Descobrindo uma graciosa aldeia nos arredores de Fátima

O primeiro mês do ano tem sido de muita chuva em Portugal, mas decidimos (eu e meu marido) visitar Fátima e Batalha mesmo assim, em pleno janeiro embaixo de chuva. E no final a viagem terminou sendo super agradável, pois descobrimos um lugarzinho muito especial nos arredores de Fátima.

Visitamos o lindo Mosteiro da Batalha e seguimos para Fátima onde ficamos hospedados.
No dia seguinte, depois da visita ao santuário de Fátima, fomos à procura de um delicioso azeite português que tínhamos experimentado num restaurante maravilhoso em Batalha o qual irei falar no post sobre o Mosteiro da Batalha em breve.

Sabíamos apenas o nome do azeite e pensamos que seria fácil encontra-lo num supermercado ou numa loja de produtos da região. Errado! Descobrimos que o tal azeite só era vendido na aldeia onde era produzido e que lavava o mesmo nome do lugar, Pia do Urso.
E lá fomos nós, pois visitar alguns lugares nos arredores de Fátima já estava em nosso programa.

O que visitar nos arredores de Fátima

Pia do Urso fica na freguesia de São Mamede, no Concelho de Batalha a cerca de 12 km de Fátima.
Colocamos o nome do lugar no google maps, mas ele nos levou somente até São Mamede. Não tívemos outra alternativa a não ser perguntar para os residentes, só assim descobrimos o caminho depois de ficar rodando procurando uma indicação para a aldeia.

Prosseguimos por uma colina no meio de uma vegetação exuberante por mais uns 10 minutos. Era um dia meio chuvoso e não tinha ninguém na minúscula aldeia. Nos encantamos imediatamente pelo lugar. As casas de pedra e um parque sensorial dão um verdadeiro toque especial nessa vila nos arredores de Fátima.

Aldeia perto de Fátima

o que visitar perto de Fatima

Aldeia nos arredores de Fatima
Esta aldeia estava abandonada com antigas casas bem destruídas, quem a salvou foi a União Europeia com investimentos de fundos financeiros da comunidade europeia. O interessante é que mantiveram o padrão da antiga construção. Com a ajuda de dinheiro público, as casas presentes na aldeia não podem ser vendidas para investimento privado. Então quem mora nas casas em Pia do Urso são residentes que aproveitaram para fazer bares e restaurantes. Mas tem muito pouco devido ao tamanho do lugar.Pia do Ursovilas em PortugalCom a revitalização, essa aldeia portuguesa começou a ser conhecida e os turistas iniciaram a chegar de todas as partes, ficando bem cheia no verão. Assim nos disseram no único restaurante aberto no inverno na vilazinha.


Restaurante Piadussa. Onde almoçamos uma gostosa comidinha caseira. Eu termino sempre no bacalhau!

  comida portuguesa                                              queijos portugueses
Essa aldeia em portugal ganhou este nome porque na região chovia muito e com isso parte das pedras foi pegando o formado de pias. Diz a lenda que os ursos bebiam água nessas pias, daí o nome Pia do Urso.

 

 

o que ver em Portugal

passeio por Portugal

Caminhando pelas poucas ruas da aldeia, chega-se à entrada do circuito pedestre do ecoparque temático e sensorial (adaptado a invisuais).
O parque possui uma vegetação envolvente com atrações interativas e entretenimento. Durante o percurso pode-se observar formações geológicas como as pias.

parque natural em Portugal

Parque sensorial em Portugal

Ecoparque em Portugal

Ecoparque Pia do Urso

 

E vocês devem estar se perguntando: e o azeite?
Vamos a odisseia do azeite! hehehehe.
Enquanto passeávamos pela aldeia, procurávamos por alguém para perguntar onde ficava o tal lugar para compra-lo, mas não tinha uma viva alma nas ruas e ainda estava cedo para o restaurante abrir.

Por sorte avistamos um senhor que estava consertando os fios de um poste e perguntamos a ele. Assim seguimos para o lugar que ficava a cerca de 1 km da aldeia e quando lá chegamos estava fechado, chiuso, cerrado, closed, geschlossen, fermé! Nãooooooo!
Mas se como na vida a gente aprende que não se pode desistir facilmente daquilo que queremos de verdade, lá fomos nós perguntar para outro residente. Encontramos uma senhora que nos indicou a casa do proprietário que ficava a poucos metros do estabelecimento. Tocamos a campanhia e nada. Voltamos pro lugar e ficamos lá na frente na esperança que chegasse alguém e depois de quase 20 minutos, quando estávamos para desistir e ir embora, chegou um carro e parou do lado do nosso. Era o proprietário!!! Que alegria!

Ele nos explicou que no inverno fica fechado porque é o período das vendas ao distribuidores e que naquele dia tinha uma festa em outra aldeia e ele estava lá.
Enfim, entramos e fizemos um percurso no local com o proprietário que nos explicou todo o processo da produção do seu maravilhoso azeite. Sendo um azeite quase artesanal, só é vendido a poucos distribuidores e por isso a grande dificuldade de encontra-lo em supermercados ou lojas de produtos regionais.

Ficamos com ele mais de uma hora e compramos 5 litros de azeite. Uma pessoa muito disponível e gentil, adora bater um papo e nos contou que tem muitos clientes brasileiros turistas e residentes.
O lugar se chama Lagar do Azeite e fica na aldeia de Portela das Cruzes.

Onde ficar em Fátima

Em Pia do Urso alguns residentes alugam suas casas para turistas e você poderá encontra-las no Airbnb.
Mas se quiser ficar num hotel confortável e com uma ótima posição para visitar lugares perto de Fátima e seu santuário, eu recomendo o Hotel Dom Gonçalo Spa.
O hotel tem um bom spa com uma piscina quente grande, banheira jacuzzi e sauna. Super recomendo, adoramos ficar hospedados nesse hotel. Em baixa estação eles têm preços muito convidativos!

HOSPEDAGEM EM LISBOA? CLIQUE AQUI PARA CONHECER NOSSAS DICAS

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitter

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Nenhum Comentário

Deixe Um Comentário