Amalfi em 1 dia: Costa Amalfitana

Amalfi, como Positano, atrai a cada ano milhares de visitantes de várias partes do mundo por seu encanto, por suas belezas paisagisticas e culturais. Encastrada no esplêndido e sugestivo Golfo de Nápoles, merece ser visitada mesmo que seja por apenas um dia.

Amalfi foi uma das repúblicas marítimas mais importantes da Idade Média. Hoje, a pequena cidade é o “capoluogo” (capital) da Costa Amalfitana, patrimônio da Unesco e famosa por suas praias e casas coloridas. Sua história remonta desde o período do domínio romano e da luta contra os bárbaros. Mas a maior razão de sua fama é devido a sua localização geográfica.

Amalfi na Costa Amalfitana

Nos tempos antigos seu comércio marítimo chegou ao Egito, Bizâncio e em todos os países do Mediterrâneo. Foi a primeira república marítima a conquistar a independência e a escrever seu próprio código legal com as normas do direito marítimo que permaneceu válido durante o período da Idade Média “le Tavole Amalfitane” (as Tábuas Amafitanas).

Este foi o auge de Amalfi, em seguida ela entrou em declínio devido a contínuos ataques da República marítima de Pisa e continuou a ser enfraquecida por inúmeras enchentes. Amalfi voltou a resplandecer entre 1700 e 1800.

O que ver em Amalfi

A cidade não é muito grande e você poderá visita-la tranquilamente a pé. O passeio na capital da Costa Amalfitana começa na Piazza Duomo, onde encontra-se o imponente Duomo di Sant’Andrea (dedicado a Santo André) do século IX.

Catedral de Amalfi

Euzinha na Catedral de Amalfi

Seria mais correto chamar a catedral de complexo monumental, porque é composta por várias partes autônomas que estão intimamente ligadas. A parte mais antiga da estrutura é, certamente, a Basílica de São Crucifixo, construída antes do ano 833. Próximo a ela foi construída em 987 a catedral atual resultando em uma única majestosa Catedral com seis naves, em seguida, dividida em duas igrejas no período barroco. A torre sineira foi iniciada em 1180 e concluída em 1276, em 1206 foi construída uma cripta destinada a acomodar os restos sagrados do Apóstolo Santo André. O Clausatro do Paraíso foi construído em 1266 e 1268.

catedral de Amalfi

Catedral de Amalfi

O Duomo di Amalfi é o monumento da Costa Amalfitana mais conhecido no mundo.
Uma visita em seu complexo custa 3€.
A igreja abre
: todos os dias das 9h às 19h45 de julho a setembro, das 9h às 18h45 de março a junho, das 10h às 13h e das 14h30 às 16h30 de novembro a fevereiro.

Sim, vai te dar uma desanimada danada quando chegar na frente da igreja e ter que encarar toda aquela escadaria, mas além da visita a igreja valer a pena, você vai pegar uma vista bem bacana lá de cima.

Catedral de Amalfi

Catedral de Amalfi

viajar na Costa Amalfitana

A Piazza Duomo é cheia de restaurantes e cafés com mesas na praça e com muita gente caminhando pra lá e pra cá. Aproveite para dar uma parada e tomar um bom sorvete ou apenas um café e pegar um panorama da praça de 360°.

1 dia em Amalfi

Piazza Duomo

Amalfi

Seguindo pela rua principal que parte da praça, você vai encontrar muitas lojinhas características que vendem objetos em cerâmica e o famoso e delicioso “limoncello”.

O que ver em Amalfi

Amalfi

Limoncello de Amalfi

Outro lugar bacana para visitar é o museu do papel, mas infelizmente não o visitei.
O papel de Amalfi é conhecido por causa dos materiais com os quais é produzido: celulose misturado a fios de linho e cânhamo. Particularmente valioso, foi muito usado no passado para publicações importantes.

O museu do papel é uma ex fábrica de papel convertida em museu em 1969 por Nicola Milano. A estrutura está localizada na área interna da cidade, no “Valle dei Mulini” (Vale dos Moinhos). No interior existem antigas máquinas que foram usadas para fazer o papel de Amalfi. Você poderá ver também uma rica biblioteca que abriga todas as técnicas de produção do papel e apreciar uma exposição de fotografias documentais.
O Museu abre: de 1/3 a 31/10 das 10h às 18h30; de 1/11 a 28/2 das 10h às 15h30 (quinta e segunda feira fechado); de 27/12 a 6/1 das 10h às 18h30.
A visita é guiada, dura uns 30 minutos e o bilhete custa 4€.

Se você visitar a cidade entre final de maio e início de julho, poderá ter a oportunidade de pegar a histórica regata onde todas as ex-repúblicas marítimas se desafiam. É um evento itinerante que é realizada a cada ano, alternadamente nas cidades de Amalfi, Veneza, Gênova e Pisa.
Durante a regata, atores usam trajes típicos do período medieval representando a época. Será como dar um mergulho no passado. Amalfi tem muitas praias, muitas são equipadas e têm estacionamento.

Como chegar em Amalfi

Trem: na estação Garibaldi em Nápoles , parte a cada 20 minutos o trem Circumvesuviana que chega até a estação de Sorrento. O trem Campania Express é bem melhor, mas parte poucas vezes por dia e funciona somente de março até metade de outubro. Chegando em Sorrento precisa pegar o ônibus de linha da companhia SITA e seguir para a Costa Amalfitana. Este ônibus passa praticamente em todas as principais cidadezinhas da costa.
Carro: pegar a estrada A3

 

[caixa title=”Planeje bem sua viagem”]

Reserve seu hotel 
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Nenhum Comentário

Deixe Um Comentário