Sirmione e seu castelo fortificado

O castelo fortificado de Sirmione encontra-se bem na entrada da cidade, e vale absolutamente uma visita.

Não canso de dizer que a Itália é um país lindo! Ele é completo: cidades ricas de patrimônios  históricos, cidades medievais bem conservadas, praias de águas azuis e transparentes, montanhas altíssimas, culinária deliciosa, vinhos excelentes e lagos imensos que parecem mar.

Sirmione é um dos muitos lugares fascinantes da Itália, está localizado na província de Brescia, cujo centro histórico está situado em uma península que divide o baixo Lago de Garda. É um lugar com forte vocação turística: as notáveis ruínas romanas e medievais presentes aqui, representam um importante destino de turismo cultural.

E agora você vai descobrir uma coisinha que poucos brasileiros sabem:  o maior lago da Itália, não é o Lago Maggiore (Lago Maior), é o Lago de Garda.

Essa região de lagos é um encanto, cheia de pequenas cidades medievais entre as mais belas do país, é também uma região termal  e um dos lugares preferidos dos italianos e alemães para passar as férias.
As Termas de Sirmione, são as mais visitadas, sua água é definida ipertermal, porque jorra a uma temperatura de 69°C. É também água mineralizada. Muitas pessoas vêm a Sirmione por suas termas, para curar principalmente problemas respiratórios.

Chegando aqui, você vai ter a impressão de estar em uma cidade da Suiça, por sua organização e limpeza. Nesse período do ano (primavera), o lugar está um biju, com flores e plantas que tornam tudo ainda mais bonito.

Chegamos (eu e Nicky, meu marido) em Sirmione por volta das 10h30 de um sábado, já tinha bastante gente, mas depois das 11h30, o movimento duplicou com gente do mundo inteiro passeando por suas ruas.

Já visitei Sirmione várias vezes fazendo um bate e volta de Milão, pois encontra-se apenas a 130 km e é uma ótima opção para passar o dia na cidade desde a primavera até o outono.

Adoro esse lugar, é aconchegante, sugestivo, elegante e tem um certo charme.

Deixamos o carro no grande estacionamento que já estava bem lotado, e fomos em direção ao centro histórico de Sirmione, o qual mantém em pé seus antigos muros e castelo.

Centro histórico de Sirmione

Entrada do centro histórico de Sirmione

Castelo de Sirmione

Castelo de Sirmione

O Castelo Scaligero foi construído em posição estratégica – como todo castelo fortificado – de onde se podia ter total controle da única via de acesso do continente e era completamente cercado por um fosso. Fazia parte de um sistema de defesa que fechava todo o centro medieval.

A cidade de Verona foi governada por bem 125 anos, de 1262 até 1387 pela dinastia da família Della Scala ou família Scaligera. O nome do castelo há origem do nome dessa família.

castelo fortificado

Atravessamos a ponte e lá estávamos, dentro do centro histórico. O castelo se encontra logo no ingresso  e, assim, aproveitamos para visita-lo logo (adoro a vista de cima desse castelo), antes que chegasse muita gente, e fizemos muito bem.

No interior do castelo tem uma mostra com painéis que mostra as informações mais importante sobre a fortificação.

Abaixo, você pode ver a ponte levadiça do castelo fortificado que se usava nesse tipo castelo no período medieval. Ela era abaixada somente para a entrada dos residentes, em seguida era erguida, impedindo a passagem de estranhos e inimigos.

castelo de Sirmione

Ponte Levadiça

O castelo é bem interessante, mas o que arrasa mesmo, é a vista que se tem do lugar chegando na parte mais alta dele.

As fotos falam sozinhas

Lago de Sirmione

Lago de Sirmione

Sua construção começou por volta da metade do século XIII, e se pensa que no lugar antes havia uma fortificação romana. O castelo tinha como função defender e controlar o porto, porque Sirmione se encontra numa posição de fronteira e tinha maior probalidade de ataques inimigos.

Lago de Sirmione

No lado direito se vê o porto de onde partem as escunas para fazer o passeio de barco em torno a península.

Lago de Sirmione

Sirmione é ligada ao continente por uma língua de terra, veja na foto abaixo.
Sirmione

Eu muito feliz por estar pegando uma vista maravilhosa com dia de sol!
castelos fortificados

O castelo fortificado de Sirmione foi utilizado como porto para as flotas venezianas nos tempos de glorias de Veneza, no período francês foi usado como um quartel e armazenamento de materiais. Com o governo austríaco, após o Congresso de Viena, nele encontraram alojamento as tropas dos Habsburgos. E com a adesão da Lombardia ao Reino da Itália, o castelo foi passou à cidade que o comprou em 1872, mas os custos de manutenção eram muito altos, e após pouco tempo retornou ao antigo domínio , em 1917.

O castelo recebeu o reconhecimento de importância monumental e passou por uma renovação completa depois de 1919, com a eliminação de todas as alterações feitas pelos austríacos no período em que eles tinham usado como um quartel, lhe dando novamente a aparência original.

cidades medievais

turismo cultural

Como visitar o castelo fortificado de Sirmione

Horário de abertura: de março a outubro das 8h30 às 19h / de outubro a fevereiro das 8h30 às 17

Fechado: nas segundas feiras

Ingresso: € 4

Dica: não deixe de acessar as passarelas com passagens para chegar nas escadas de madeira que leva até o topo da torre, a parte mais alta da fortaleza, de onde a visão é completa e perfeita.

[caixa title=”Saiba mais”]

Sirmione e as Grutas de Catullo
Lago de Garda na Itália | Desenzano
Quando viajar para Itália
Lago Maggiore: passeios nas ilhas Borromeo

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:

instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Olá, chego na em Milão Malpensa no dia 31 de outubro e gostaria de conhecer Sirmione.
    Você sabe como poderia ir de trem e como é a hospedagem no local?
    Desde já agradeço e, mais uma vez, parabéns pelo site. rs

    30 de julho de 2013
      • Damares Lombardo

        Olá, Damares !
        Vou de Milão para Desenzano de trem no dia 19/11/2014. Qual é a melhor maneira de se chegar ao centro de Sirmione ?? É perto ??
        Obrigada

        20 de outubro de 2014
      • Damares Lombardo

        Ola! Gostaria de saber mais sobre esse roteiro em Sirmione.. Estarei com a minha familia em Milao daqui a duas semanas e fiquei muito interessada em passar um dia lá. Obrigada

        23 de junho de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares para ir a Sirmione e mais facil de que cidade Veneza milao ou Verona,e qual meio de transporte.Obrigado.

    23 de dezembro de 2013
      • Damares Lombardo

        Boa noite Damares, adored seu post….
        Você poderia me enviar este roteiro, por favor?
        Vou sair de Verona para ir até Sirmione. Vou de trem e gist aria de saber se dá para ir a pé da estação em Desanzano até Sirmione.
        Muito obrigada

        29 de abril de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Voltando de Padova para o aeroporto de Malpensa, pensei em parar em Sirmione.
    O estacionamento que citaste é seguro ? Pergunto pq será meu último dia de viagem e seria muito desagradável um “evento inesperado” …
    Grato, Sergio R

    27 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damaris, adorei suas dicas! Em julho agora estarei na Itália com meu marido e filhos de 7 e 13 anos. Ao deixarmos Veneza de carro em direção à Milão para regressarmos ao Brasil( sairemos de Veneza numa sexta pela manhã e deveremos estar em Milão no sábado por volta das 13 h) pensei em pararmos para ver Verona e depois pernoitar em Sirmione, partindo no dia seguinte para Milão. Como vi nos seus posts comentários sobre os 2 locais, gostaria de saber o q acha, se é viável, pra curtir um pouco de cada lugar… Em Verona há onde estacionar o carro em lugar seguro? Pois estaremos com as malas … Muito obrigada e no aguardo de um retorno!

    12 de maio de 2014
      • Damares Lombardo

        Damares, muito obrigada pela ajuda! Vou me aventurar com as crianças nesta “corrida maluca” no fim da viagem, pois pelo visto são locais imperdíveis!!!! Parabéns pelo seu blog, é muiiito bacana e gostoso de ler!!!!

        13 de maio de 2014
          • Damares Lombardo

            Damares, vamos tomar cuidado sim! Sei que não dá pra bobear e fixo bem apreensiva do carro com malas…. Obrigada e bom fim de semana!

            23 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, td bem ?
    Moro no Rio de Janeiro e estaremos (eu e minha esposa) viajando para conhecer a Itália na 2ª quinzena de outubro. Como já marcamos hotéis em algumas cidades, sobraram apenas 2 dias para conhecermos Napoli e Costa Amalfitana. Vi no site que voce colocou um roteiro para conhecer Napoli em 1 dia, porém , o texto encontra-se protegido. Você poderia enviá-lo desprotegido para que eu possa imprimir. Não precisa enviar com fotos.
    Você mora na Itália ? Desde já agradeço. Abçs Gilberto Maia

    13 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares! Tudo bem ? Estarei na Itália esta semana para minha Lua de Mel e gostaria que você me enviasse esse roteiro pronto que mencionou de 1 dia em Sirmione, como chegar e tudo… Estarei em Veneza, mas pretendia fazer um bate-volta à Verona no dia 09 de agosto. Desde já agradeço e grande abraço.

    4 de agosto de 2015
  • Damares Lombardo

    Ola Damares!! Gostaria de ir de Milao para Sirmione. Consegue me enviar esse roteiro de 1 dia e como chegar la? Obrigada

    12 de setembro de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, irei pra Itália em maio. Estou louco para conhecer sirmione. Quanto custa em média a hospedagem lá ? Vc pode informar?

    31 de outubro de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá!
    Tenho uma dúvida, sei que a melhor época para ir a Sirmione não é no inverno, mas estarei indo de Milão para Veneza dia 25/12 e pensei em ficar do dia 25 para 26 em Sirmione, será que vale a pena?

    16 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá,querida Damares
    Sou Lilian Azevedo Uma Senhora Viagem, também blogueira de viagem e já acompanho seu trabalho pelo Face e Insta. Agora vou com meu marido passear na Itália e pesquisando como ir ao Lago di Grada,em especial a Sirmione, encontrei seu post. Tenho uma dúvida e se puder me ajudar agradeço : de onde é mais viável ir para Sirmione/Lago di Garda ? saindo de Verona ou saindo de Brescia ? iremos de ônibus
    atenciosamente, Lilian

    5 de setembro de 2016
      • Damares Lombardo

        obrigada, Damares beijocas

        18 de setembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Oi!

    Estou esboçando um roteiro para essa região Norte da Itália e estava pensando se valia a pena montar base em Sirmione em vez de Milão pra visitar os lagos… Saberia me dizer?
    Abs
    Ana

    13 de outubro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá! Em maio estarei de carro pela Itália e pretendo ir parando pelos locais bonitos dos trajetos… num dos dias sairei cedinho de Verona rumo a Milão, e vi que Sirmione fica justamente no caminho. Com certeza vou parar para ver esse castelo! Desde o momento de entrar de carro pela cidade, estacionar e conhecer rapidamente o castelo, você acha que gasto mais ou menos quanto tempo? Umas 2 horas bastam? Lembrando que chegarei bem cedo na cidade, tipo umas 8h da manhã. Ah, e o estacionamento, era na rua mesmo, fácil de encontrar? Desde já, muito obrigada! =)

    17 de março de 2017
  • Damares Lombardo

    Olá! Vou com meu marido para Veneza final de Janeiro/2019 e gostei muito de tudo que li sobre Sermione! Vale a pena visitar no inverno? Obrigada

    1 de agosto de 2018
  • Damares Lombardo

    Damares, vc acha que vale a pena visitar Sirmione em meados de março? Vou ficar uns dias em Bergamo e pensei em esticar até lá
    Obrigada!

    19 de setembro de 2019
      • Damares Lombardo

        Obrigada por responder! Farei isso então 🙂 Pelo que eu vi as passagens de trem de Bergamo pra Desenzano del Garda são em trens regionais, nesse caso o valor da passagem não muda, não é? Ou seja, mesmo que eu deixe pra comprar na hora na estação, conseguirei o mesmo preço do que comprando antecipado pelo site?

        4 de outubro de 2019

Deixe Um Comentário