Carnaval de Colônia: o mais famoso da Alemanha

O Carnaval de Colônia é o mais louco e animado da Alemanha. Já passei carnaval em outras localidades do país e constatei que o de Colônia é realmente o mais alegre e contagiante.

Carnaval de Colônia

Carnaval de Colônia

O lema é sempre o mesmo: Köln hat was zu beaten ( É difícil bater Colônia). E é verdade. O Carnaval de Colônia é o rei do Carnaval made in Germany!
Agora entendo porque o carnaval daqui é assim tão famoso e o povo da cidade conta as horas pra que ele chegue logo!

A séculos esta festa enche de fascínio e cor a cidade de Köln. É chamado de a Quinta Estação e, com certeza, em 1823, já tinha uma forma muito semelhante ao de hoje. Em 1823, foi fundada a “Festordnendes Komitee”, ou seja, a primeira associação carnavalesca, e pela primeira vez o Carnaval não foi mais improvisado, mas sim organizado.

Carnaval na Alemanha

Carnaval na Alemanha

O refrão tradicional é “Kölle Alaaf, uma espécie de mantra pro carnaval de Colônia.

O carnaval em Colônia acontece no mesmo período daquele do Brasil, a abertura inicial é sempre na Alter Markt, no centro histórico, com desfile da Virgem, do Agricultor e do Principe. Este último é o protagonista mais importante do carnaval da cidade. O Agricultor é o símbolo da lealdade e da audácia de Colônia Imperial e guardião das chaves da cidade. A Virgem, tradicionalmente é um homem no papel de uma mulher. É a mãe de Colônia, invencível, inconquistável.

Carnaval de Colônia

Carnaval de Colônia

Na verdade, a abertura do carnaval acontece dia 11/11 as 11h11. Para saber mais detalhes veja o post que fiz sobre o assunto.

Parece um boneco, mas ele é de verdade!

Carnaval na Alemanha

O primeiro dia de carnaval (quinta feira) é sempre dedicado as mulheres. Aqui o prefeito não entrega as chaves da cidade ao Rei Momo como no Brasil, mas sim as mulheres! Ueba!

É chamado Weiberfastnacht, e neste dia os homens devem ter um cuidado especial. Com tesoura na mão, as mulheres circurlam pelas ruas cortando as gravatas dos homens e roubando beijos. Elas escolhem quem quer beijar, vão lá e cortam a gravata. Legal, né? Infelizmente não peguei nenhuma cena do tipo pra fazer foto e colocar aqui, mas algumas amigas me contaram que viram e que é bem bacana, mas não tiraram fotos…que pena.

Banheiros quimicos estão distribuídos por várias partes da cidade.

Banheiros públicos no carnaval

Me diverti um monte nesse dia, porque lembrei dos meus carnavais de rua em Salvador a alguns anos atrás. É sim, o carnaval daqui é um pouco parecido com aquele do nordeste do Brasil. Os bares do centro histórico fazem uma espécie de puxadinho onde vendem bebidas com dj e muita música rolando. E pasmem. O povo dançaaaa mesmo minha genteee!

A parte que mais gostei foi aquela as margens do rio Reno, que é cheia de barzinhos. Estava ótimo. A farra começou pela manhã e foi até tarde da noite! Eu só fiquei por lá até umas 15h, e estava muito baum! Até dancei…rs.

Festa de carnaval

Festa de carnaval

Cá pra nós, tinha muita gente bonita, viu!

Festa de Carnaval em Colônia

Festa de Carnaval em Colônia

Carnaval na Europa

Carnaval na Alemanha

Uma das coisas que mais me fascinou do carnaval de Colônia, é que as pessoas se fantasiam mesmo, nem que a fantasia seja um pijama ou um roupão de banho.

Adorei ver também as pessoas de idade dançando e fantasiadas junto aos jovens. Nada é ridículo, não existe preconceitos, o importante é se divertir! Não é a tôa que o povo de Colônia é conhecido como o mais tolerante da Alemanha. Sem falar no fato que tudo é bem tranquilo e sem violência. Isso não tem preço.

Festa de Carnaval em Colônia

Festa de Carnaval

E quando a fome bateu, parei numa das várias barraquinhas com muita coisa gostosa pra comer!

Carnaval na Alemanha

Na sexta e sábado não teve nada de especial, mas o carnaval rolou solto pelas ruas com os barzinhos e cervejarias lotados desde de manhã até tarde da noite.

No domingo foi dia dos desfiles das escolas e do carnaval de bairros. Cada bairro festeja seu próprio carnaval com desfiles e muita festa.

O dia super esperado, é segunda feira, quando o carnaval alcança seu ápice com o desfile oficial dos carros alegóricos.

Carros alegóricos

Carros alegóricos

Desfile de carnaval

Desfile de carnaval

Carros Alegóricos

Carros Alegóricos

As pessoas presentes em cima dos carros alegóricos jogam balas, chocolates e rosas ao público, o qual grita pedindo os doces. De fato, o nome da festa de segunda feira é Rosenmontag (segunda feira das rosas).

Desfile de carnaval

Desfile de carnaval

Carros alegóricos

Carros alegóricos

Festa de carnaval

O desfile se desenvolve nas ruas do centro da cidade: Schildergasse, Neumarkt, Rudolplatz, Severinstrasse, Clodwigplatz, Appellofplatz. Essas são algumas das ruas por onde pode passar.

Desfile de carnaval na Alemanha

Desfile de carnaval

Dica: Se você pretende passar um dia carnaval em Colônia e quiser assistir o desfile, desça em Neumarkt e siga para Schildergasse que está bem ao lado. Pegue um lugar e espere os carros passarem, mas chegue entre as 10h para conseguir um lugarzinho bacana. O desfile começa as 11h11 e termina por volta das 16h. Ah, e torça pra que não faça muito frio, mas se ele não estiver a seu favor, é só tomar umas biritas que esquenta rapidinho! E se você quiser assistir o desfile tendo uma visão melhor e em maneira mais confortável, existe a possibilidade de ficar nos camarotes pagando um ingresso de cerca de 50 a 70 euros. Além das festas de rua, tem também bailes de carnaval em locais e discotecas. Se você não quiser se fantasiar, coloque pelo menos uma peruca ou um chapeu para entrar no ritmo da alegria. Ah, o comércio fecha as 14h no primeiro dia de carnaval e não abre na segunda, que é feriado.

Desfile de carnaval na Alemanha

Desfile de carnaval na Alemanha

Carnaval na Alemanha

Carnaval na Alemanha

A catedral de Colônia fica fechada nos dias de carnaval.

Catedral de Colônia

O carnaval de Colônia continua também na terça feira com o Veilchendienstag com desfiles de alguns blocos e bandas que tocam pelos cantos da cidade. O carnaval será saudado com a queima do “Nubbel”, um boneco de palha.

E o encerramento será na Quarta feira de Cinzas (Aschermittwoch), com almoço e jantar a base de peixe!

[caixa title=”Saiba mais”]

Munique no verão
Schloss Nymphenburg: o castelo de Munique
Neuschwanstein: o castelo da Bela Adormecida
Monschau: uma encantadora cidade da Alemanha
Castelo na Alemanha de conto de fadas

 

Organize sua viagem pela Alemanha visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Olá, me chamo Luana e farei uma viagem pela Europa em novembro, chego na Holanda dia 14/11. Adorei esse carnaval de rua da Colonia, achei o máximo! Gostaria de conhecer, porém, só conseguiria aproveitar o dia 15/11 na terça-feira. Ainda tem blocos de rua nesse dia? Você acha que compensar ir na terça?

    12 de outubro de 2016
  • Damares Lombardo

    Em 2007 tive o prazer de conhecer esse carnaval de Colônia, muito divertido e o que mais gostei é que não tem violência só o povo se embebedando e se divertindo muito legal

    11 de novembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Muito interessante seu blogue. Com dicas maravilhosas para viagem. Que bom! As viagens formam a juventude, embora desfaçam as malas.

    19 de agosto de 2019

Deixe Um Comentário