Região da Toscana: Maremma

Que a região da Toscana é uma das mais bonitas da Itália (eu diria até mesmo da Europa), todos já sabem,  e são sempre as cidades mais famosas a dominar o lugar como Florença, Siena e San Gimignano. Mas existe uma Toscana que o viajante estrangeiro (sobretudo o turista brasileiro) ainda conhece pouco e que tem um turismo de nicho na Itália. Talvez por esse motivo, o lugar ainda é assim tão preservado.

Estou falando da Maremma, uma área que se encontra mais ao sul da Toscana, coincide com a província de Grosseto, a qual identifica um estilo de vida baseado no respeito ao meio ambiente, a cultura e a preservação de tradições.

Região da Toscana

Maremma-Região da Toscana

Descobri que essa região da Toscana é sinônimo de experiência ativa, através de uma magnífica viagem de quatro dias que fiz com minha família entre cores, cheiros, história, montanhas, campos incontaminados, fazendas, mas especialmente de pessoas amáveis e cordiais.

[adv-rental]

Maremma é a região da Toscana selvagem, com grandes espaços livres, terra dos cowboys italianos onde acontecem rodeios e vários eventos voltados a cavalos.
No momento, a Maremma é a região da Toscana com maior desenvolvimento sustentável, cujas prioridades são representadas pelo ambiente e a natureza. Foi a primeira vez que viajei numa região da Itália onde por vários quilometros não avistei nem mesmo uma casa. Fabuloso!
Fiquei muito entusiasmada com essa parte do território, eu já havia visitado a Maremma maritima, e não imaginava que o lado interno pudesse ser tão encantador.

Tudo aconteceu por acaso, um amigo nos recomendou um residence termal (é também uma região de termas), e em pleno inverno dar uma mergulhada em uma piscina ao ar livre com água a 37° no meio de uma natureza incontaminada, nos deixou bem animados. E lá fomos nós!

O residence era ótimo e merece um post somente sobre ele.  Aliás, dividi essa viagem em umas 4 partes, porque visitamos algumas cidades medievais na Toscana que vale a pena dedicar um espaço para cada uma delas.

Residence Terme di Sorano
região da Itália

Ficamos hospedados em Sorano, uma pequena cidade de termas e com um pitoresco burgo medieval (cidade medieval), situado sobre uma rocha calcária íngreme chamada “tufo”, e cercado por uma exuberante flora incontaminada.

Cidade medieval de Sorano
cidades medievais na Toscana

Sorano encontra-se no munícipio de Grosseto, está localizado a 379 metros acima do nível do mar e tem 3.995 habitantes. Sua posição é muito estratégica, encontra-se ao lado de regiões de vinhos nobres como Scansano (vinho Morellino di Scansano) e Montalcino (vinho Brunello di Montalcino), está apenas a 157 km de Roma, 179 km de Florença, 47 km de Orvieto e 102 km de Grosseto. É um lugar ideal para fazer uma viagem de ecoturismo e de enogastronomia. Aconselho a visitar a região de carro.

Centro histórico de Sorano
cidades medievais na Toscana

cidades medievais na Toscana

região da Toscana

Sorano conseguiu conservar a típica estrutura de antigas casas medievais, formada por ruas sinuosas, becos, pátios, vielas e adegas escavadas na rocha.

                                                                 região da Itália

região da Itália

Subindo para o terraço, pudemos ter uma visão de como foi costruído o burgo, com suas vielas e becos.

região da Toscana

Terraço de Sorano
Maremma

Vista do burgo
cidades medievais na Toscana

região da Itália

É dominada pela fortaleza Orsini, que é um dos principais exemplos de arquitetura fortificada da Maremma. Essa região da Toscana é chamada também de Tufo, que é o tipo de rocha presente no lugar, onde muitas cidades medievais estão situadas em suas extremidades. Por toda a área circundante, existem rastros  da antiga população etrusca, com muitas necrólopoles escondidas no meio dos bosques que hoje são parques arqueológicos.

Zona rural da Toscana
zona rural da Toscana

Visitamos uma zona rural da Toscana maravilhosa para fazer degustação de vinho e óleo, onde fomos recebidos em modo estremamente caloroso com um tratamento bem amigável.

Fazenda na Toscana onde fizemos a degustação de óleo extra virgem. Pra lá de gostoso!
degustação de vinho

fazenda na Toscana

Fazenda na Toscana onde fizemos a degustação de vinho (Morellino de Scansano). Deliciosooooo!
fazenda na Toscana

fazenda na Toscana

[caixa title=”Saiba mais”]

Toscana: dica de hospedagem na zona rural
Maremma: Toscana
Toscana: Pitigliano a pequena Jerusalém da região

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Adorei!! A Toscana é realmente maravilhosa, ainda vou conhecer um dia e com certeza usarei suas dicas!!! bjss

    4 de janeiro de 2013
      • Damares Lombardo

        Olá Damares. como vai? Ótimos posts! Queria umas dicas.
        ☆O que me diz sobre ir no Início de Outubro? Entre 7 e 15 +/- chove muito?
        ☆quais Cidades me indica conhecer? Quero muito conhecer Roma. Seria legal alugar uma lambreta lá?
        ☆pensei em passar em Portugal e Espanha antes. Algumai indicação? Obrigada.

        11 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Como vc conseguiu estas fotos tão livres de pessoas? Ou vc levantou com as galinhas (hehehe)ou havia poucos turistas por lá nessa época? Que delícia poder explorar um lugar assim tão tranquilamente. Muito legal. Adorei a dica.

    4 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Adorei! Nem precisava de mais algum motivo para voltar a Itália! beijos! Eliana e Paulo

    5 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares. Tudo bem? =)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    7 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Lugar maravilhoso, deslumbrante mesmo.

    7 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, adorei seu post! Complimenti! Também escrevo bastante sobre a Itália e acho ótimo que tenhas escrito sobre essa região da Toscana que ainda é bastante desconhecida dos brasileiros. Abbracci!!!

    7 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Boa noite Damares ,

    Estarei na Itália em lua de mel em dezembro deste ano, amei as suas dicas desta cidade da toscana.

    Abs

    11 de agosto de 2013
  • Damares Lombardo

    Estarei conhecendo a Itália no réveillon emeu noivo sugeriu a Toscana, que ele já conhece um pouco. Amei suas dicas, pois a agencia de viagem está indicando locais tradicionais e vc está mostrando exatamente como nós queremos ver, a vida natural, da comunidade mesmo. Só tenho receio do frio, nesta época. Que temperatura vostuma fazer entre 28 de dezembro e a primeira quinzena de janeiro? Obrigada

    9 de setembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares.
    Gostaria da tua opinião de conhecedora da Itália e Europa. Vamos a um simpósio em Grosseto no final de novembro e, a princípio, queríamos aproveitar uns diazinhos pra conhecer Turquia e Grécia, se possível. Mas, agora, lendo esse teu post, percebi quantas coisas teremos ali por perto e estou meio perdida, nunca fui à Europa. O simpósio termina dia 25/11 e pegamos o avião em Roma de volta para o Brasil no dia 3/12. Sem querer abusar, será que vc poderia me dar uma sugestão do que fazer nesses dias? 🙂
    Muito grata!!
    Irene

    25 de abril de 2015
      • Damares Lombardo

        Pois é…
        Já estamos restringindo mesmo. Mas, querendo muito ir, pelo menos em Istambul e imaginamos ir pra lá dia 26 e voltar para Roma dia 30, podendo aproveitar os dias restantes em Roma mesmo. Vc sabe me indicar sites locais onde eu possa fazer pesquisa de preço de passagem aérea, pois, fazendo pelo decolar, as taxas e impostos são absurdos.
        Muito grata pela tua atenção!! 🙂

        27 de abril de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, boa noite.

    Muito bom o seu post. Na verdade eu tinha salvo ele para consultas futuras e acho que agora chegou a hora! kkkkkk… Estou tentando montar um plano de viagem para mim e minah esposa para Setembro e estamos ainda na dúvida se fazemos Toscana e Costa Almafitana, ou se vamos pro lado Oposto: Milão, Suiça, Alemanha, Polônia e República Checa! kkkkk.. É talvez seja uma viagem de uns 25 dias.. kkk..

    Mas voltando a toscana… lugar fantástico esse. Mas me veio uma dúvida: Como é a comunicação por lá. Só falamos português e nos viramos um pouco no inglẽs. Mas num lugar assim tão interiorano a coisa não complica não ?

    Obg
    Diego

    7 de maio de 2015
      • Damares Lombardo

        Muito obrigado Damares. Depois que vi esse post fui vasculhar mais coisas e achei o post que você citou e já deixei aqui guardado para dar uma olhada na hora que eu fechar o roteiro… 😀 😀 😀

        Obrigado.
        Diego

        11 de maio de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, tava aqui pensando com minha esposa de repente da gente fazer a itália de carro. A gente gosta muito de andar de carro. Ai pensamos algo como descer em Milão, e air descendo: Cinque Terre, Toscana (Florença e essa região do Post), Costa Amalfitana.

    Muito longo ? Precisaria de uns 2 meses ? kkkkkk.. Bem, com esse Euro tá complicado de ficar gastando… e pensei se existira trem ou algo do tipo que ligue estas regiões.

    Obg
    Diego

    11 de maio de 2015
      • Damares Lombardo

        Muito obrigado Damares. Vou verificar então as melhores opções. Acho que 20 dias seria um bom período até pq não estou podendo gastar muito e só as passagens em si já estão bem caras, sem contar o Euro.

        Abs
        Diego

        14 de maio de 2015
  • Damares Lombardo

    Oi Damares! Gostei de sua sugestão. Já fomos várias vezes a Toscana e conhecemos as cidades mais famosas, que o pessoal indica. Agora, em outubro/2017, minha filha quer voltar e eu gostaria de conheecer outras cidades. Achei essa parte de Maremma muito bonita. Teremos 10 dias aí na Itália. Somos 10 adultos, 4 filhas com seus maridos. Penso em alugar uma casa porque além de preço, uma casa nos traria mais conforto e liberdade.
    Que lugar vc me sugeriria, para que desse para ser como um pião, onde pudéssemos voltar paraa dormir? Vc acha que seria possível alugarmos casa ou apartamento, já que somos 10 adultos, o seja, precisaríamos de uma casa com 5 quartos? Aguardo sua sugestão! Obrigada

    2 de maio de 2017

Deixe Um Comentário