Monsanto: Aldeia histórica de Portugal mais portuguesa

Monsanto é considerada a Aldeia Histórica de Portugal mais portuguesa desde 1938, após vencer uma competição patrocinada pelo governo do país, a qual procura preservar o mais possível desde a modernização, visto que a origem da vila pode remontar ao Paleolítico.

As antigas casas de pedra erguem-se ao longo de estreitas vielas pavimentadas com paralelepípedos, e fundem-se na perfeição com a paisagem envolvente, dominada por enormes blocos de granito. É uma esplêndida e pitoresca vila medieval que se ergue sobre uma colina a cerca de 600 metros acima do nível do mar, no concelho de Idanha-a-Nova, na região da Beira Interior, um lugar cheio de encantos e aldeias históricas.

Aproveitando de alguns dias de folga, eu o maridão em companhia de uma amiga portuguesa, fomos visitar o centro de Portugal e nos encantamos com tanta beleza, tanto das aldeias históricas, como da natureza envolvente.

Aldeia histórica de Portugal

 

vila medieval de Portugal

Muitas casas utilizam os megálitos oferecidos pela natureza diretamente como parede de sustentação, sobre a qual foram obtidos os assentos para colocar as vigas do telhado ou entre os quais se constroem paredes de pedra ou tijolo para obter uma sala fechada.

As casas de pedra estão perfeitamente integradas com a paisagem de granito envolvente, um excelente exemplo de uma estrutura megalítica (o megálito é uma pedra grande, ou um conjunto delas, utilizada para construir uma estrutura sem a utilização de betão ou outros materiais para dar ligamento).

Monsanto Portugal

Antigas casas de pedra em Portugal

Aldeia Histórica de Portugal

Algumas escadas foram construídas com pedras em forma de paralelepípedo  para cobrir as diferenças de altura entre as casas e entre os pisos das mesmas ou quando os rochedos eram suficientemente grandes, sendo esculpidas directamente na rocha em todo o seu comprimento.

O lugar é tão fascinante, que foi escolhido para filmar parte da série de “House of Dragon”, derivada da famosa série da HBO Game of Thrones (Guerra dos Tronos). Esta Aldeia Histórica de Portugal é perfeita para gravar cenas de filmes que nos transportam a tempos antigos.
A série vai contar um roteiro  dos 200 anos que antecipam o período retratado em Game of Thrones, que teve oito temporadas e terminou em 2019.

A escolha do município de Idanha-a-Nova para a filmagem se dá pelos castelos e fortalezas ainda preservados presentes na região.

Aldeia histórica de Monsanto

vila medieval Portugal

O que ver em Monsanto

As principais atrações de Monsanto são o centro histórico com seu aglomerado de antigas casas de pedra que se confundem com os rochedos envolventes, a fortaleza (castelo) do século XII no topo da montanha que oferece uma vista deslumbrante e as ruínas da igreja São Miguel ali presente, a igreja de São Salvador e a Cruz de São Salvador no centro histórico.

Monsanto igreja Matriz

Igreja Matriz ou São Salvador

Cruzeiro de São Salvador Monsanto

Cruzeiro de São Salvador

Absolutamente imperdível é a imponente fortaleza construída no topo da montanha, o Castelo de Monsanto ou Fortaleza de Monsanto, acessível a pé com uma subida fácil, mesmo se às vezes um pouco íngreme. Durante a subida, você irá desfrutar de vistas maravilhosas de Monsanto e da paisagem circundante que vão abrindo gradualmente.

Castelo de Monsanto

Ruínas do Castelo de Monsanto

Castelo de Monsanto

Ruínas do Castelo de Monsanto

As muralhas perimetrais da fortaleza de Monsanto, erguidas entre grandes blocos de granito de onde se pode desfrutar de um panorama sugestivo.

Castelo de Monsanto

Em 1165 D. Afonso Henriques conquista Monsanto aos Mouros e faz a sua doação à Ordem dos Templários, que sob as ordens de D. Gualdim Pais, mandou construir o Castelo de Monsanto.
Edificado a cerca de 758 metros acima do nível do mar, apresentava uma planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno), com muralhas reforçadas por diversas torres quadrangulares.
Aqui também estão os restos de uma antiga capela com um cemitério adjacente, que abriga túmulos escavados diretamente na pedra.

Aldeia histórica de Monsanto

Igreja de São Miguel

visitar Portugal

vila medieval de Monsanto

Eu com Sofia, uma amiga portuguesa que nos acompanhou durante nossa viagem à Monsanto

Aldeia histórica de Portugal

Eu com o maridão

Se você quiser visitar bem Monsanto com calma e sem estresse, aconselho a ficar nessa linda Aldeia Histórica de Portugal um dia inteiro, pernoitando uma noite para desfrutar melhor do lugar. Pense que experiência incrível jantar num restaurante tradicional construído entre os megálitos.

A melhor época para ir a Monsanto é de abril a outubro, sendo que em julho e agosto o afluxo de turistas pode ser maior.

Festa medieval em Monsanto

Todos os meses de maio, a cada ano, esta Aldeia Histórica de Portugal faz uma viagem no tempo com a Festa da Divina Santa Cruz e a Feira Medieval.
A festa invade as ruas do centro histórico subindo até ao imponente Castelo de Monsanto, com encenações históricas, cortejos, torneios de armas, teatro, concertos, músicos ambulantes, saltimbancos, bruxas, passeios de burro, mercado, comida e bebida típicas.

Beira Interior Portugal

Como chegar a Monsanto

Monsanto fica a quase 300 quilômetros do aeroporto de Lisboa e do Porto.
Se você alugar um carro para visitar Portugal, a Aldeia Histórica de Monsanto pode ser inserida como escala entre Viseu e Évora.
No momento, não é mais permitido entrar no centro histórico de Monsanto de carro, e o estacionamento na parte externa não tem muitas vagas. Então recomendo a chegar cedo na cidade para conseguir estacionar em santa paz.
A estação de trem mais próxima para quem sai de Lisboa, fica na cidade de Fundão. Existem ônibus que partem de Lisboa e chegam em cidades próximas. Mas a melhor opção é o carro, porque depois da chegada com um dos meios de transportes públicos, não é nada prático chegar lá em cima na Aldeia Histórica de Monsanto.

Se quiser assistir o vídeo sobre nossa viagem à Monsanto, clique aqui.

Se você quiser saber muito mais sobre Portugal, não deixe de seguir Keviagem também no Instagram onde mostro como é morar na Terrinha, assim como no meu canal do Youtube onde apresento também muitas coisas interessantes do país. Também estou no Facebook e no Twitter.

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Valéria

    Como sempre, ótima matéria! O vilarejo medieval é realmente encantador! Parabéns!

    18 de outubro de 2021

Deixe Um Comentário