!!!
Comi uma especialidade deliciosa da Hungria. Nos Mercados de Natal tem também algumas barracas com gastronomia de outros países como Hungria, Suiça, Austria e Polônia. Mas aquela alemã predomina.

Comidas nos mercados de natal

Depois passei na frente de uma barraca e não resisti, comprei um waffel e comi tudo sozinha!!!

Doces na Alemanha

Sim, é verdade, tenho que falar também das barraquinhas com outros produtos…rsrsrs. Mas os produtos vendidos aqui são sempre parecidos…

Agora, a parte gastronômica tem umas delicias diferentes viuuu…hahaha.

Ah, aqui tomei também um vinho quente pra esquentar (tinha 5°) e fiquei alegre! Fiquei tão alegre que me perdi dos amigos (e só tomei apenas um copo, acho que esse estava mais forte). Ainda bem que hoje existe celular. Achei os amigos! Rs

Dica: Quando você comprar um “glühwein” (vinho quente) nos mercados de natal aqui na Alemanha, vai pagar o dobro do valor que fica como caução pra que o caneco seja devolvido. Caso você não o devolva, pode levar pra casa! O vinho quente custava 2,50 euros, eu paguei 5 euros, e quando levei de volta me deram 2,50 euros. Legal né?

Vinho quente

Horário de abertura do Mercado de Dom: de domingo a quarta das 11 às 21h / quinta e sexta das 11h às 22h / sábado das 10h às 22h
Como chegar: Chega-se de metrô ou de trem descendo na estação central de Köln Hauptbahnhof (Dom Hbf)

Chegou a hora de voltar pra casa, mas antes dei uma passadinha de leve em outro mercado, já que fica bem na praça onde eu pegaria o ônibus elétrico.

Mercado de natal na Europa

Entrada do Mercado de Natal de Neumarkt

Deixando o Mercado de Dom, segui para aquele de Neumarket que se chama Weihnachtsmarkt auf dem Neumarkt. Cheguei já as 16h, assim pude visita-lo com a luz do dia e com a iluminação da noite!

Natal na Alemanha

O Mercado de Neumarkt é o mais antigo de Colônia. Aqui as barraquinhas estão muito fofas decoradas em cor branca. As árvores da praça estão carregadas de luzes em forma de estrela.

Passeio nos mercados de natal

Mercado de Neumarkt

Este mercado não é muito grande, mas oferece amplos espaços de guloseimas local. Não deixe de esperimentar o tradicional biscoitinho de Natal em forma de catedral, o Kolner Spekulatius.

Guloseimas na Alemanha

Horário de abertura do Mercado de Neumarkt: de domingo a quinta das 11h às 21h / sexta e sábado das 11h às 22h
Como chegar: Chega-se de metrô descendo na estação de Neumarkt e de ônibus elétrico

Deixo aqui mais duas dicas de Mercados de Natal importantes em Colônia:

Em frente a porta medieval de Hahnentorbirg encontra-se o Mercado de Rudolfplatz. Está próximo aquele de Neumarkt, podendo ir a pé tranquilamente. Aqui dei apenas uma passada, mas ainda era cedo e estava fechado. Este mercado não é muito grande, é considerado o Mercado de Conto de Fadas de Colônia, muito apropriado para crianças pequenas.

Decoração de natal

Horário de abertura: de domingo a sexta das 11h às 21h / sábado das 10h às 22h
Como chegar: Chega-se de metrô descendo na estaçãpo de Rudolfplatz e também de ônibus elétrico

O Mercado do Porto se chama Hafen-Weihnachtsmarkt am Schokoladenmuseum. Está situado em frente ao Museu do Chocolate. È inspirado ao tema nautico com produtos culinários de várias partes do mundo. Os espetáculos teatrais colocam em cena marinheiros e piratas. Consegui visita-lo rapidamente, porque fui num dia de chuva.

Natal a tema na Alemanha

Museu do chocolate

Horário de abertura do Mercado do Porto: de domingo a quinta das 11h às 21h / sexta e sábado das 11h às 22h
Como chegar: Da praça da catedral Dom, parte o ônibus n° 133 que chega diretamente no mercado, mas se você estiver no mercado de Alter Markt, é só ir a pé, dá uns 10 minutos de caminhada

[caixa title=”Saiba mais sobre Colônia”]

Catedral de Colônia abriga as relíquias dos três Reis Magos
Carnaval de Colônia, o mais famoso da Alemanha
Cidade de Colônia – Uma agradável surpresa
Como visitar Colônia com vista panorâmica

Organize sua viagem para Alemanha visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    10 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Ei….

    Sou a Thereza que te encontrou em Colonia. Vendo,seu blog me deu uma enorme saudade…..Como a Alemanha é linda!

    4 de janeiro de 2015
  • Damares Lombardo

    Reibekuchen, também chamado de Kartoffelpuffer, é feito com batatas. Tradicionalmente servido com purê de maçã.

    8 de novembro de 2015

Deixe Um Comentário