bate e volta de Roma

Cidade dos papas: Anagni

Não, você não leu errado, a cidade dos papas dessa vez se chama Anagni e não Avignon. A Itália também tem uma cidade dos papas e encontra-se na região do Lazio, dando pra fazer um bate e volta a partir de Roma tranquilamente.

Anagni é uma pequena cidade mediavel rica de beleza e de fascínio. Encontra-se na província de Frosinone – apenas a 70 km de Roma – a 475 metros de altitude acima do nível do mar.

A cidade é famosa por alguns motivos: por abrigar a capela sistina medieval em sua catedral; por um importante acontecimento que marcou a história da igreja católica, o “schiaffo di Anagni” (tapa de Anagni); e porque nela nasceram bem 4 papas, sendo conhecida como “a cidade papal”.

Cidade dos Papas

Anagni – Cidade dos Papas

O monumento mais famoso e também símbolo de Anagni, é a Catedral de Santa Maria Annunziata, uma verdadeira pérola de arte e arquitetura da cidade dos papas.

Catedral de Anagni

Catedral de Anagni

A catedral, que está sobre as fundações de uma basílica paleocristã, é caracterizada por uma estrutura muito cenográfica, que encontra a máxima expressão nos três absides, no batistério e no magnífico piso em mosaico bem executado em 1231 pela famosa família romana Cosma, que era muito conhecida por fazer lindas construções em mármore. A partir daí, o adjetivo Cosmatesco.

Catedral de Santa Maria Annunziata-Anagni

Catedral de Santa Maria Annunziata

Piso da catedral de Anagni

Piso da catedral

Descendo umas escadas ao lado do altar, chega-se a esplêndida cripta de San Magno, conhecida como a Capela Sistina Medieval.

Pense num espaço de 540 mq com as paredes cobertas por afrescos e o piso de marmore cosmatesco. Essa incrível obra de arte foi realizada entre 1104 e 1231, e toda essa maravilha está lá em quase perfeito estado até hoje. Vale super a pena uma visita para conhecer essa cripta, eu fiquei extasiada.

Olhando pro alto, deixei meu olhar se perder nas cenas dos afrescos.

Infelizmente não pude tirar fotos dentro da cripta porque é extremamente probido. Por tal motivo, coloquei aqui duas fotos pegas na internet pra você ter uma idéia de como é o lugar.

Essas duas fotos foram retiradas no Flickr

Cripta da catedral de Anagni

Cripta da catedral

afrescos

Afrescos da cripta

Os afrescos são representados pelo Antigo e o Novo Testamento, como a história da Arca da Aliança e do Apocalipse, ciclos hagiográficos de São Magnus e outros mártires. Mas o que achei muito interessante, foi o raro ciclo “científico astronômico” na criação do mundo e do homem. É estranho ver que em vez de ter as representações tradicionais inspiradas por histórias da Gênesis, encontramos pinturas “científicas”, que parecem extraídas de manuscritos astrológicos. Descobri depois através de nossa guia, que não existem estes gêneros de afrescos em outros lugares religiosos.
Para preservar os afrescos da cripta, é possível entrar a cada 30 minutos em grupos de no máximo 30 pessoas, permanecendo apenas 15 minutos em seu interno, para evitar excesso de umidade através da respiração dos visitantes. Durante as missas as visitas são suspensas
Horários de visitas na cripta: na parte da manhã das 9h às 12h / na parte da tarde das 15h às 17h / aos domingos na parte da manhã das 9h às 10h / na parte da tarde das 15h às 17h
O bilhete custa € 4 e compra-se com um mínimo de 5 minutos antes da visita

Deixando a catedral da cidade dos papas, se vai em direção a bela e ampla Piazza Innocenzo III – ampliada após a Segunda Guerra Mundial – com edifícios recentes e medievais.

Cidade medieval na Itália

Cidade medieval na Itália

Cidade medieval na Itália

Cidade medieval

Próximo a praça encontra-se o Palácio de Bonifácio VIII, onde, segundo a tradição local, aconteceu o famoso episódio do “schiaffo di Anagni” (tapa de Anagni).

No dia 7 de setembro de 1303, o papa Bonifácio foi preso em seu palácio por emissarios do rei da França, Filipe IV, sendo liberado após poucos dias. Na verdade, foi mais um gesto moral do que físico. Depois desse acontecimento, a sede papal passou para a cidade de Avignon, na França.

Em Anagni nasceram 4 papas: Innocenzo III, Alessandro IV, Gregorio IX e Bonifácio VIII.

Cidade dos papas
Aqui foram feitas estreitas alianças decisivas para o destino do poder da Igreja, e aconteceram também excomunhões contra os poderosos da época, tais como Frederico Barbaroxa – imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1152-1190), rei da Itália (1155-1190).

Anagni, além de abrigar a capela sistina medieval e ser famosa por ter sido uma cidade papal, na época do Império Romano foi residência de personagens muito importantes como Marco Aurelio.

Outro edifício importante – o segundo das grandes construções em Anagni – é o palácio da Câmara Municipal, que data de meados do século XII, quando a cidade encomendou a construção de sua sede, ao que parece, para um arquiteto de Iseo chamado Jacopo.

Câmara Municipal de Anagni

Câmara Municipal

A genialidade do arquiteto Jacopo, está em ter aproveitado de edifícios pré-existentes, unificando-os as novas construções através de um grande alpendre formado por amplos arcos. Na grande varanda, o arquiteto fez um majestoso salão: a Sala della Ragione, assim chamada por ser a sede do tribunal.

Cidade dos papas
Caminhando pelas ruas estreitas de Anagni, você vai encontrar edifícios antigos, praças características e os residentes sentados nas portas de suas casas papeando ou simplesmente pegando um ar fresco!

cidade papal

Anagni-Itália

Cenas da Itália
Para chegar em Anagni, eu sugiro alugar um carro. Caso você não queira locar um carro, então é só pegar o trem na estação de Roma que vai para Cassino e descer em Anagni. Chegando na cidade, você pode pegar o ônibus que vai para o centro histórico, ou um táxi, que vai custar bem barato, porque é tudo pertinho!

Cidade Medieval

Cidades da Itália

Cidade papal

Cidade Medieval

Ciade Medieval

 

[caixa title=”Saiba Mais”]

Rota do vinho pertinho de Roma
Antiga cidade perto de Roma
Viagem pela Itália descobrindo lugares inusitados
Conhecendo lugares deslumbrantes na Itália
Passeios em Roma

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Damares seu blog é perfeito mais depois de ler tantos destinos dentro da Italia seria melhor morar por um bom tempo lá kkk , voltando a realidade só posso passar 10 dias por favor sugira hoteis e lugares que passem Milão , Veneza , pisa , modena , florença como ja conheco boa parte de Roma vc acha melhor e Brasil / Milão ou Brasil /Roma mesmo como base ? Desde já muito agradecido suas dicas são perfeitas tb .

    29 de abril de 2015
  • Damares Lombardo

    Parabéns!!!!! Damares suas informações são valiosas.

    5 de maio de 2017

Deixe Um Comentário