Viagem para o Algarve durante a pandemia do coronavirus

Foi muito difícil para eu entender de verdade qual seria o momento certo para escrever sobre viagem numa fase tão complexa como esta que o mundo está vivendo. Pois a pandemia do coronavirus não combina nada com viagem. Mas aqui em Portugal a situação foi bem controlada e saimos do isolamento após 45 dias. Apesar de tudo, minha sensação de poder recomeçar a viver um pouco normal na anormalidade foi agradável.

O comércio voltou a abrir em maio gradualmente e assim a vontade de pegar o carro e fazer uma viagem dentro país veio à tona!
Portugal é um país pequeno mesmo em comparação a outros países europeus, o que ajuda a conhecer lugares esplêndidos com uma curta viagem.
Nossa viagem para o Algarve já estava programada para este ano, mas com a pandemia do coronavirus os planos mudaram. O verão estava começando e no início de junho decidimos aproveitar para passar 2 dias no Algarve e conhecer uma parte dessa linda região de Portugal que nos (eu e meu marido) deixava encantados através de fotografias de amigos e das redes sociais.

2 dias no Algarve
O Algarve atrae turistas do mundo inteiro por suas praias cenográficas e panoramas esplêndidos! Oferece uma costa de 150 km situada no Oceano Atlântico com penhascos avermelhados e sugestivas praias de areia dourada que proporcionam vistas únicas com um impacto paisagístico impressionante.

Para nossa viagem para o Alagarve, escolhemos Lagos como base porque fica entre Benagil e Sagres, duas localidades que queríamos muito conhecer. Alugar uma casa em Lagos para curtir o Algarve é uma ótima opção.

Saindo de Lisboa fomos diretamente em direção à Benagil que se encontra antes de Lagos.
Chegando em Benagil, deixamos o carro num estacionamento na parte mais elevada do vilarejo de onde pegamos uma estradinha de terra que levava a um belo passeio a pé de onde se admira do alto a praia de Benagil e toda a beleza em torno.

2 dias no Algarve

praia de Benagil

Praia de Benagil

O passeio a pé pode durar até uma hora e com certeza o panorama deve ser fantástico, mas tínhamos pouco tempo e por isso só fizemos uma pequena parte de uns 15 minutos de caminhada. Voltamos em direção ao estacionamento e descemos a rua de asfalto que leva até a praia de onde pegamos um barco para fazer o passeio nas famosas grutas de Benagil. E já aviso, ir até Benagil e não fazer o passeio de barco é um pecado mortal! Acredito que este seja o mais bonito passeio de barco no Algarve.

Praia de Benagil

Praia de Benagil

Viagem para o Algarve com passeio de barco

Pegamos o barco da empresa Taruga Benagil Tours e gostamos bastante. O passeio durou 30 minutos e custou 15€ por pessoa. Por causa do Covid19, era feito com no máximo 4 pessoas. Poderia estar também  em 6 pessoas no barco desde que os integrantes fizessem parte de um único grupo familiar ou de amigos.

A coisa mais bizarra foi fazer o passeio de barco com máscara. Novos tempos, os quais teremos que nos adaptar. Gostando ou não.

Passeio de barco no Algarve

passeio de barco em Benagil

Praia de Benagil

A primeira gruta a ser visitada foi a famosa Algar de Benagil, considerada pela revista britânica Another a mais bonita do mundo. Eu não visitei muitas grutas na minha vida, mas que ela é excepcional é mesmo!

gruta de Benagil

Algar de Benagil

A gruta é larga dando possibilidade dos barcos entrarem sem problema. É arejada, tem uma prainha de areia e uma abertura no teto onde se vê o céu e penetra a luz do sol proporcionando um visual incrível no seu interior. As paredes são de cor laranja e amarela com um pouco de branco em algumas partes em formas em aspiral que sobem até a abertura no teto.

Algar de Benagil

Algar de Benagil

A água dentro da gruta ganha uma cor espetacular de zul turquesa o que a torna ainda mais especial.

gruta de Benagil

Gruta de Benagil

Dica: caso você não queira fazer o passeio de barco e desejar conhecer apenas a gruta de Algar de Benagil e nadar bem, é possível chegar até a gruta nadando com a maré baixa e sem ondas fortes, pois ela encontra-se a poucos metros da praia de Benagil de onde partem os barcos. Mas saiba que pode ser perigoso, pois os barcos de passeio que ficam nas proximidades podem não ver quem está nadando.

O passeio prosseguiu em direção a outras grutas, algumas com possibilidades de entrar com o barco e outras não.

 

A formação rochosa da zona com a erosão desses longos anos formou além de grutas, pequenas praias paradisíacas. Algumas dessas praias se chega apenas de barco.


Nosso passeio de barco pelas grutas de Benagil foi somente até à famosa Praia da Marinha, considerada uma das mais bonitas do mundo. Na praia da Marinha é possível chegar também a pé fazendo um percurso de cerca de 30 minutos. Todavia, se for caminhando, prepare as perninhas para a subida do retorno depois de um dia de praia e muito sol…hehehehehe.

Praia da Marinha

Praia da Marinha

Se tívessemos feito o passeio de barco de 1 hora teríamos ido mais além, mas pegamos o último horário das 17h e a maré já estava subindo.
Este tipo de passeio parte também de Albufeira, Vilamoura, Lagos e Portimão. Nesse caso a distância é maior e longo ao percurso se visita mais grutas.

 

Como eu mencionei no início do post, não foi nada fácil entender o momento certo para escrever sobre viagem nesse período que o mundo está atravessando. Mas esta viagem para o Algarve nos fez recuperar um pouco de nossas energias para podermos recomeçar em grande forma. A ansiedade e o medo, mesmo se tívemos pouco, se perdeu nesses 2 dias maravilhosos com panoramas magníficos.

Era muito estranho ver poucas pessoas por onde passavámos, mas de uma certa forma essa tranquilidade nos fez muito bem. Sinto muitíssimo pela crise do turismo, porém visitar os lugares sem muita gente e sem fila torna a viagem ainda mais prazerosa.  Como tudo na vida existe o pró e o contra.

Quando visitar o Algarve

Se você ainda não conhece o Algarve sugiro que coloque na sua listinha porque o lugar é fascinante! Entretando, por se tratar de um destino onde o forte mesmo são as praias, sugiro que
visite o Algarve de maio a outubro. O clima é mais quente do que muitas regiões de Portugal e já é possível pegar praia a partir de maio. Os meses mais quentes são julho e agosto. Setembro ainda está quente, porém é mais ameno.

 

SIGA NO FacebookInstagramTwitter

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Nenhum Comentário

Deixe Um Comentário