Toscana com passeios em Siena e San Gimignano

Esse post com passeios em Siena e San Gimignano é continuação do Tour em Toscana feito por Luiz e Sonia,  um casal que me solicitou um Roteiro Personalizado na parte rural da Toscana. Luiz ficou tão encantado e satisfeito com o roteiro, que resolveu enviar sua experiência para dividir com todos aqui no blog. Na verdade, Luiz não tem muito tempo, e nem mesmo paciência para ficar no computador procurando soluções para organizar suas viagens. Ele me mandou um pequeno texto de sua experiência, e eu acrescentei alguns detalhes, como as estradas usadas e algumas informações sobre as cidades que estavam dentro do Roteiro Personalizado que lhe preparei. Dividi a viagem em duas partes, esta é a segunda. Obrigada Luiz e Sonia.

Roteiro da Toscana com passeios em Siena e San Gimignano

Deixamos o hotel em Florença as 8h30 já com nossas malas porque a tarde iríamos pegar o avião para Roma.  Pegamos a direção sul, fizemos 8 km e depois entramos na estrada A1 que indicava Siena. Após 5 km pegamos a saída Firenze-Certosa, o pedagio custava apenas 0,40. Perto de Tavarnuzze, entramos numa giratória  e pegamos  a primeira saída, continuamos na RA3 em direção a Siena até a saída de Siena centro.
Siguimos as indicações para “centro”, encontramos um amplo estacionamento (grátis aos domingos) na fortaleza Medicea.

catedral de Siena

Siena

O percurso foi de 80 km a partir de Florença chegando em  Siena depois de cerca 01h e 30min. Siena é certamente uma das cidades mais fascinantes da Toscana, é famosa por seu Palio emocionante que é realizado duas vezes por ano.
Começamos nosso passeio conhecendo a Basílica de San Domenico, que oferece uma vista de Siena realmente sugestiva para tirar fotos.

Caso queira aprender um pouco de italiano antes de ir pra Itália, clique aqui.

Passeios em Siena e San Gimignano

Vista de Siena

Caimos imediatamente nas características ruelas centro histórico de Siena e caminhamos até chegar na Piazza Salimbeni, dedicada a uma das famílias históricas da cidade. A família Salimbeni era rival da família Tolomei, lutavam entre si na predominância de Siena.

Chegamos em frente ao prédio do banco mais antigo do mundo,  o Monte Dei Paschi, fundado em 1472 como Monte di Pietà, a fim de ajudar a classe desfavorecida da população de Siena.

passeios em Siena e San Gimignano

Edifício Monte dei Paschi

Continuamos até chegar na bela e grande Piazza del Campo, a praça principal do centro histórico de Siena, local onde acontece o famoso Palio na cidade nos meses de julho e agosto. Aqui, os seneses organizavam espetáculos e terríveis “jogos”, mais tarde substituídos pelo Palio. Nessa praça, era o único lugar permitido para fazer jogos de apostas. Era também o local onde tinha o mercado.

Luiz e Sonia na Piazza del Campo

centro histórico de Siena

Piazza del Campo

centro histórico de Siena

passeios na Toscana

A Câmara Municipal, há uma majestosa torre ” Torre del Mangia”, que ganhou o nome de Giovanni di Duccio, mais conhecido como Mangia Guadagni (come o que ganha), por seu hábito de gastar todo seu ganho, comendo nas osterias de Siena. Na praça encontra-se também a fonte pública mais importante da cidade, Fonte Gaia.

Continuando com nosso passo um pouco rápido para conseguir visitar o máximo possível, nos deparamos com a magnífica catedral de Siena, construída em mármore verde e rosa.

Catedral de Siena

Catedral de Siena

Catedral de Siena

A entrada na igreja era a pagamento (3,00 euros), tinha muitos turistas, e não tendo muito tempo a disposição, decidimos tirar algumas fotos da Catedral e de seu chão em mármore em frente à entrada principal e continuar nosso percurso.

Chão da igreja
Catedral de Siena

Passeios na Toscana

Voltamos para o estacionamento, pegamos o carro e prosseguimos para San Gimignano, que está apenas a 38 km de Siena, mas a estrada não era rodovia, então a viagem ficou mais longa, gastamos uns 60 minutos para chegar. Mas o dia era dedicado a passeios em Siena e San Gimignano, e já havíamos calculado essa distância para o trajeto.

vaigema pela Toscana

Viagem pela Toscana-de Siena a San Gimignano

Aqui também encontramos um grande estacionamento, mas esse era a pagamento inclusive aos domingos. Fomos diretamente para Piazza del Duomo – está atrás da Piazza della Cisterna – que contém importantes tesouros arquitetônicos do período de 1300, além da igreja de Duomo, abriga as Torres Gêmeas e  o antigo Palazzo del Podestà.

viajar pela Toscana

Centro histórico de San San Gimignano

Piazza della Cisterna é a praça mais bonita e famosa do centro histórico de San Gimignano, com casas nobres e torres medievais. Piazza della Cisterna era o lugar dedicado ao povo, onde tinha o mercado e se desenvolviam espetáculos, festivais e torneios.

Centro histórico de san Gimignano

Centro histórico de san Gimignano-Piazza della Cisterna

As Torres Gêmeas ou Torri dei Salvucci, encontra-se na praça de Duomo, pertenciam a família mais importante da cidade, “Salvucci”, que se tornaram ricos através do comércio e da usura. Sua aparência maciça e imponente não é aleatória, elas deveriam servir para mostrar a todos a supremacia da família da cidade.
Quando foram construídas, eram mais altas do que os 51 metros da torre Rognosa, mas depois de uma lei de 1255 que proibia  expressamente a exceder a altura, foram reduzidas. Ambas as torres tem uma base quadrada, e como todos os edifícios medievais destinados a defesa, têm aberturas muito estreitas.

Passeios em Siena e San Gimignano

Centro histórico de san Gimignano-Torres Gêmeas

Viagem pela Toscana- San Gimignano

Viagem pela Toscana- San Gimignano

Viagem pela Toscana- San Gimignano

Viagem pela Toscana- San Gimignano

O Palazzo del Popolo o Palazzo Nuovo della Podestà, hoje é sede da prefeitura, está localizado do lado esquerdo da Piazza del Duomo. É um dos monumentos mais importantes de San Gimignano, abriga o Museu Cívico, rico de quadros da escola florentina e senese do século XIII.

A Catedral de Duomo ou Igreja Collegiada está localizada no lado oeste da praça Duomo, famosa arquitetura românica em Toscana. A igreja pode ser considerada um templo de fé e de arte, porque é muito rica de obras de arte.

Roteiro da Toscana- San Gimignano

Igreja Collegiata-San Gimignano

passeios-em-Siena-e-San-Gimignano-003

Ficamos em San Gimignano apenas 1 hora, tinha muita gente porque era domingo, o lugar é bem pequeno e merece ficar um pouco mais de tempo para admirar melhor a beleza do seu centro histórico, porque é realmente muito bonito. Tiramos algumas fotos e pegamos a estrada de volta para Florença, tínhamos que pegar o voo para Roma as 15h.
Infelizmente nossa viagem pela Toscana chegou ao fim, mas  a vontade de voltar e conhece-la mais profundamente, ficou encravada do peito.

Roteiro da Toscana- San Gimignano

Roteiro da Toscana- San Gimignano

Passeios na Toscana-San Gimignano

Passeios na Toscana-San Gimignano

[caixa title=”Saiba mais”]

Monteriggioni: um lindo burgo da Toscana
Maremma: Toscana
Toscana: Pitigliano a pequena Jerusalém da região
Toscana: dica de hospedagem na zona rural
Cortona

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Visitei as duas cidades o ano passado, exatamente há um ano atrás. Super recomendo, a Toscana é um show.
    Parabéns pelo blog, adorei também o post sobre a Sicilia, acho que quando for visita-la (espero em breve), vou ter que fazer uma dieta antes.
    Abraços

    21 de outubro de 2012
  • Damares Lombardo

    Que lindo, Damares! É uma loucura, com tantos lugares maravilhosos na Toscana! Parte 1 e parte 2 não saberia escolher, mas pena que terei que fazer opções, não vou poder conhecer tudo. Pena, peninha…
    Beijinhos

    22 de outubro de 2012
  • Damares Lombardo

    adorei seu blog e estou lendo com grande interesse pois eu e uma amiga , ambas sexagenarias, não falando italiano nem ingles estamos indo para Milão hospedar na casa de um sobrinho e queriamos de conhecer um pouco dessa terra maravilhosa e fazer uma viagem inesquecivel. Gostaria de saber se em Milão encontrariamos residentes brasileiros que fazem tour com turistas daqui?
    voce poderia nos orientar no roteiro e nos dar dicas de como nos virar ?
    aguardo ansiosa,
    abraço cordial

    2 de dezembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares,
    pretendo me casar na toscana em abril/2015, e gostaria de dicas sobre hoteis, roteiros, e se, possível, valores.

    Vc poderia me ajudar? Aguardo seu contato.

    5 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Oii Damares, estou feliz em conhecer seu Blog. Muito bom para tirar dúvidas e poder compartilhar . Parabéns!
    Estaremos ( dois casais) em Roma fazendo seu roteiro por um dia.
    Aí, te pergunto: Um roteiro básico em Roma para agilizar , ajuda se fizermos de carro ?
    Só olhando , olhando… Ponte Sant Angelo, Piazza Navona, Piazza Venezia, Piazza di Spana etc…
    Embora gostaríamos de parar e entrar na Basílica de S. Pedro. E visitar o Coliseu, isto em um dia, hein !
    Depois alugaremos um carro em Roma para conhecer a região da Toscana. Seguiremos para San Gimignano, pretendemos dar uma parada ( básiquinha de horas )em San Francisco de Assis. Ficaremos hospedados três noites em San Gimignano, de lá pretendo conhecer a cidade e Florence. Sabemos que é tudo muito corrido, mas estou me organizando bastante para aproveitar o tempo e os lugares principais. Na volta entregaremos o carro no porto de Cevitavecchia para um cruzeiro no mar Mediterrâneo Ocidental.
    Que tal? aceito sugestões …
    Grata, Arlete

    31 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa tarde ! Prezada Damares estou indo para Florença permanecei na cidade até o dia 14 de junho (chego no dia 10/06) gostaria desconhecer a região rural da Toscana , não sei dirigir , vc poderia me ajudar ??? Quero conhecer Siena,Cortona,Arezzo,Lucca ,Montepulciani, é Santa Gimignano.Aguardo seu retorno o mais breve possivel.

    14 de fevereiro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá ,estou indo para a Europa em 2018 de 26 de março até 16 de abril ficarei na Itália, tenho estudado bastante e só estou preocupada se terei dificuldade de chegar a San Geminiano e Siena pois não é temporada .Ficarei um dia em San Geminiano e um dia em Siena.Outra preocupação é a ida de Siena para Roma .Gostaría de seu auxílio.Abraços.

    2 de dezembro de 2017

Deixe Um Comentário